Biologia Flashcards
O que é o Glicocálix? Qual (is) sua (s) função (ões)?
O glicocálix ou glicocálice é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e em alguns protozoários. Tem como função formar uma camada viscosa protetora na superfície externa da membrana, promover especificidade em ligações com outras substâncias e o reconhecimento celular. Neste último caso,
o glicocálix que é determinado geneticamente, é reconhecido por células do sistema imune, permitindo que as células de defesa façam a distinção entre uma célula do próprio corpo ou uma célula exógena e potencialmente patogênica.
O que é um desmossomo?
O desmossomo é um tipo de especialização da membrana plasmática. A sua função é manter as células unidas umas às outras. São estruturas responsáveis pela junção ou adesão entre células vizinhas, ou entre uma célula e sua lâmina basal. A associação de filamentos que encontramos nos desmossomos mantém as células firmemente unidas às suas placas de ancoragem.
Qual a função do nucléolo?
É responsável pela produção de RNA e ribossomos.
Qual a função dos ribossomos?
É auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células. Durante a síntese proteica reúne diversos aminoácidos através de ligação química chamada de ligação peptídica.
Estão presentes no citoplasma (ribossomos livres);
Nas mitocôndrias; nos cloroplastos e no retículo endoplasmático (rugoso).
Quando associado ao RNA mensageiro (RNAm) na síntese de proteínas, eles formam os polissomos ou poliribossomos. Presente em células procariontes e eucarontes.
Quais as funções do Complexo de Golgi?
Envolvido na excreção de proteínas e glicoproteínas produzidas no reticulo endoplasmático granular, como hormônios e enzimas.
Formar lisossomos; renovar ou modificar a membrana plasmática; formar o acrossomo dos espermatozoides; síntese de polissacarídeos
Quais as funções do retículo endoplasmático?
É uma organela citoplasmática presente em células eucariontes. É um complexo sistema de membranas formado por túbulos e cisternas interligadas. O retículo endoplasmático pode ser rugoso ou liso, sendo essa classificação relacionada
com a presença ou ausência de ribossomos aderidos à membrana da organela.
Sua membrana seleciona moléculas que passam do citosol para o espaço cisternal. Algumas de suas funções são o transporte de substâncias no interior da célula e armazenamento de moléculas sintetizadas pela célula ou absorvidas do
citoplasma.
Qual a função dos lisossomos?
São organelas esféricas formadas por diversas enzimas. Auxiliam a digerir diversas substâncias para a célula (digestão intracelular)
Qual a função dos peroxissomos?
Semelhantes aos lisossomos quanto à função. Digestão de diversas substâncias. Apresentam enzimas oxidases.
Qual a função dos centríolos?
São organelas importantes para o processo de divisão celular, formando os fusos mitóticos.
Quais as diferenças entre as células eucariontes animal e vegetal?
Célula animal possui centríolo, lisossomo. Comunicação por junções comunicantes; reserva de glicogênio e citocinese centrípeta.
Célula vegetal possui plastídeos, vacúolo e parede celular.
Comunicação por plasmodesmos (parede celular); reserva de amido e citocinese centífuga.
Do que são compostos os lipídeos?
Os lipídeos são compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis. São uma importante reserva de energia.
Qual a principal função dos carboidratos?
A principal função dos carboidratos é fornecer energia. Contudo, eles também possuem uma função estrutural importante, pois auxiliam na formação das estruturas celulares e dos ácidos nucleicos.
O que é ligação gênica?
Também chamada de linkage. Tendência de genes que estão no mesmo cromossomo de permanecerem juntos. Não há segregação e eles vão juntos para o mesmo gameta.
O que são as enzimas?
As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos. Catalisadores são substâncias que atuam diminuindo a energia de ativação das reações, aumentando a velocidade em que essas ocorrem e não sendo consumidas no processo.
Quais as funções da proteína?
As proteínas desempenham várias funções no organismo: fornecimento de energia; catalisam reações químicas, transportam substâncias; atuam na defesa; regulam processos metabólicos; dentre outras
O que é a mitose?
É o processo de divisão celular que resulta em duas células filhas geneticamente idênticas à célula mãe.
Suas funções são desenvolvimento após à fecundação; crescimento do organismo; reparação/regeneração tecidual; reprodução assexuada.
Quais as fases da mitose?
Prófase: formação do fuso acromático e condensação dos cromossomos.
Metáfase: ligação dos cromossomos ao fuso. As fibras do fuso mitótico ligam-se aos centrômeros dos cromossomos. *melhor fase para estudo dos cariótipos.
Anáfase: separação dos cromossomos. Separação das cromátides-irmãs.
Telófase: Citocinese (divisão celular). Separação do citoplasma. Reorganização do núcleo.
O que é ligação gênica completa?
Na ligação gênica completa (absoluta) os genes estão muito próximos no cromossomo e sempre aparecem juntos, nunca apresentando recombinações (crossing-over)
O que é ligação gênica incompleta?
Na ligação gênica incompleta (parcial) os genes se separam alguma vezes, mostrando novas combinações (recombinantes).
O que é interação gênica?
É a interação entre dois ou mais genes que estão localizados em cromossomos diferentes. Um gene é condicionado pela ação de um outro gene.
O que é epistasia?
Ocorre quando um determinado alelo mascara a expressão de alelos de outro gene e expressa seu próprio fenótipo. Pode ou não estar no mesmo cromossomo. Gene epistático: gene que exerce a ação inibitória. Gene hipostático: gene que sofre a inibição, foi mascarado.
Quais as características da Teoria de Lamarck?
Existência no organismo de uma força direcional no sentido da perfeição;
Capacidade dos organismos se adaptarem aos ambientes;
Herança dos caracteres adquiridos, através da lei do uso e desuso;
Ocorrência de geração espontânea da matéria e progressão em direção à perfeição.
Quais as características da Teoria de Darwin?
Deve haver competição pela sobrevivência: apesar dos organismos terem potencialidade de aumentar em progressão geométrica, em cada geração o número de indivíduos permanece constante.
Existem variações que podem ser herdadas: favoráveis a um organismo que auxiliam na sua sobrevivência e reprodução.