Bandeirismo jesuítas e interiorização Flashcards
Qual a diferença entre entradas e bandeiras ?
Entradas, eram antes da união ibérica, e portanto respeitavam o limite de Tordesilhas.
Bandeiras, eram expedições realizadas depois da união ibérica e portanto, iam além do tratado de tordesilhas.
Quais eram os centros de irradiação das bandeiras ?
Capitania de São Vicente e vila de São Paulo.
Qual a diferença entre o sertão atual e o sertão da época?
Sertão era uma denominação de tudo aquilo que passava de 60 km do litoral. Agora é uma denominação de clima.
Como ocorre o processo de interiorização de São Paulo?
Jesuítas vão fundando missões e vilas interioranas, que chegarão à SP e depois irão se interiorizar pelos bandeirantes.
Quais são as principais características da vila de SP que a diferencia das outras cidades e qual fator causa essas características ?
Isolamento geográfico, ou seja, fica fora da produção mercantilista, desenvolvendo se uma economia de subsistência (não faz sentido ficar carregando produtos até o litoral se podemos cultivar no litoral)
Fora das áreas de invasões- não tinha porque invadir sp, já que não estava atrelada a produção mercantilista. Litoral sofre ataque, planalto não.
Existem bandeirantes em outros lugares que não seja São Paulo ?
Não
Qual a miscegenação da população paulista ? E como isso contribui para a formação de bandeirantes ?
Metade índio e metade paulista. Portanto, a metade índio representaria um domínio das técnicas de sobrevivência na natureza e a metade portuguesa a vontade de colonizar a porra toda.
Quais são os caminhos naturais de interiorização ?
Trilhas indígenas, por exemplo para fugir do frio (iriam mais próximo ao equador).
E rios.
Quais são os tipos/ ciclos do movimento bandeirante ?
Bandeirismo de preação.
Bandeirismo de contrato.
E bandeirismo de mineração.
No que consiste o bandeirismo de preação ?
Apreamento indígena, ou seja, pegar indígena para escravizar, em decorrência da falta de escravos perante o domínio holandês das feitorias.
No que consiste o bandeirismo de contratação ?
Contratação de bandeirantes para destruírem quilombos e tribos hostis, que representariam risco para a pecuária.
O que determina o fim do bandeirismo de preação?
A volta do fluxo de escravos africanos para o Brasil em decorrência das guerras do açúcar entre holandeses e ingleses, em que os ingleses ganham e dominam o tráfico negreiro.
No que consiste o bandeirismo de mineração ?
A busca por metais preciosos.
Qual o contexto em que aparecem os jesuítas ?
contrarreforma e formação da companhia de jesus.
como se dividem as missões dos jesuítas no brasil ?
colonos e índios.
qual foi a missão dos jesuítas para os colonos ?
Organização do sistema educacional
Fundar colégios
Reforçar os valores culturais portugueses e cristãos
qual foi a missão dos jesuítas para os índios?
Ampliar o número de fiéis (buscá-los em lugares longínquos)
Catequese
Aculturá-los (aldeamento ou reduções)
defende-los da escravidão.
por que os jesuítas tem conflitos com os colonos ?
porque eles quiseram impor questões no brasil, que já haviam se concretizado.
Qual foi o fator que causou expulsão dos jesuítas do brasil ?
reforma pombalina–> administração pombalina.
como os jesuítas contribuíram para a interiorização do brasil ?
funda vilas a partir de missões.
quais são os fatores para a expansão territorial ?
União Ibérica- fim do tratado de Tordesilhas
Missões jesuítas- fundaram vilas e cidades
Bandeirismo-avançaram o território
pecuária- no nordeste (ocupa aquilo que já é nosso), no Sudeste (expansão)
Mineração
Drogas do Sertão.
Expulsão de invasores
Colônia de Sacramento (1678)-contrabando da prata
Os jesuítas criavam aldeamentos, e reduções para escravizar os indígenas, ou convencê-los a aceitar a escravidão para irem ao céu ?
Não, eles serviam para ensinar a religião católica e proteger os indígenas da escravidão, como uma tentativa de ensinar a viverem em civilização.
o que foi o tratado de Madri ? Qual suas consequências ?
tratado desenvolvido por Alexandre de Gusmão, que serviu para determinar, principalmente com a Espanha, a divisão territorial do Brasil. Baseado em uma politica em comum em ambos Espanha e Portugal, o uti possidetis, que ocupasse o território era dono dele, e portanto, tal tratado anexou grande parte de território p[ara o Brasil, além disso, foi nesse tratado em que ocorre a troca da colônia de sacramento (de Portugal) pela dos 7 Povos das Missões, o que deu origem as Guerras Guaraníticas, em que os espanhóis dos 7 povos não aceitaram ser do brasil.