Bio - Zoologia Flashcards
O que unifica o grupo dos cordados?
A NOTOCORDA é o principal
- Mas também existe a FENDA FARINGIANA (alguns animais, com os peixes, as mantém e depois transformam-na em fenda branquial), que existe no início do nosso desenvolvimento embrionário.
- TUBO NERVOSO DORSAL (Não ventral)
- Também possuem uma CAUDA PÓS ANAL
Para que serve a notocorda?
A notocorda serve para que o animal tenha sustentação, mas, mais do que isso, ela serve para que o tubo nervoso dorsal fique protegido.
Até então os animais com sistema nervoso (exceto os cnidários) tinham o tubo nervoso ventral, nós temos um cordão nervoso epineural (acima, na parte dorsal).
Qual é o novo nome usado para os antigos “vertebrados” e quais grupos eles abrangem?
O novo nome para o vertebrados é CRANIADOS.
Eles se subdividem em Cicloestomados (agnatos) que são as lapréias e as feiticeiras; e em Gnatostomados, que são os peixes e os tetrápodes (anfíbios, répteis, mamíferos e aves).
Receberam essa nova nomenclatura por causa da divergência nos cicloestomados: enquanto as lampréias possuem coluna vertebral (cartilaginosa, mas possuem), as feiticeiras não a tem, apenas possuem um crânio, etnão faz mais sentido chamá-los de craniados.
Quem são os Urochordata?
Os urocordados pertencem aos cordados sem crânio. O seu representante mais comum é a ascídia. Sua principal característica é ter a notocorda apenas na cauda.
Também existem os seus “irmãos” que, assim como ele, não possuem crânio (Protochordata), que são os Cefalocordados, que são representados pelo anfioxo. Sua principal característica é ter a notocorda da cabeça à cauda.
Quem são os Cefalocordados?
São pertencentes ao grupo dos Protochordata (sem crânio). Eles são “irmãos” dos Urocordados (notocorda apenas na cauda; ascídia).
Sua principal característica é ter a notocorda da cabeça à cauda.
Seu principal representante é o anfioxo.
Qual é o sistema de excreção dos Cefalocordados? (Anfioxo)
Nefrídio, assim como os anelídeos.
Como ocorre a reprodução dos Cefalocordados? (Anfioxo)
Dioicos, ao contrário dos Urocordados, que são monoicos Fecundação Externa Desenvolvimento Direto (também em contraste com os urocordados, visto que eles possuem uma larva)
Urocordados (ascídias) têm desenvolvimento_______.
Explique.
Indireto.
Os Urocordados têm uma larva que possui notocorda, após o crescimento essa larva perde a notocorda.
Qual ser faz excreção por célula-flama.
Planária (platelminto).
Como se deu a evolução do sistema nervoso nos animais?
O sistema nervoso surgiu, primeiramente, nos cnidários, como uma REDE DIFUSA. Entretanto, com o surgimento da simetria bilateral (platelmintos), surgiu, também, o Sistema Nervoso Ganglionar. Esse sistema começa com 2 gânglios e cordões nervosos nos platelmintos; nos artrópodes, além das centrais representadas pelos gânglios “cerebrais”, existem GÂNGLIOS SEGMENTARES na região ventral do corpo, constituindo um sistema de coordenação do organismo mais eficiente.
Já nos moluscos a coordenação nervosa continua a ser feita por um SISTEMA GANGLIONAR, nos mais complexos, como polvos e lulas, há verdadeiros “CÉREBROS” controladores das atividades dos animais, que são capazes de executar ações altamente complexas, como, por exemplo, o reconhecimento da forma de objetos e de cores.
A notocorda dá origem a que?
A nada, ela pode perdurar durante toda a vida do bichinho, ou ir sendo perdida ao longo do seu desenvolvimento.
Como é o desenvolvimento embrionário dos poríferos?
Vai só até a BLÁSTULA, por isso não possuem folhetos embrionários e, logo, não possuem tecidos, sendo classificados como únicos no grupo PARAZOA.
O que é um metazoário?
É um ser multicelular, heterótrofo e eucarionte.
ou seja, é um animal
Qual é a simetria dos poríferos?
Assimétricos ou simetria radial
Como é a reprodução dos poríferos?
Fecundação INTERNA
Desenvolvimento INDIRETO - larva anfiblástula
Defina o que é um PINACÓCITO e um COANÓCITO:
Pinacócito: forma os porócitos (também chamados de óstios ou poro inalante)
Coanócito: célula flagelada cujo batimento cria um fluxo contínuo de água através do corpo da esponja (propicia trocas gasosas, excreção e alimentação).
- o coanócito também possui a capacidade de PINOCITOSE e DIGESTÃO INTRACELULAR
- essa digestão intracelular resulta em produtos que são capturados por AMEBÓCITOS, que irão DISTRIBUIR os nutrientes às demais células.
- os amebócitos também fabricam estruturas de sílica e de CaCO3, chamadas de espículas.
Como é a respiração e a alimentação dos poríferos?
Respiração: é feita por DIFUSÃO DIRETA dos gases através da membrana plasmática das células que se encontram em contato com a água circulante
Excreção: também ocorre por difusão direta, através da membrana plasmática. Excreta AMONIA.
Porífero possui esqueleto?
Sim, um ENDOesqueleto, formado por espongina, juntamente com as ESPÍCULAS fabricadas pela célula ESCLEROBLASTO.
Em que ambientes as esponjas são encontradas?
Água salgada e água doce. Mas não em ambiente terrestre.
Quais são as reproduções assexuadas das esponjas?
Brotamento: também chamada de gemiparidade, é quando forma-se uma expansão no corpo do animal, se não se desgruda forma uma colônia
Fragmentação: qualquer pedaço desprendido pode gerar uma nova esponja completa
Gemulação: a esponja forma uma gêmula, que é uma célula indiferenciada (amebócito) envolta por espículas, que fica aramzenada até as condições serem favoráveis para elas desenvolverem-se.
Como se dá a reprodução sexuada nos poríferos?
Eles podem ser monóicos ou dióicos. Quando são monóicos os espermatozóides e os óvulos amadurecem em épocas diferentes
Quando são dióicos, os amebócitos se diferenciam em espermatozóide e óvulo normalmente, aí o óvulo permanece preso à esponja mãe e os espermatozóides saem em busca desse óvulo. A fecundação é INTERNA e ocorre no MESÊNQUIMA. O desenvolvimento vai até a BLASTULA, quando o embrião já consegue nadar e é chamado de ANFIBLÁSTULA. Esse embrião nada até achar um substrato para se fixar.
Como se dá a reprodução sexuada nos poríferos?
Eles podem ser monóicos ou dióicos. Quando são monóicos os espermatozóides e os óvulos amadurecem em épocas diferentes
Quando são dióicos, os amebócitos se diferenciam em espermatozóide e óvulo normalmente, aí o óvulo permanece preso à esponja mãe e os espermatozóides saem em busca desse óvulo. A fecundação é INTERNA e ocorre no MESÊNQUIMA. O desenvolvimento vai até a BLASTULA, quando o embrião já consegue nadar e é chamado de ANFIBLÁSTULA. Esse embrião nada até achar um substrato para se fixar.
Quem são os celenterados?
Os cnidários.
Corais são classificados como pertencentes ao Filo ________.
Cnidária.