bioeletrogênese Flashcards
o que significa ddp? e como se relaciona com o potencial da membrana?
ddp significa “diferencial de potencial”, é a mesma coisa que diferencial de carga ou voltagem. a ddp é o que indica os potenciais de repouso e ação da membrana da célula neuronal.
em relação ao potencial de repouso do neurônio, considerando a parte extra e intracelular, qual é mais positivo e qual é mais negativo, por quê?
durante o potencial de repouso, isto é, sem estímulo, o meio extracelular é mais positivo, por contar com uma maior quantidade de íons cátions (Na+), e o meio intracelular mais negativo, visto que possuí uma concentração maior de ânions e menor de cátions (íons negativos e K+)
qual a diferença de potencial durante o potencial de repouso?
o normal é ser negativa, de cerca de -70mV
o que é o potencial de repouso?
o potencial de repouso é o modo polarizado, com uma ddp negativa de cerca de -70mV, física-quimicamente da membrana do neurônio.
qual o tipo de transporte utilizado pela membrana durante os processos de despolarização e repolarização?
transporte passivo, pois não utiliza atp, mais especificamente difusão facilitada, visto que necessita do auxílio de uma proteína (o canal) para passar pela membrana
explique o potencial de ação:
o potencial de ação é o potencial elétrico diferenciado do repouso criado na membrana a partir da passagem do impulso elétrico. consiste em uma redução rápida da negatividade da membrana, a inversão desse potencial para um positivo e a volta ainda mais negativa mas inversa quimicamente, isso engloba os processos de despolarização e repolarização e põe em necessidade de uso a bomba de sódio e potássio. é esse processo que permite com que os canais se abram para tudo acontecer.
o que leva os canais a se abrirem para o processo elétrico acontecer?
o estímulo, que por sua vez, é enviado em forma de impulso elétrico e ativa o potencial de ação através da membrana, abrindo esse canais
a despolarização e repolarização são promovidas por quais elementos, respectivamente?
Na+ e K+
como se chama a abertura dos canais, ou seja, a resposta sensorial dos receptores ao impulso elétrico?
é chamado de TRANSDUÇÃO
explique a despolarização e a repolarização e porque o processo não pode cessar apenas com essas:
a despolarização acontece a partir do momento que o impulso passa e ativa o potencial de ação da membrana, assim, os canais de Na+ são abertos e esse entra para o meio intracelular, despolarizando esse meio em relação ao extracelular, logo que a parte interna passa a ficar mais positiva e com mais Na+ enquanto a exterior mais negativa. após isso, os canais de K+, a qual a membrana é muito mais permeável, abrem permitindo a passagem do K+ para o meio extracelular, repolarizando os meios FISICAMENTE. contudo, por não estar corretamente repolarizado físico-QUIMICAMENTE a bomba de sódio e potássio é necessária.
que tipo de transporte os íons utilizam durante o processo da bomba de sódio e potássio? por quê?
transporte ativo pois há a utilização de energia, isto é, ATP
o que acontece na bomba de sódio e potássio? explique:
para que a membrana se repolarize físico-quimicamente, através da bomba de sódio e potássio, o Na+ sai do meio intracelular para o extra, enquanto o K+ passa do meio extra para o intracelular, assim, revertendo a membrana ao potencial de repouso, polarizado corretamente.
quais as quantidades de Na+ e K+ que são transportadas através da membrana de sódio e potássio a partir da mesma velocidade? é a mesma quantidade? se não, por quê?
enquanto 3 Na+ são bombeados para fora da célula, 2 K+ são para dentro, essa diferença na quantidade e, consequentemente na velocidade que se iguala, cria uma diferença de potencial, isto é, um gradiente elétrico, e isso que restabelece o potencial da membrana de cerca de -70mV à -90mV. isso acontece pois há mais cátions em ambos os meios, principalmente no intracelular, que deve ser negativo durante o potencial de repouso, logo esses íons tem que sair em maior quantidade e velocidade.
como se bloqueia o processo de potencial de ação? dê um exemplo de um procedimento em que isso acontece:
se bloqueia o canal de Na+. durante o processo anestésico.