Caderno Flashcards
Bases da metodologia de Escolha Forçada
Um conjunto de frases para cada bloco de avaliação, devendo o avaliador escolher, obrigatoriamente, uma frase mais pertinente para cada avaliado.
O gestor, conforme Fiedler em
seu Modelo de Contingéncias
Levara em conta, para determinar o estilo de lideranga mais eficaz, as variaveis:
* Relações lider-liderados,
* Rstrutura da tarefa e
* Poder de posição.
Os conceitos apresentados por Skinner, um dos importantes estudiosos do fenomeno da motivação, conforme sua Teoria do Reforço
O reforçoo negativo é capaz de fortalecer uma realação ou comportamento desejado ao remover algum tipo de estimulo aversivo, não sendo, portanto, punitivo.
A analise de cargos corresponde ao - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - para o adequado desempenho das atribuições do referido cargo.
A analise de cargos corresponde ao detalhamento do que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimento, habilidades e capacidades para o adequado desempenho das atribuições do referido cargo.
PERT - Program Evaluation and Review Technique
Técnica de Avaliação e Revisão de Programas.
Essa técnica, muito utilizada para a gestão de projetos, foi criada pela NASA em 1958, para apontar a duração de um projeto com base em estimativas de 3 pontos.
Uma atividade ou projeto pode ter as seguintes estimativas:
Otimista (O).
Pessimista (P).
Mais provável (MP.)
Método do Caminho Critico - CPM.
A organização do tipo funcional possui como caracteristica a puração de resultados de forma - - - - - - - - - - - - - - dentro do sistema contabil para o conjunto da empresa.
Apuração de resultados de forma centralizada dentro do sistema contabil para o conjunto da empresa.
Edwards Deming foi um dos expoentes nos estudos classicos sobre qualidade e propôs um conjunto de principios que orientam a busca pela qualidade total, entre os quais a importância de
eliminar a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde o seu primeiro estagio.
Accountability é
Accountability é o processo pelo qual as entidades do setor público e os indivíduos dentro delas são responsáveis por decisões e ações, incluindo a forma como são geridos os recursos públicos, bem como todos os aspectos relacionados ao desempenho e aos resultados.
diz respeito à obrigação que têm as empresas e corporações públicas de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, além de informar o cumprimento dessas.
A ciência da administração de empresas estuda a dinâmica conhecida como “agente-principal”, que, no âmbito da administração pública definine agente como - – - - - - e principal - - - - - -
é aplicada, assumindo a sociedade o papel de “principal”.
- DIVERGÊNCIA de INTERESSES entre - principal (EMPRESA - quem investe) e agente (GESTORES - quem administra)
- No caso do setor público, os cidadãos (INVESTIDORES/PRINCIPAL/EMPRESA) podem ter divergência de interesses com a administração pública (AGENTE/GESTORES/SETOR PÚBLICO).
estrutura do tipo matricial possui como característica a existência de órgãos de existência…
de existência limitada no tempo, vinculada a projetos, além dos órgãos de apoio funcional, estes últimos de natureza permanente.
A estrutura matricial é decorrência da fusão da estrutura baseada em funções (estrutura de apoio “permanente”, vertical) com a estrutura baseada em projetos ou produtos (estrutura “temporária”, horizontal).
Assim, busca-se aproveitar a especialização oferecida pela departamentalização funcional, com as vantagens proporcionadas pela coordenação da departamentalização por projetos (ou produtos).
O pensamento sistêmico, correspondente ao entendimento das relações de - - - - - - - - - - entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
Sobre a Estrutura Organizacional Divisional
Normalmente é usada em grandes empresas que operam em uma ampla área geográfica ou que têm setores responsáveis por diferentes tipos de produtos ou áreas de mercado. Uma fábrica de peças de carro, por exemplo, pode ser dividida em setores, de acordo com o que cada um deles produz.
A vantagem desta estrutura é que as necessidades podem ser satisfeitas mais rapidamente e de forma mais específica. No entanto, a comunicação pode ser complicada, já que os funcionários de diferentes departamentos não estarão trabalhando juntos.
A estrutura organizacional divisional tem um custo alto, devido ao seu tamanho e escopo. As pequenas empresas podem usar uma estrutura divisional em menor escala, com diferentes escritórios em diferentes partes da cidade, por exemplo, ou com a divisão de várias equipes de vendas para atender diferentes áreas geográficas.
Estrutura Divisional:
Nesse tipo de estrutura, a empresa se desmembra em “divisões”, para atender e se adaptar a diferentes tipos de produtos, clientes ou regiões.
Isso faz com que surjam unidades descentralizadas (ou divisões) “semiautônomas” (relativamente autônomas) e quase independentes operando dentro da empresa.
Essas unidades funcionam como verdadeiros “centros de resultados” (ou “centro de lucros”), onde os resultados (lucros ou prejuízos) são apurados autonomamente (por cada unidade), de forma descentralizada.
Sobre a Estrutura Organizacional Funcional
A estrutura funcional é configurada de modo que cada parte da organização é agrupada de acordo com a sua finalidade. Neste tipo de empresa, pode haver um departamento de marketing, outro de vendas e um de produção, por exemplo. É uma estrutura que funciona muito bem para pequenos negócios, em que cada setor pode contar com o talento e conhecimento dos seus colaboradores.
Uma das desvantagens da estrutura funcional é que a coordenação e a comunicação entre os departamentos podem ser dificultadas pelos limites organizacionais de ter os várias áreas separadas. Porém, basta que sejam definidas medidas que possam suprir essa falha e, assim, conseguir desfrutar apenas as vantagens do modelo.
Sobre a Estrutura Organizacional Matricial
- Fusão das estruturas divisional e funcional.
- Normalmente utilizada em grandes empresas multinacionais
Especialização oferecida pela departamentalização funcional, com as vantagens proporcionadas pela coordenação da departamentalização por projetos (ou produtos).
Busca aproveitar as vantagens oferecidas pela estrutura funcional com as vantagens oferecidas pela estrutura divisional.
Nela, as equipes são formadas por profissionais com diferentes especializações.É indicada para organizações que trabalham por projetos, como as da área de engenharia, por exemplo.
O ponto negativo: Pode criar conflitos de interesses e poder, já que a maioria das áreas da companhia terá uma dupla de gestão. A comunicação não costuma ser clara.
Entre as atividades inerentes ao processo organizacional, aquela denominada ajuste espontâneo relaciona-se com
coordenação, operando-se de forma voluntária entre os membros, sem relação de hierarquia ou subordinação.
Acerca da avaliação dos serviços públicos, ela deve ocorrer, no mínimo,
anualmente, franqueada a participação dos usuários por meio de conselhos, e deve ser integralmente publicada no sítio do órgão ou entidade.
Sobre o Efeito Halo?
(Efeito de Generalização / Efeito de Esteriotipação): Consiste na tendência do avaliador se “deixar levar” por alguma característica marcante (positiva ou negativa) do avaliado, e essa característica acaba influenciando toda a avaliação (ou seja, acaba influenciando no julgamento de outros “fatores” que estão sendo avaliados). Ou seja, trata-se da tendência do avaliador de “generalizar” toda a avaliação, com base apenas em um aspecto (positivo ou negativo) do avaliado.
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) classifica como dado pessoal sensível
II - dado pessoal sensível:
- dado pessoal sobre origem racial ou étnica,
- convicção religiosa, opinião política,
- filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político,
- dado referente à saúde ou à vida sexual,
- dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;