Bibliometria Flashcards
Qual foi o estudo métrico da informação criado em 1934 por Paul Otlet, em sua obra Traité de Documentatión? (autores de países anglo-saxões insistem que o termo foi cunhado por Pritchard, em 1969)
Bibliometria.
Técnica que trata do estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada e que desenvolve padrões e modelos matemáticos para medir esses processos, usando seus resultados para elaborar previsões e apoiar tomadas de decisões: (1p)
Bibliometria.
O nome “Efeito Mateus” tem origem na passagem bíblica de Mateus 25:29, que diz o seguinte: “Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado”. Este padrão é definido na biblioteconomia como: “poucos produzem muito e muitos produzem pouco” e está relacionado a quais três leis da bibliometria?
I - Lei de Lotka;
II - Lei de Bradford;
III - Lei de Zipf.
Lei da bibliometria onde poucos autores são responsáveis pela maior e mais relevante parte da literatura científica, enquanto que a menor parte é publicada por diversos autores menos expressivos; também conhecida como lei do quadrado inverso:
Lei de Lotka.
Lei da bibliometria também conhecida como Lei de dispersão do conhecimento científico, é utilizada para medir o grau de relevância de um periódico em determinada área do conhecimento:
Lei de Bradford.
Lei da bibliometria que ajuda a determinar os autores mais relevantes e a elite científica de determinada área:
Lei de Lotka.
Lei da bibliometria que é utilizada para medir o grau de relevância de um periódico em determinada área do conhecimento:
Lei de Bradford.
Também conhecida como “Lei do menor esforço”, esta lei bibliométrica preconiza que os autores de determinado campo do saber utilizam poucas palavras com mais frequência:
Lei de Zipf.
Lei da bibliometria que contribui para a definição de termos de indexação, pois conclui que poucas palavras possuem maior frequência de utilização:
Lei de Zipf.
Qual ferramenta examina as relações entre artigos científicos por meio das referências bibliográficas citadas nos textos acadêmicos, e que também ajuda a avaliar a influência e a relevância de publicações acadêmicas? (3p)
Análise de citação.
Qual prática de citação deve ser utilizada com parcimônia em artigos científicos?
Autocitação.
Qual é a medida quantitativa que mede a influência de um periódico no campo acadêmico, criada pelo Institute for Scientific Information (ISI), pelo seu fundador Eugene Garfield?
Fator de impacto.
Método de qualificação envolve o cálculo do número de citações recebidas no ano corrente e a divisão desse valor pela quantidade de artigos publicados nos dois anos anteriores. Por exemplo, se uma revista científica publicou 400 artigos nos últimos dois anos e recebeu 200 citações no último ano, o cálculo do ____________(3p) seria realizado dividindo 200 por 400, resultando em um valor de 0,5 para este índice.
Fator de impacto.
“Esses itens citáveis incluem artigos originais, resenhas, comunicações breves e casos médicos, sendo que editoriais e cartas não são levados em consideração para essa medição.” Estes itens são considerados no cálculo de qual medida bibliométrica, relacionada a periódicos? (3p)
Fator de impacto.
Qual é a métrica utilizada para quantificar a produtividade e o impacto de um pesquisador acadêmico, baseado no número de citações recebidas pelos trabalhos publicados por ele?
Índice H (Hirsh).
Um exemplo prático de aplicação do____________ (2p) é o seguinte: um pesquisador com um_____________(2p) de 10 significa que possui 10 artigos que foram citados pelo menos 10 vezes cada.
I - Índice H;
II - Índice H.
A falta de consideração das autocitações; a incapacidade de levar em conta as características específicas das publicações; a possibilidade de o valor ser afetado por citações incorretas; fórmula simplista que descarta muitos dados importantes presentes nos registros dos artigos; são problemas relacionados à qual medida bibliométrica?
Índice H (Hirsh).
Estudo dos aspectos quantitativos da ciência enquanto uma disciplina ou atividade econômica, que a grosso modo, poderia ser considerada como a bibliometria aplicada à ciência:
Cienciometria ou cientometria.
É o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer formato. Não se prende somente à informação registrada, mas possui um escopo mais amplo, podendo também analisar os processos de comunicação informal, inclusive informação oral:
Informetria.
Qual campo de estudo foi definido como “teoria da informação sobre informação”, sendo uma disciplina científica desenvolvida por meio da aplicação de ferramentas matemáticas e estatísticas? Em outras palavras, trata-se da análise quantitativa da metainformação.
Informetria.
Pode ser definida como a aplicação de técnicas bibliométricas em relação à internet como um todo, tais como: comunicações por e-mail, acesso a arquivos digitais e ambientes virtuais, redes de compartilhamento de arquivos, dentre outros.
Cibermetria.
É o estudo dos aspectos quantitativos da construção e dos usos dos recursos de informação, estruturas e tecnologias em sites considerando as aproximações bibliométricas e informétricas.
Webmetria.
As afirmativas abaixo tratam de qual campo de estudo?
I - Consiste em uma interseção de três diferentes estudos métricos da informação: webometria, cibermetria e cientometria;
II - Têm como fonte registros de acesso, comentários, links, e citações textuais, indicações em bookmarks ou redes sociais, que ocorrem na internet;
III - Também é chamada de Cientometria 2.0.
Altmetria.
Qual é o estudo de análise de produção de patentes que permite acompanhar o nível de desenvolvimento tecnológico que um país ou região possui?
Patentometria.
Entre outras coisas, pode indicar a continuidade do trabalho de um autor ou que é uma subdisciplina nova ou altamente especializada. Também pode sugerir que o autor é uma figura proeminente nessa especialidade, o que pode ser comprovado se, além das altas _______________(3p), houver um grande número de ____________(1p) por parte de colegas.
I - taxas de autocitação;
II - citações.
Quando o autor de um documento faz referência a outro documento no qual ele não é o primeiro autor, trata-se de:
Autocitação oculta.
Em relação à taxa de citação, se a revista X, em um período de tempo, realiza 1000 citações, das quais 200 são a si mesma, a taxa de ___________(1p) é de 20%.
Auto-citante.
Em relação à taxa de citação, em um período de tempo, uma revista recebe 2000 citações de todas as revistas, das quais 200 são realizadas por ela mesma, a taxa de _____________(1p) é de 10%.
Auto-citado.
Qual termo que no contexto científico, refere-se à produção, circulação e validação do conhecimento dentro de um sistema acadêmico fechado? Isso significa que o conhecimento é gerado e disseminado internamente, dentro de um determinado grupo, instituição ou comunidade científica.
Endogenia.
Qual é o indicador que leva em consideração vários elementos como, a quantidade de citações internas entre os pesquisadores da instituição, o número de colaborações entre membros internos e a proporção de publicações realizadas em periódicos internos versus periódicos externos, e que busca fornecer uma medida objetiva do quanto a produção científica da instituição é influenciada e limitada por estes fatores internos de autoalimentação? (4p)
Coeficiente de Endogenia Institucional (CEI).
Qual indicador bibliométrico reflete o grau de autocitação de uma revista e sua abertura ou fechamento a outras?(Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia) (3p)
Índice de abertura.
Qual índice bibliométrico reflete o grau de aceitação de uma revista por outras revistas?(3p) (Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia)
Índice de afinidade.
As leis bibliométricas foram formuladas a partir de observações empíricas. No entanto, por serem leis quantitativas, elas não permitem compreender o comportamento social ou humano. Elas são mais úteis para outras atividades, como o gerenciamento dos acervos disponíveis e processos de tomada de decisão. Que autor, ainda vivo, disse isso?
Le Coadic.