Biologia Flashcards
[Bioquímica - Introdução]
O que o metabolismo celular?
O conjunto de todas essas reações que se passam numa estrutura viva.
__________________
Um organismo vivo é, na realidade, um verdadeiro “laboratório químico”, em que, a todo momento, ocorrem inúmeras reações indispensáveis à manutenção da vida. Muitas dessas reações têm como objetivo formar novos compostos e construir novas estruturas, enquanto outras visam a liberar energia para possibilitar a realização de diversas atividades.
[Bioquímica - Introdução]
Pelo que é responsável o metabolismo?
O metabolismo é responsável pela utilização e transformação da matéria no organismo e pode ser subdividido em anabolismo e catabolismo.
[Bioquímica - Introdução]
No metabolismo celular, o que é anabolismo?
Reações de síntese ou união.
__________________
Compreende as reações metabólicas “construtivas”, isto é, que fabricam novas moléculas, permitindo, dessa maneira, a formação de novas estruturas necessárias ao crescimento, ao desenvolvimento e à reparação de partes lesadas. Por isso, o anabolismo também é chamado de metabolismo plástico ou metabolismo de construção
Um bom exemplo de reação anabólica é a síntese de proteínas que ocorre no interior das células, por meio da união de várias moléculas menores de aminoácidos.
As reações do anabolismo são, em geral, endergônicas (endotérmicas), pois a quantidade de energia contida nos produtos finais é maior que a existente nos reagentes. Isso significa que, no decorrer da reação, houve absorção de energia do meio.
[Bioquímica - Introdução]
No metabolismo celular, o que é catabolismo?
Reações de análise ou quebra.
__________________
Compreende as reações metabólicas “destrutivas”, isto é, reações de análise que degradam (“quebram”) moléculas, transformando-as em unidades menores. Tais reações têm como finalidade principal liberar energia para as atividades vitais.
A reação da glicólise (lise ou quebra da glicose), que ocorre durante o processo da respiração celular, é um bom exemplo de reação catabólica.
As reações do catabolismo são exergônicas (exotérmicas), uma vez que a quantidade de energia contida nos produtos finais é menor que a existente nos reagentes. Isso significa que, no decorrer da reação, houve liberação de energia para o meio.
[Bioquímica - Introdução]
Quais as principais moléculas e substâncias orgânicas presentes nos seres vivos?
Carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.
[Bioquímica - Introdução]
Quais as moléculas e substâncias inorgânicas presentes nos seres vivos?
Água e sais minerais.
[Bioquímica - Introdução]
Quais são os 4 principais elementos químicos presentes nos seres vivos?
Carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
__________________
Esses quatro elementos são os mais abundantes no ser vivo, constituindo 95% ou mais de sua massa. Outros elementos, como fósforo, enxofre, cálcio, sódio, potássio, etc. completam o restante da massa.
[Bioquímica - Água]
Qual a substância mais abundante nos seres vivos?
Água.
__________________
Entretanto, sua taxa ou percentual na matéria viva não é a mesma em todos os organismos, variando de acordo com a espécie, a atividade metabólica e a idade. Num indivíduo adulto da espécie humana, por exemplo, a água corresponde a cerca de 65% da massa corporal; em determinadas espécies de fungos, também na fase adulta, a água representa cerca de 85% da massa; já nas medusas (“águas-vivas”), o teor de água pode chegar a 98%. A maior parte dessa água encontra-se no meio intracelular.
[Bioquímica - Água]
Qual a importância da água pro metabolismo?
A água é indispensável para que ocorra o metabolismo, pois a grande maioria das reações metabólicas só ocorre em meio aquoso devido à propriedade da água de dissolver muitos dos reagentes, o que facilita a ocorrência das reações. Além disso, a própria água participa como reagente de importantes reações metabólicas.
__________________
A taxa de água varia de maneira direta em relação à atividade metabólica, ou seja, quanto maior a atividade metabólica de uma célula, um tecido ou um órgão, maior deverá ser a taxa de água nessas estruturas.
De um modo geral, a taxa de água em um mesmo organismo varia de maneira inversa em relação à idade, ou seja, quanto maior a idade, menor será a taxa de água. Na espécie humana, por exemplo, a massa corporal de um feto de três meses é constituída por aproximadamente 94% de água; num recém-nascido, a taxa de água é de aproximadamente 70%, e, num indivíduo adulto, corresponde a cerca de 65%.
[Bioquímica - Água]
Como é feita a classificação das substâncias quanto à solubilidade em água?
Hidrofílica: substâncias solúveis.
Hidrofóbicas: substâncias insolúveis.
[Bioquímica - Água]
Como a água participa em reações químicas?
Reações de hidrólise: quebra com ajuda da água.
Reações de síntese por desidratação: união com perda de água.
[Bioquímica - Água]
Principais funções da água nos seres vivos:
Transporte de substâncias e regulador térmico.
__________________
A água ajuda no transporte de substâncias feito no interior do organismo e no transporte de catabólitos (produtos de excreção) do meio interno para o externo. Em nosso organismo, por exemplo, muitos dos nutrientes absorvidos no tubo digestório entram na corrente sanguínea e são transportados para diversas outras partes do nosso corpo dissolvidos na água do plasma sanguíneo. Muitos dos resíduos do nosso metabolismo celular também são excretados (eliminados para o meio externo), dissolvidos na água. Isso acontece, por exemplo, com a ureia (resíduo do metabolismo proteico), que é eliminada dissolvida na água existente em nossa urina. Podemos dizer, então, que a água também atua como veículo de excreção.
Muitas vezes, a água também tem um papel de lubrificante, ajudando a diminuir o atrito entre diversas estruturas do organismo. Em nossas articulações móveis, por exemplo no cotovelo, existe um líquido chamado de sinovial, que é constituído basicamente de água e cuja função é a de diminuir o atrito nessas regiões, facilitando, assim, o deslizamento de uma superfície óssea sobre a outra.
O elevado calor de vaporização e o elevado calor específico da água são propriedades que fazem com que ela exerça importante papel de moderador de temperatura nos seres vivos. Um exemplo é a evaporação da água por meio de superfícies (pele, folhas, etc.) de organismos terrestres, que ajuda a manter a temperatura corporal dentro de uma faixa de normalidade compatível com a vida. Como tem alto calor de vaporização, a água, quando evapora, absorve ou retira grande quantidade de calor dessas superfícies, resfriando-as. Essa situação normalmente acontece em nosso organismo quando a água contida no suor sofre evaporação. Assim, quando a temperatura do ambiente ultrapassa determinados valores ou quando o corpo esquenta (devido a exercícios físicos mais intensos, por exemplo), as nossas glândulas sudoríparas são estimuladas a produzir e eliminar mais suor. A água contida no suor evapora, roubando calor da nossa pele e contribuindo, dessa maneira, para abaixar a nossa temperatura corporal. Isso evita que temperaturas internas mais altas comprometam nossas atividades metabólicas normais. A água é a principal substância que atua na manutenção da nossa temperatura corporal.
[Bioquímica - Sais minerais]
Quais as funções gerais dos sais minerais?
- Estrutural ou plástica.
2. Reguladora.
[Bioquímica - Sais minerais]
Em quais formas os sais minerais são encontrados no corpo humano?
- Dissolvida em água - encontrados em forma de íons; (Solúveis)
- Cristais ou imobilizados - fazendo parte de estruturas esqueléticas (Insolúveis)
__________________
Representando em média de 3 a 5% da massa dos seres vivos, os minerais podem ser encontrados na matéria viva sob a forma insolúvel, imobilizados em estruturas esqueléticas, como também sob a forma solúvel, dissolvidos na água e dissociados em íons.Os animais normalmente os obtêm por meio da ingestão de alimentos e de água (que também apresenta certa taxa de minerais dissolvidos). Os vegetais normalmente os obtêm absorvendo-os do meio juntamente com a água.
[Bioquímica - Sais minerais]
Qual o(os) papel(s) biológico(s) do Cálcio e qual a(as) consequência(s) da sua carência?
- Papel biológico: formação de ossos e dentes; contração muscular; coagulação do sangue.
- Consequência da carência: perda da rigidez óssea; desmineralização óssea.
____________
Sob a forma de sal insolúvel, é encontrado dando rigidez às estruturas esqueléticas (ossos, dentes, conchas de moluscos, casca de ovos, etc.). No corpo humano, o cálcio é o mineral mais abundante, constituindo cerca de 1,5% do total da nossa massa corporal, e a maior parte dele é encontrada nos ossos sob a forma de fosfato de cálcio. Por isso, a carência desse elemento na infância pode comprometer a formação normal dos ossos, caracterizando um quadro conhecido por raquitismo (ossos tortuosos e fracos). Nos adultos, a sua carência pode causar osteoporose (ossos fracos).
Sob a forma iônica (Ca++), o cálcio participa de importantes reações do metabolismo, como as da coagulação sanguínea e contração muscular. Taxas reduzidas desse íon no plasma sanguíneo (hipocalcemia) podem trazer como consequência um retardamento da coagulação do sangue e um mau funcionamento dos músculos. Os íons Ca++ também são necessários para a transmissão de impulsos nervosos. Leite e derivados (queijo, iogurte, etc.), grãos de cereais, legumes, nozes e sardinha são exemplos de alimentos ricos em cálcio.
Fósforo (P) ____ Juntamente com o cálcio, sob a forma de fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2, participa da formação de estruturas esqueléticas. Na forma de íon fosfato (PO43-), participa da formação das moléculas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e do ATP.Leite e derivados, carnes, peixes e cereais são alimentos ricos em fósforo.