Boca / Olhos / Ouvidos Flashcards
Como realizar a otoscopia na criança? Qual a diferença de posicionamento do adulto para a criança?
Para crianças colaborativas, realizar na posição mais confortável. Nas menos colaborativas, tentar com a mãe abraçando a criança, com uma das mãos da mãe segurando tórax e braços e com a outra, a cabeça. Se atentar ao tamanho do espéculo. Para recém-nascidos e lactentes jovens, devemos tracionar o pavilhão auricular inferiormente. Já nas crianças maiores e adultos, devemos tracioná-lo postero-superiormente. Assim, retifica-se o conduto auditivo externo, facilitando a introdução do espéculo e melhorando a visualização do conduto e da membrana timpânica.
Definir otite média aguda, recorrente e secretora
Aguda: infecção aguda no ouvido médio.
Recorrente: três episódios de otite média aguda em seis meses ou quatro episódios em doze meses.
Secretória: É uma inflação da orelha média em que há uma coleção líquida no seu espaço e a membrana está intacta.
Definir otite média crônica
É um processo inflamatório da mucosa da orelha média acometendo desde a membrana timpânica até as cavidade anexas a tuba auditiva que dura mais de três meses e é acompanhada de secreção ou otorreia com perfuração de membrana timpânica.
Diferenciar a otite na forma simples e na forma supurativa
Simples: conduto externo normal com inflamação.
Supurativa: perfurações grandes e marginais, retrações, mucosa edemaciada com tecido de granulação e pólipos.
Explicar o exame de confrontação e seu objetivo semiológico
Avaliação do campo visual.
Método 1: com o paciente olhando fixamente para um ponto do rosto do examinador e um dos olhos tampados, e avalia a visualização do paciente com um objeto se movimentando da periferia para o centro. Repetir esse procedimento nos quatro quadrantes
Método 2: com o paciente olhando para o rosto do examinador, o examinador arrasta do centro para a periferia em 60cm de distância um objeto com um olho de cada vez e depois dos dois lados simultâneos até que o paciente deixe de ver
Explicar como realizar o exame de acuidade auditiva em avaliação da via aérea
Percutir o diapasão, colocar a 1,5cm de distância do trago da orelha que deseja avaliar mantendo o diapasão paralelo ao plano coronal, inicia-se pelo lado se melhor audição e deve-se comparar os lados. Além disso, o paciente deve informar quando ele para de ouvir a vibração e o próprio examinador deve escutar para confirmar se o som realmente não está mais audível.
Explicar como fazer o Teste de Weber
Deve-se percutir o diapasão e apoiar a haste imóvel em uma proeminência óssea equidistante dos ouvidos e avaliar se o paciente escuta o ruído igualmente em ambos ouvidos.
Explicar como fazer o Teste de Rinne
Após estimular o diapasão, apoiar a haste no processo mastóide até o desaparecimento do som (aproximadamente 20 segundos). Nesse momento, deve-se aproximar o diapasão do conduto auditivo, indíviduos normais escutam o som por mais 20 a 40 segundos, o que significa “Rinne positivo”.
Explicar como realizar o exame de fundoscopia
Em um ambiente escuro, com o mesmo olho que está sendo avaliado, segure o oftalmoscópio com a mesma mão do lado examinado e projete a luz de forma oblíqua na retina.
Caracterizar a fundoscopia
Normal
Caracterizar a fundoscopia
Retinopatia diabética
Caracterizar a fundoscopia
Papiledema