Biologia Flashcards
A membrana plasmática divide:
O meio extracelular, fora da célula, do intracelular, dentro da célula.
Existe em todas as células?
Sim, garantindo a integridade e a flexibilidade.
O involucro é…
contínuo, rodeia a célula.
Porquê modelo do mosaico fluído?
A membrana celular é denominada assim, de mosaico, porque as proteínas presentes na bicamada fosfolipídica, sendo elas periféricas ou integradas, junto com a bicamada fosfolipídica fazem uma espécie de mosaico. É fluído porque os fosfolípidos tem uma certa flexibilidade e movimento, como por exemplo, o movimento lateral, rotacional ou flip-flop.
Porque que se diz que a membrana tem uma permeabilidade seletiva?
Algumas substâncias conseguem passar pelos fosfolípidos, como as moléculas pequenas e apolares, porém, outras não conseguem, principalmente as grandes, polares e até mesmo os iões. Portanto, apenas entra e sai o que é autorizado.
Em palavras tuas, o que vês numa imagem da membrana celular?
Ao analisar a imagem, visualizo que, em abundância, a membrana celular é constituída por uma bicamada fosfolipídica.
O fosfolípido apresenta duas regiões, uma apolar e a outra polar. A região apolar é hidrofóbica, ou seja, tem medo da água, e a região polar é hidrofílica. Substâncias com estas características são anfipáticas.
Observo também que há dois tipos de proteína, a intrínseca, que atravessa a membrana celular e a extrínseca, que se encontra na periferia. A proteína intrínseca é necessária, pois muitas das vezes serve como transportador de substâncias que não conseguem passar diretamente pela membrana celular. São também anfipáticas, pois atravessam a região em que os fosfolípidos são hidrofóbicos. Para garantir a união, essa região onde a proteína interceta os ácidos gordos tem de ser obrigatoriamente apolar.
A proteína extrínseca, ou seja, aquela que se encontra na periferia, pode-se encontrar nos dois meios que a membrana divide, no meio intracelular e extracelular.
Depois visualizamos algo que apenas se encontra nas células animais, o colesterol. Este regula a flexibilidade e, por consequência, o movimento da membrana.
Apenas no meio extracelular, encontramos glicolípidos e glicoproteínas, que são glícidos ligados a lípidos e glícidos ligados a proteínas, respetivamente. Estes tem função de reconhecimento celular.