Camada física Flashcards
Codificação da camada física
codificação ou codificação de linha é um método para converter um fluxo de bits de dados em um “código” predefinido. Os códigos são agrupamentos de bits usados para fornecer um padrão previsível que pode ser reconhecido tanto pelo emissor quanto pelo receptor.
Sinalização da camada física
A camada física deve gerar os sinais elétricos, ópticos ou sem fio que representam os valores “1” e “0” no meio físico. A maneira como os bits são representados é chamada de método de sinalização. Os padrões de camada física devem definir que tipo de sinal representa o valor “1” e que tipo de sinal representa o valor “0”.
Largura de banda
É a capacidade na qual um meio pode transportar dados. A largura de banda digital mede a quantidade de dados que podem fluir de um lugar para outro durante um determinado tempo. A largura de banda é normalmente medida em kilobits por segundo (kbps), megabits por segundo (Mbps) ou gigabits por segundo (Gbps).
Latência
O termo latência se refere ao tempo necessário para os dados viajarem de um ponto a outro, incluindo atrasos.
Taxa de transferência
Taxa de transferência é a medida da transferência de bits através da mídia durante um determinado período.
Dados úteis (goodput)
Goodput é a medida de dados usáveis transferidos em um determinado período. Goodput é a taxa de transferência menos a sobrecarga de tráfego para estabelecer sessões, reconhecimentos, encapsulamento e bits retransmitidos. O goodput é sempre menor que a taxa de transferência, que geralmente é menor do que a largura de banda.
Interferência eletromagnética (EMI) ou interferência de radiofrequência (RFI)
Os sinais EMI e RFI podem distorcer e corromper os sinais de dados que estão sendo transportados pela mídia de cobre. Possíveis fontes de EMI e RFI são dispositivos de ondas de rádio e eletromagnéticos, como luzes fluorescentes ou motores elétricos.
Diafonia
Perturbação causada pelos campos elétrico ou magnético de um sinal em um fio para o sinal em um fio adjacente. Nos circuitos de telefone, a diafonia pode fazer com que parte de outra conversa de voz de um circuito adjacente seja ouvida (linha cruzada).
Par trançado não blindado (UTP)
O cabeamento de par trançado não blindado (UTP) é o meio físico de rede mais comum. O cabeamento UTP, terminado com conectores RJ-45, é usado para interconectar hosts de rede com dispositivos de rede intermediários, como comutadores e roteadores.
Par trançado blindado (STP)
O par trançado blindado (STP) oferece maior proteção contra ruído do que o cabeamento UTP. No entanto, em comparação com o cabo UTP, o cabo STP é significativamente mais caro e difícil instalação. Assim como o cabo UTP, o STP usa um conector RJ-45.
Cabo coaxial
O cabo coaxial, ou coax para abreviar, recebeu seu nome porque tem dois condutores que compartilham o mesmo eixo.
Cabo UTP
Consiste em quatro pares de fios de cobre com código de cores que foram torcidos juntos e depois envoltos em uma bainha de plástico flexível.