Banco de dados Flashcards
Quais são os elementos presentes em um modelo de entidade relacional MER
Um MER é diagramado, e tem elementos que representam os relacionamentos e as tabelas. No formato de retângulo existe as entidades (que tem elementos de entidade), em losango o tipo de relacionamento, em elipse os atributos, e a linha a conexão entre o entidade e atributo e entre entidade e relacionamento.
O que a grau de um relacionamento?
O grau de um relacionamento é referenciada a quantidade de relações que se pode ter com uma entidade, podendo ser unário (auto relacionamento), binário, e N-ário
O que seria a participação e seus tipos? (entidade)
A participação (look here) pode ser total ou parcial, e se referente a capacidade de existência das instancias de uma entidade quando analisada em um relacionamento com outra entidade. Se A é uma entidade e faz participação total com B, então para que a tabela A exista, as instancias de B devem estar relacionadas às instancias de B.
O que a cardinalidade de um relacionamento?
A cardinalidade(look across) está estrita ao como os elementos de uma entidade podem se relacionar com outros elementos, geralmente ao nível de restrição que um elemento tem para com outro. Ex: um cpf pode ter várias contas de banco. Porém, aquela conta X não pode ter vários cpfs. Usamos geralmente 1 ou N para representar esse tipo de ligação.
Quais os tipos de atributos que existem? Explique cada um
Simples => São indivisíveis, ou seja, não podem ser divididos para formar outros atributos,como por exemplo o CPF
Composto => Quando são formado por sub-atributo. Ou seja, um atributo que é composto de vários outros. Ex: Endereço: bairro, rua, CEP..
Identificador => São valores únicos, quando presentes são utilizados como chave primária. Apenas entidades podem ter.
Multivalorado => adimite vários valores para uma instancia
Derivado => Não é salvo no BD, é gerado na hora do processamento
Discriminador => é um semi identificador. chave parcial?
Nem toda entidade e relacionamento devem ter atributos? (certo ou errado)
Falso. Toda entidade deve ter atributos. Nem todo relacionamento precisa ter atributo
É comum inserir atributos em relacionamento N:M? Por que?
Sim (lembrando que não pode ser o identificador), dado que não conseguiremos ter dados atualizados se colocarmos nas entidades, como a natureza é N:M, teríamos um dado porém desassociado de fato para qual instancia estaria se aplicando. O relacionamente permite ter essa ciência sobre a relação da entidade B com entidade A.
O que é um Relacionamento identificador e suas características particulares?
Um relacionamento identificador ou entidade fraca é dado pela associação de uma entidade que não tem atributos suficientes para formar uma chave identificador, com atributos identificador de outra entidade (forte). Geralemente é gerado desse relacionamento uma chave composta entre um identificador e um discriminador, onde a parte fraca tem participação parcial e cardinalidade 1, e a forte é participação total e cardinalidade N.
É obrigatório o descriminador em todo tipo de cardinalidade do relacionamento identificador?
Não. para cardinalidade 1:1 não faz-se necessário descriminador na entidade fraca, é usada o identificador da entidade forte.
Em um relacionamento ternário o que impede de N:M:1 acontecer?
Quando em um relacionamento M:1 ou N:1, uma instancia determina outra instancia. Ou seja, no exemplo de conta e agencia, uma agencia tem N contas, porém 1 conta só pode ter uma agencia referenciada. A combinação cliente1, CONTA 1, agencia 1 e cliente 2, CONTA 1, agencia 2 não é correta, já que conta 1 determina que agencia 1 é sua associação. Além disso, 1 conta só pode ter 1 agencia. Geralmente transformamos essa relação em um binário
Como funciona a herença? Quais os tipos?
A herença acontece, quando entidades com alguns atributos ou relacionamentos específicos herdam dados da entidade mãe (super-entidade). A herança pode ser disjuntos e overlaping, o primeiro é quando todas as instancias são separadas nas sub-entidades, ou seja, não existe mais de uma instancia amparada em entidades diferentes. A seunda é o contrário, 1 instancia pode aparecer em mais de uma entidade. Total ou parcial é quando as sub-entidades hedam ou não todas as instancias da super-entidade.
Quais os tipos de depencias funcionais que existem?
Dependencia funcional, dependencia funcional parcial (chave composta), dependencia funcional total (chave composta), dependencia funcional por transitividade (chave composta)
Quais os tipos/formas de normalização existes?
Existem 5 tipos de normalização,É utilizado para aplicar uma série de validação das tabelas do BD, para verifica se foram bem projetadas
Explique a FN1 e FN2
A FN1 diz que uma tabela só pode ter atributos atomicos, ou seja, não deve existir atributos compostos ou multivalorados, para tais casos, deve ser criados novas relações, ou extender a tabela com valores que estava compondo essa característica.
A FN2 tem que estar na FN1 e além disso ter a chave primária composta, e as que não fazem parte da chave composta, tem que fazer relação de DFT
Explique a FN3