BACILOS GRAM-NEGATIVOS NÃO-FERMENTADORES Flashcards
Uma característica importante das infecções por Pseudomonas aeruginosa é a necrose de tecidos, como na pneumonia necrotizante e na necrose de feridas de queimadura infectadas. Qual o principal mecanismo de virulência desta espécie responsável por esse fenômeno?
A exotoxina A (ETA) é um dos mais importantes fatores de virulência da P. aeruginosa.
Os bacilos gram-negativos não fermentadores de glicose estão muito relacionados a infecções oportunistas em pacientes imunocomprometidos e hospitalizados, o que se deve muito à sua capacidade de colonizar superfícies úmidas no ambiente hospitalar, como pias, material de limpeza e equipamento de ventilação mecânica. Uma espécie desse grupo, entretanto, tem a capacidade especial de se desenvolver mesmo em meios secos, como a pele humana, o que lhe confere elevadíssima infectividade. Qual é esta espécie?
Acinetobacter baumannii
O uso constante de antimicrobianos de amplo espectro por longos períodos de tempo tem resultado na emergência de cepas bacterianas multirresistentes, o que se configura um problema para o manejo de pacientes críticos internados em unidades intensivas. A tigeciclina é considerada um “super antibiótico”, possuindo amplo espectro de ação sobre gram-negativos e gram-positivos, sendo basicamente reservada para infecções hospitalares. No entanto, uma espécie bacteriana frequentemente isolada em culturas de pacientes hospitalizados, capaz de causar lesões necróticas de pele e pulmões, possui resistência natural à sua ação. Qual, dentre as opções abaixo, representa essa espécie?
Pseudomonas aeruginosa
Paciente de 40 anos é trazido à emergência com quadro de dispneia, tosse produtiva, dor torácica e febre de início há 1 semana com piora progressiva. No momento da avaliação, o paciente apresentava febre de 38,3°C, frequência respiratória de 24 irpm e estertores bilaterais na ausculta pulmonar. Hemograma inicial revelou 16500 leucócitos, com desvio à esquerda. Em busca por antecedentes patológicos, paciente refere ser portador de fibrose cística, com cerca de 3 a 4 exacerbações pulmonares por ano, e ter apresentado quadro semelhante ao atual, porém de menor intensidade há 1 mês, sendo medicado com Azitromicina, mas sem remissão completa dos sintomas. Ao longo da internação hospitalar, paciente não responde adequadamente ao tratamento inicial com Piperacilina-Tazobactam + Meropenem e evolui com sepse. Diante do quadro do paciente, qual dos seguintes patógenos é, mais provavelmente, o responsável pela infecção?
Burkholderia cepacia
Paciente portador do vírus HIV de 63 anos, internado em unidade de terapia intensiva há 35 dias em pós operatório de neurocirurgia, respirando em ventilação mecânica apresenta quadro de pneumonia, com bacteremia. O paciente já esteve em tratamento empírico com Vancomicina + Meropenem + Ampicilina devido à suspeita de meningite no pós-operatório. Qual das seguintes opções contém o agente etiológico mais provável para o caso?
Stenotrophomonas maltophilia