Banco de Dados Flashcards
Os comandos INSERT, UPDATE e DELETE fazem parte da Linguagem de Manipulação de Dados (DML) em SQL. O objetivo do comando é alterar um ou mais registros já existentes no banco de dados, e sua sintaxe básica é UPDATE nome_tabela SET coluna = valor WHERE condição.
Referente ao comando UPDATE, leia as afirmações seguintes:
I. O comando UPDATE deve ser executado para alteração de uma coluna no registro. Para alterar mais de uma coluna, precisamos executar mais de um comando.
II. A cláusula WHERE do comando UPDATE tem o objetivo de delimitar quais registros da tabela informada serão alterados. Se executar o comando UPDATE sem a cláusula WHERE, todos os registros da tabela informada serão alterados.
III. Podemos alterar uma ou mais colunas de uma tabela utilizando o comando UPDATE. Sua sintaxe para esse comando será UPDATE nome_tabela SET coluna1 = valor1, coluna2 = valor2, … WHERE condição.
IV. Com o comando UPDATE, podemos alterar registros de mais de uma tabela em uma execução. Sua sintaxe para esse comando será UPDATE nome_tabela1, nome_tabela2 SET coluna_tabela1 = valor, coluna_tabela2 = valor WHERE condição.
É correto que se afirma em:
A) II, III e IV, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, apenas.
B) II e III, apenas.
I - Errada: Podemos alterar várias colunas de uma vez só em um único comando UPDATE.
II - Certo: Isso é verdade! A cláusula WHERE especifica quais registros serão atualizados.
III - Certo: Isso é exatamente a forma correta e recomendada de atualizar várias colunas de uma vez.
IV - Errado: Em SQL padrão, não é possível atualizar mais de uma tabela de uma vez só com UPDATE.
Em um software de controle de vendas, foi solicitado um novo recurso para controlar a comissão de venda dos vendedores. Porém, o sistema não apresenta as tabelas necessárias para este controle no Banco de Dados. Então, o Administrador do Banco de Dados irá utilizar um comando SQL chamado CREATE TABLE para criar as tabelas vendedores e faixa de comissão.
Em relação ao comando CREATE TABLE, assinale a alternativa correta:
A) O comando CREATE TABLE é um comando SQL que faz parte das DDL - Data Definition Language (Linguagem de Definição de Dados).
B) Parte da DTL - Data Transaction Language, o comando CREATE TABLE é utilizado para criar uma ou mais tabela no banco de dados.
C) A sintaxe padrão do comando para se criar uma tabela é CREATE [nome_tabela] (coluna1 tipo, coluna2 tipo, …).
D) O comando CREATE TABLE é parte integrante das linguagens de controle.
A) O comando CREATE TABLE é um comando SQL que faz parte das DDL - Data Definition Language (Linguagem de Definição de Dados).
O comando INSERT faz parte dos comandos de manipulação de dados. Observe a tabela de unidades (nome da tabela: tbl_unidades):
Fonte: O Autor, 2024.
Qual é o comando de INSERT para inserir a linha de Unidade? Considere que a tabela de unidades apresenta uma chave primária chamada “id”.
A) INSERT INTO tbl_unidades (nome, sigla, id) VALUES (‘6’, ‘UND’, ‘Unidade’).
B) INSERT INTO VALUES (‘6’, ‘Unidade’, ‘UND’).
C) INSERT INTO tbl_unidades (id, nome, sigla) VALUES (‘6’, ‘Unidade’, ‘UND’).
D) INSERT tbl_unidades (id, nome, sigla) (‘6’, ‘Unidade’, ‘UND’).
C) INSERT INTO tbl_unidades (id, nome, sigla) VALUES (‘6’, ‘Unidade’, ‘UND’).
Danilo trabalha como analista de sistemas na empresa SystemTech e utiliza comandos SQLs para definir, manipular, controlar e consultar a Base de Dados da empresa. Ao ser requisitado para um novo controle de custo no sistema, precisou criar uma nova tabela no banco de dados. Utilizou o comando CREATE TABLE e definiu as permissões de acesso para que o setor de desenvolvimento pudesse utilizar essa tabela para criar o novo controle de custo no sistema.
Em relação ao comando CREATE TABLE, leia as afirmações abaixo:
I. Como parte da Linguagem de Definição de Dados (DDL), o comando CREATE TABLE é utilizado para criar uma tabela no banco de dados.
II. O comando CREATE TABLE é parte da DTL – Data Transaction Language (Linguagem de Transação de Dados) e é utilizado para criar uma tabela no sistema.
III. O comando CREATE TABLE cria uma tabela no sistema que não pode ser mais modificada por outro comando.
IV. Os comandos CREATE TABLE e CREATE DATABASE são comandos de controle da linguagem, muito pouco utilizados por um Administrador de Banco de Dados.
É correto o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) I e II apenas.
C) III apenas.
D) I, II, III e IV.
A) I, apenas.
Para remover ou apagar um ou mais registros de uma tabela no Banco de Dados, a linguagem SQL tem o comando DELETE, que faz parte da Linguagem de Manipulação de Dados (DML). Sua cláusula WHERE delimita os registros que serão apagados.
Para excluir um registro da tabela “cliente” e a coluna “ID” apresentar valor igual a 5. considerando a sintaxe do comando DELETE, qual é a alternativa correta?
A) DELETE clientes.
B) DELETE FROM cliente WHERE id = 5.
C) DELETE cliente WHERE id = 5.
D) DELETE FROM cliente ID = 5.
B) DELETE FROM cliente WHERE id = 5.
A cláusula JOIN é usada para combinar linhas de 2 ou mais tabelas, baseadas nas relações existentes entre elas. Referente a extração de dados utilizando JOINs, analise os comandos de SELECT abaixo:
– COMANDO 1
SELECT c.id as id_cliente, c.nome as nome_cliente, SUM(v.valor_total) as valor_venda FROM cliente c INNER JOIN venda v ON c.id = v.id_cliente GROUP BY c.id, c.nome;
– COMANDO 2
SELECT c.id as id_cliente, c.nome as nome_cliente, SUM(v.valor_total) as valor_venda FROM cliente c LEFT JOIN venda v ON c.id = v.id_cliente GROUP BY
c.id, c.nome;
Após analisar os comandos acima, leia as afirmações abaixo:
I. A função SUM presente nos comandos retorna a soma dos valores de acordo com o seu GROUP BY.
II. O comando 1, por utilizar INNER JOIN, irá retornar apenas os clientes que apresentam vendas e somar o valor.
III. O comando 2, por utilizar LEFT JOIN, irá retornar todos os clientes, mesmo os que não apresentam vendas.
IV. A função SUM presente nos comandos retorna a soma total das vendas registradas e por isto o seu valor irá se repetir em todos os registros apresentados.
É correto afirmar que:
A) I, apenas.
B) I, II e IV apenas.
C) I, II e III apenas.
D) I e II apenas.
C) I, II e III apenas.
[CESPE/CEBRASPE] Em relação a APIs, serviços de autenticação, webhook, PostgreSQL e microsserviços, julgue o item a seguir.
O PostgreSQL possui a ferramenta PITR (point-in-time recovery), que permite restaurar o banco de dados para um momento específico no tempo.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Certo
PITR (Point-In-Time Recovery) é uma funcionalidade nativa do PostgreSQL que permite restaurar o banco de dados exatamente para um ponto específico no tempo — por exemplo, antes de uma falha, exclusão acidental ou corrupção de dados.
[CESPE/CEBRASPE] A respeito de ferramentas de monitoramento e logging, julgue o item subsequente.
No Grafana, é possível adicionar anotações para destacar eventos nas visualizações diretamente no painel, por meio da consulta de anotação integrada, da API HTTP ou da configuração manual do painel.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Certo
O Grafana é uma das ferramentas mais populares de monitoramento e visualização de dados. Ele permite criar dashboards interativos com dados provenientes de diversas fontes (como Prometheus, InfluxDB, Loki etc.).
[CESPE/CEBRASPE] A respeito de ferramentas de monitoramento e logging, julgue o item subsequente.
O comando GET /_index/clientes/_doc/123 no Elasticsearch recupera um documento específico do índice clientes com o ID 123, retornando os dados armazenados nesse documento.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Certo
O comando mencionado segue o padrão de requisição da API RESTful do Elasticsearch, e sua função é recuperar um documento específico a partir de um índice, de acordo com um ID.
[CESPE/CEBRASPE] Julgue o próximo item, relativo à normalização de dados, à linguagem de definição de dados (DDL), a sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) Oracle 21C e a data lake.
O Oracle 21C introduziu o recurso de tabelas imutáveis, que são tabelas à prova de adulteração, somente para inserção, com um período de retenção associado em nível de tabela e nível de linha.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Certo
O Oracle Database 21c realmente introduziu o recurso chamado “tabelas imutáveis” (immutable tables), que são tabelas com características de não mutabilidade — ou seja, os dados não podem ser modificados ou excluídos após inseridos.
[CESPE/CEBRASPE] Julgue o próximo item, relativo à normalização de dados, à linguagem de definição de dados (DDL), a sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) Oracle 21C e a data lake.
O Oracle 21C exige que todas as operações de backup sejam realizadas exclusivamente no Oracle Cloud, removendo a opção de backups locais.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Errado
O Oracle Database 21c não exige que os backups sejam realizados exclusivamente na Oracle Cloud. Embora o Oracle Cloud ofereça integrações e facilidades para backup e recuperação, os backups locais ainda são totalmente suportados.
[CESPE/CEBRSAPE] Julgue o próximo item, relativo à normalização de dados, à linguagem de definição de dados (DDL), a sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) Oracle 21C e a data lake.
A execução do comando DLL a seguir alterará a tabela PROCESSO, adicionando uma coluna com o nome STATUS do tipo de dados CHAR(1). ALTER PROCESSO ADD COLUMN STATUS CHAR(1);
( ) Certo
( ) Errado
(X) Errado
A sintaxe apresentada para o comando DDL está incorreta no contexto do Oracle (e da SQL padrão)
Forma correta:
ALTER TABLE PROCESSO ADD STATUS CHAR(1);
[CGM - 2018] A respeito de banco de dados, julgue o item a seguir.
Um banco de dados é uma coleção de dados que são organizados de forma randômica, sem significado implícito e de tamanho variável, e projetado para atender a uma proposta específica de alta complexidade, de acordo com o interesse dos usuários.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Errado
Os dados são organizados de forma estruturada.
Os dados armazenados têm sim um significado implícito
Bancos de dados são criados com um propósito definido
[SABESP - 2018] Banco de dados é
a) Um aplicativo que manipula dados inter-relacionados.
b) Um sistema de nuvens híbridas utilizados em sistemas bancários.
c) Um conjunto de dados que visa manter a integridade e segurança do sistema.
e) Uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.
e) Uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico.
[DPE AM - 2018] Em um banco de dados relacional, o dicionário de dados deve conter
a) Descrição dos objetos que compõem o banco de dados.
b) A descrição, em texto corrido, de cada consulta SQL contida no banco de dados.
c) A função de cada componente da equipe de desenvolvimento do banco de dados.
d) A especificação do desempenho das consultas contidas no banco de dados.
e) Detalhes da versão, do fornecedor e do custo do sistema gerenciador de banco de dados em uso.
a) Descrição dos objetos que compõem o banco de dados.
O dicionário de dados, também conhecido como catálogo de dados ou metadados, é um repositório que armazena informações sobre os próprios dados que existem no banco de dados. Em um banco de dados relacional, o dicionário de dados contém a descrição de todos os objetos presentes no sistema, como:
- Tabelas,
- Colunas (nomes, tipos de dados, restrições),
- Índices,
- Relacionamentos entre tabelas (chaves primárias e - estrangeiras),
- Visões,
- Procedimentos armazenados, entre outros.
[UFT - 2018] Acerca dos conceitos de banco de dados assinale a alternativa CORRETA.
a) Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, às vezes chamado de mini mundo ou de universo de discurso (UoD - Universe of Discourse), no entanto, as mudanças no minimundo não são refletidas no banco de dados.
c) Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Uma variedade aleatória de dados não pode ser corretamente chamada de banco de dados.
d) Um banco de dados é projetado, construído e populado com dados aleatórios sem finalidade específica.
c) Um banco de dados é uma coleção logicamente coerente de dados com algum significado inerente. Uma variedade aleatória de dados não pode ser corretamente chamada de banco de dados.
[TCE-PB] A respeito de SGBDs, assinale a opção correta.
a) Um SGBD, por definição, não é flexível, dada a dificuldade de mudar a estrutura dos dados quando os requisitos mudam.
b) Um SGBD é um software que não prevê as funções de definição, recuperação e alteração de dados, sendo essa tarefa a função básica de um sistema de banco de dados.
c) A consistência de dados é o princípio que determina a manutenção de determinado dado em vários arquivos diferentes.
d) Conforme o princípio da atomicidade, caso ocorra erro em determinada transação, todo o conjunto a ela relacionado sera desfeito até o retorno ao estado inicial, como se a transação nun tivesse sido executada.
e) O controle de concorrência é o princípio que garante e permite a manipulação, no mesmo momento, de um mesmo dado por mais de uma pessoa ou um sistema.
d) Conforme o princípio da atomicidade, caso ocorra erro em determinada transação, todo o conjunto a ela relacionado sera desfeito até o retorno ao estado inicial, como se a transação nun tivesse sido executada.
Atomicidade é um dos princípios ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade), que regem o funcionamento das transações em bancos de dados.
a) Os SGBDs modernos são bastante flexíveis
b) Na verdade, isso é exatamente o que um SGBD faz!
c) Consistência em banco de dados significa que após qualquer transação, o banco deve permanecer em um estado válido
e) O controle de concorrência não permite múltiplas modificações simultâneas sem controle. Pelo contrário, ele coordena os acessos simultâneos para evitar conflitos
[MPE AL] O conjunto de programas responsável pelo
gerenciamento de uma base de dados e que, entre
outras funções, suporta uma linguagem de consulta,
gera relatórios e disponibiliza uma interface para
que os seus clientes possam incluir, alterar ou
consultar dados, é chamado de
a) Banco de Dados Relacional (BDR).
b) Dicionário de Dados (DD).
c) Modelo Entidade Relacionamento (MER).
d) Sistema de Suporte à Decisão (SSD).
e) Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD).
e) Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD).
[IF-SP - 2019] Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) precisa garantir a execução
apropriada de transações, apesar das falhas. As falhas, por sua vez, ocorrem quando o
estado do sistema não reflete mais um estado real do mundo, que o banco de dados
deveria capturar, o que é chamado de estado de inconsistência. Para que as
inconsistências não sejam visíveis, é necessário que o SGBD mantenha algumas
propriedades das transações.
O princípio que garante que as operações da transação sejam refletidas corretamente no
banco de dados, ou que nenhuma delas se efetive, também conhecida como “tudo ou
nada” é denominada:
a) backup físico.
b) isolamento.
c) durabilidade.
d) atomicidade.
d) atomicidade.
[CESPE/CEBRASPE] Com referência a conceitos de banco de dados relacionais, julgue o item subsequente.
Na linguagem SQL (structured query language), DTL (data transaction language) são comandos responsáveis por gerenciar diferentes transações ocorridas dentro de um banco de dados.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Certo
[CESPE/CEBRASPE] Considerando os conceitos de chaves e relacionamentos, julgue o item seguinte.
Uma hiperchave é uma tupla que permite recuperar uma relação de uma tabela.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Errado
O que existe é o conceito de superchave, que é um conjunto de atributos (colunas) que permite recuperar uma tupla em uma tabela, e não um conjunto de tuplas (linhas).
[CESPE/CEBRASPE] Julgue o item a seguir relativos a conceitos de base de dados, documentação e prototipação.
Em um sistema gerenciado de banco de dados, as restrições de integridade garantem que os dados possam ser armazenados, consultados e utilizados com confiabilidade.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Certo
Os sistemas gerenciadores de bancos de dados possuem algumas propriedades que garantem o seu bom funcionamento. Uma dessas propriedades diz que todas as restrições de integridade do banco de dados – unicidade de chaves e integridades referenciais, por exemplo – devem ser respeitadas do início ao término de uma transação. Essa propriedade é chamada de: CONSISTÊNCIA
[CESPE/CEBRASPE] Acerca dos conceitos de mineração de dados, aprendizado de máquina e bigdata, julgue o próximo item.
As aplicações de bigdata caracterizam-se exclusivamente pelo grande volume de dados armazenados em tabelas relacionais.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Errado
O erro da questão está em dizer que as aplicações de Big Data utilizam armazenamento em tabelas relacionais. Tabelas relacionais são melhor aproveitadas quando os dados são estruturados, ou seja, não é o caso do Big Data, já que se gastaria muito tempo e energia estruturando os dados e ‘relacionando-os’
O Big Data possui os famosos “5V’s” :
V olume: Grande quantidade.
V ariedade: São variados.
V elocidade: São criados de uma forma extremamente rápida.
V alor: Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.
V eracidade: Devem ser verídicos, verdadeiros.
[CESPE/CEBRASPE] Julgue o próximo item, relativo a conceitos de metadados de arquivos.
A função do metadado de arquivo é descrever o destino final do arquivo definido pelo emissor da mensagem e proprietário do arquivo.
( ) Certo
( ) Errado
(X) Errado
As propriedades de um documento, também conhecidas como metadados, são detalhes de um arquivo que o descrevem ou o identificam.
As propriedades incluem detalhes como título, nome do autor, assunto e palavras-chave que identificam o tópico ou o conteúdo do documento.