Biologia 3 Flashcards
A menor estrutura visível ao microscópio eletrônico é de 0,1 micrometros.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
O microscópio eletrônico é capaz de enxergar estruturas de até 0,1nm. Uma vez que não utiliza luz e sim elétrons com lentes magnéticas, diferentemente do óptico que utiliza lentes de vidro.
Toda célula possui parede celular, ribossomos e DNA.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Toda célula possui membrana plasmática. Parede celular ocorre apenas em algumas bactérias e nas células vegetais.
Segundo a relação Spencer, de superfície/volume da célula, quanto maior uma célula, melhor sua nutrição.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Quanto maior a célula, pior sua nutrição
Células de um mesmo tecido de uma mesma espécie têm o mesmo volume. Nesse sentido, os músculos crescem por hiperplasia, já que o volume das células é inalterável.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Embora células de um mesmo tecido mantenham um determinado volume, o crescimento por hiperplasia ocorre no corpo inteiro quando da fase infantil para a adulta, mas o crescimento de algumas partes do corpo se dá por hipertrofia (aumento do volume das células).
Citoplasma é a mesma coisa que Protoplasma.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Citoplasma é a região delimitada pela membrana que contém as organelas citoplasmáticas e entre o núcleo.
Protoplasma é a região total da célula, isto é, núcleo + citoplasma.
Existem bactérias eucariontes e procariontes.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Bactérias são todas procarióticas.
A membrana plasmática é importante para manter a homeostase da célula. Nesse sentido, a disposição dos fosfolipídios se dá numa dupla camada com proteínas imersas e submersas associadas, além de uma camada exterior de glicídios chamada glicocálix. Esse é o modelo do mosaico fluído.
a) Verdadeiro
b) Falso
a) Verdadeiro
O glicocálix tem qual função?
Detectar invasores e substâncias necessárias à célula.
A parede celular, rígida e flexível, ao contrário da membrana plasmática, favorece a sustentação das células e está presente em todas as células procarióticas.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Apenas algumas bactérias possuem parede celular, que delimita a membrana plasmática do meio exterior.
Transporte passivo é aquele que vai do meio hipertônico para o hipotônico. Ou seja, contra o gradiente de concentração.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Hiper -> Hipo é transporte passivo. Ou seja, a favor do gradiente de concentração, já que vai do meio mais concentrado para o menos concentrado.
Difusão simples, ao contrário da difusão facilitada, ocorre pela dupla camada lipídica, enquanto a outra ocorre pelas proteínas. Ambas de forma espontânea por serem transporte passivo.
a) Verdadeiro
b) Falso
a) Verdadeiro
A osmose, embora transporte passivo, ela ocorre do meio hipotônico para o hipertônico - contra o gradiente de concentração. Porquê?
A osmose é transporte de solvente e, por isso, uma vez que quanto menor o soluto, menor a concentração e, portanto, maior a quantidade de solvente, vai do meio hipo para o hiper, já que tem “mais” solvente que o outro meio.
Plasmoptise é o equilíbrio dinâmico entre a quantidade que entra na célula de solvente e a quantidade que sai forçada pela parede celular nas células vegetais. Enquanto turgência é a ruptura da célula ocasionada pela grande quantidade de solvente que entra por osmose num processo espontâneo.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
Turgência é o equilíbrio dinâmico entre a quantidade que entra na célula de solvente e a quantidade que sai forçada pela parede celular nas células vegetais. Enquanto plasmoptise é a ruptura da célula ocasionada pela grande quantidade de solvente que entra por osmose num processo espontâneo.
Na plasmólise, em decorrência da perda de solvente pela osmose, tanto em células animais quanto vegetais, a célula murcha. Já na deplasmólise a célula incha, mas não há sua ruptura.
a) Verdadeiro
b) Falso
a) Verdadeiro
O transporte ativo, que sempre é de soluto, ocorre contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio hipo para o meio hiper.
a) Verdadeiro
b) Falso
a) Verdadeiro
Partículas grandes que não atravessam a membrana podem entrar na célula por endocitose. Essa pode ser para sólidos (_____), ou para líquidos (_____).
a) Fagocitose e Pinocitose
b) Pinocitose e Fagocitose
a) Fagocitose e Pinocitose
O retículo endoplasmático liso, isto é, sem ribossomos, é muito bem desenvolvido no fígado, já que este tem papel importante de:
a) Destoxificação
b) Digestão
c) Secreção
a) Destoxificação
O retículo endoplasmático rugoso, isto é, acoplado de ribossomos, é de extrema importância para produção de proteínas que serão utilizadas no citoplasma.
a) Verdadeiro
b) Falso
b) Falso
O retículo endoplasmático rugoso auxilia na produção de proteínas que serão secretadas da célula.
Além de formar a Parede Celular em vegetais, participa da síntese de lisossomos e atua na secreção celular empacotando substâncias em vesículas que irão ser ejetadas por exocitose. Este(s) é(são):
a) O complexo de golgi
b) O retículo endoplasmático
c) O núcleo
d) Os ribossomos
a) O complexo de golgi
O lisossomos tem função principal de digestão intracelular. Isto é, pode ser para digestão de seres unicelulares (no caso de glóbulos brancos e chama-se heterofagia), para reciclagem de organelas degastadas (autofagia), para morte celular programada (Apoptose).
a) Verdadeiro
b) Falso
a) Verdadeiro
Não existem lisossomos em células vegetais. Nesse caso, quem é responsável pela autofagia de suas organelas?
a) Peroxissomos
b) Glioxissomos
c) Vacúolos
c) Vacúolos
Os peroxissomos eliminam excessos de h2o2, além de oxidar substâncias tóxicas.