Biofisica Flashcards

1
Q

Nomes e funções das 4 cavidades do coração.

A

O átrio direito é responsável em mandar o sangue pelas veias cavas (superior e inferior) para o ventrículo direito, responsável em mandar esse sangue pela artéria tronco pulmonar (direita e esquerda) para o pulmão. O sangue do pulmão vai para o átrio esquerdo pelas veias pulmonares (duas direitas e duas esquerdas), sendo enviado para o ventrículo esquerdo e posteriormente para a artéria aorta, que enviará o sangue para o corpo todo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Nome e localização das valvas do coração.

A

Valva atrioventricular tricúspide entre átrio direito e ventrículo direito. Valva atrioventricular mitral entre átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Valva semilunar pulmonar entre ventrículo direito e artéria tronco pulmonar. Valva semilunar aórtica entre ventrículo esquerdo e artéria aorta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sincício.

A

Formação tecidual em que as células compartilham o mesmo líquido intracelular e íons por meio de junções comunicantes, não compartilhando proteínas e organelas. É importante para poupar o gasto de energia para o coração bater por conta do compartilhamento de íons.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Composição do Sistema excito-condutor do coração.

A

Cardiomiócitos (células do músculo estriado cardíaco) com proteínas contráteis em menor quantidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Impulso elétrico do coração.

A

O nodo SA (marca-passo natural do coração), localizado no átrio direito, após despolarizado manda a sinalização elétrica para as fibras de condução atrial (para contrair os dois átrios do coração) e ao nodo AV (pelos feixes internodais), que retarda a passagem de impulsos elétricos para os ventrículos, garantindo que todo o sangue dos átrios tenham ido para os ventrículos. Do nodo AV, a sinalização vai para as fibras penetrantes (cruzam o disco fibrocartilaginoso) chegando ao feixe de Hiss (no septo interventricular), começando a contração dos ventrículos. Então a sinalização vai para direções opostas, para o ramo direito e o ramo esquerdo (mais espesso), chegando por fim nas fibras de Purkinje, que aceleram esse processo de sinalização e assim contraindo todo o coração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que determina a frequência cardíaca?

A

O potencial marca-passo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que faz a corrente Funny?

A

A corrente Funny está no potencial marca-passo, atuando na frenagem da perda de potássio e aumento da entrada de sódio, estando vinculada ao canal HCN-4.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Canal HCN-4.

A

O canal HCN-4 é ativado por um potencial bastante negativo, sendo controlado por nucleotídeo cíclico AMPc e GMPc (segundo mensageiro que modula a frequência cardíaca e controla o canal HCN a ser mais curto).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Correntes do potencial de ação nos nodos.

A

Corrente Funny, corrente de cálcio transitória, corrente de cálcio large (despolarização), CVDNa+, correntes retificadoras de potássio r e s (simultâneas na repolarização relacionados com perda de potássio).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Fases do potencial de ação de um nodo.

A

4 (potencial marca-passo com corrente funny), 0 (despolarização com a corrente de cálcio larga) e 3 (repolarização com correntes retificadoras de potássio).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Efeito da adrenalina no coração.

A

A adrenalina se liga aos receptores beta, presentes no coração e ligados à proteínas GS (excitatória), que ativará a adenilato ciclase, afim de formar AMPc, que por sua vez, acelerará a frequência cardíaca do coração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Relógio marca-passo.

A

O relógio marca-passo pode ser de membrana quando há uma corrente gerada por NCX junto à outras correntes, sendo um relógio externo. Ou de cálcio, tendo LCRs (liberação pulsada de Ca2+) pelo o grande estoque de cálcio no retículo sarcoplasmático sendo liberado no citoplasma de forma pulsada aumentando a concentração, e tendo a SERCA, uma bomba que recaptura Ca2+ o jogando para dentro do retículo sarcoplasmático, sendo esse um relógio interno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que garante o potencial marca-passo?

A

Corrente funny, de cálcio transitória e liberação pulsada de cálcio do retículo sarcoplasmático.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Regulação de íons no potencial.

A

O sódio tem alto poder de hidratação, sendo que em excesso pode romper a célula, e o cálcio é um cofator de enzimas, o qual em excesso poderá ocasionar na destruição dos elementos estruturais da célula, portanto é necessário a regulação de íons dentro da célula. A proteína NCX é trocadora de cálcio (jogando-o para fora) e sódio (trazendo-o para dentro), tendo maior atividade com a elevada entrada de cálcio, já a bomba de sódio e potássio atuará jogando o sódio para fora e o potássio perdido, trazendo-o para célula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Influência do SNA no rítmo cardíaco.

A

O SNAS atua aumentando a frequência cardíaca (efeito cronotrópico +) pela corrente funny aumentando a entrada de sódio, a força de contração (efeito ionotrópico +) e relaxar o coração (efeito lusitrópico +), isto é, atua no nodo SA para acelerar, nodo AV para reduzir o retardo e sincícios do coração para a contração e relaxamento. Já o SNAP atua diminuindo a frequência cardíaca com perda de potássio por agir nas correntes funny e retificadoras de potássio, com efeito apenas cronotrópico -.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Tarquicardia.

A

Aumento da frequência cardíaca sem efeito ionotrópico + e lusitrópico +.

17
Q

Potencial de ação do coração.

A

Começa com a entrada de sódio (começa em -90mv até 0mv) pela INa, indo para Ito (transitória de perda de potássio) ao terminar a despolarização, acontecendo o platô, sendo feito por IKur (perda de potássio) e ICa, L (corrente de cálcio large), e por fim, a repolarização pelas correntes retificadoras de potássio, IKr e IKL.

18
Q

Platô.

A

O platô mantém a contração por mais tempo, sendo que, ao terminar o coração relaxa. Ele é importante para a manutenção da contração.

19
Q

Período refratário absoluto.

A

Nesse período não é possível ocorrer um novo potencial, ao não ser que seja por motivo patológico. Pode gerar um pós potencial precoce, que ocorre na fase 2 ou início da fase 3 no período refratário absoluto, sendo mais raro.

20
Q

Período refratário relativo.

A

Nesse período pode-se gerar um potencial precoce (causa convulsão) e um pós-potencial tardio ao final da fase 3 ou 4 no período refratário relativo, sendo mais frequente e pode ter como causa o hipertiroidismo.

21
Q

O que acontece com a alteração do platô?

A

Em distúrbios genéticos, hereditários ou adquiridos, pode ter alterações nos canais que geral ICa, L com entrada excessiva de cálcio, ocorrendo um aumento na frequência cardíaca ou sua paralização por um contração constante, dependendo do ambiente.

22
Q

Proteína DHP.

A

É uma proteína na membrana celular na região do túbulo T (invaginação da membrana do miócito para que haja conexão com o retículo sarcoplasmático), no coração atua como canal, que com o potencial de ação abrirá e permitirá a entrada de uma grande quantidade de cálcio na célula, sendo possível ICa,L.

23
Q

Rianodina (RyR2).

A

Está na membrana do retículo sarcoplasmático, que com a entrada de cálcio na célula por DHP pode ter o destino de se ligar à troponina e começar uma contração muscular ou se ligar à rianodina (com ativação por cálcio) abrindo e permitindo a saída de Ca2+ do retículo sarcoplasmático, podendo ter os mesmo destinos novamente, sendo um processo chamado de CICR (liberação de cálcio induzida por cálcio).

24
Q

Cálcio.

A

Sai da célula por diferença de concentração, por isso tende a sair do retículo sarcoplasmático. É importante para ligar a troponina em cada desligue e manter a contração.

25
Q

Controle de cálcio.

A

O cálcio precisa ser retirado muito rápido, e para que isso ocorra há NCX (entrando 3 sódios e saindo 2 cálcios) ou pela ação da SERCA, que está na membrana do retículo sarcoplasmático e leva o cálcio para essa organela.

26
Q

Funcionamento da SERCA.

A

A SERCA é modulada por fosfolambano (proteína na membrana do retículo sarcoplasmático) de forma que inibe a SERCA. Se o fosfolambano for fosforilado (aumento de PKA pela ação do SNAS) ele se tornará inativo e a SERCA trabalhará, tendo um maior relaxamento, aumento sistólico (maior entrada de sangue) e maior ejeção de sangue. Se o fosfolambano não for fosforilado (sem ação do SNAS) ele terá menos PKA e a SERCA será inibida, tendo um menor relaxamento, frequência cardíaca e constância do volume sistólico.

27
Q

PKA.

A

Responsável por fazer fosforilação do fosfolambano.