AVG - ESS Flashcards

1
Q

Questão 1) - 0,50 ponto(s)

O estilo de vida das pessoas que vivem em cidades implica o contato constante com poluição ambiental, a qual pode prejudicar a saúde dos cidadãos, além de causar danos, muitas vezes, irreversíveis ao ambiente. A falta de parques e áreas verdes dentro das cidades reduz a qualidade de vida da população e a qualidade ambiental. Além disso, há fatores de estresse que são enfrentados todos os dias como o trânsito (devido a longas distâncias para percorrer a cidade), os ruídos incessantes gerados pelos veículos, a alta concentração de pessoas, as fábricas, entre outros fatores. Assim, embora existam inúmeras razões que as tornam cômodas para se viver, as cidades também oferecem uma gama de pontos/aspectos negativos que precisam ser repensados para se ter uma vida equilibrada.

Analisando as possibilidades de se obter uma vida com maior contato com a natureza, uma moradora da cidade de São Paulo considerou algumas formas de gerar bem-estar tanto nos ambientes residenciais como nos locais de trabalho e estudo. Assim, sobre as formas consideradas pela moradora e tendo em vista o objetivo de unir paisagem, ecologia e meio ambiente, avalie as afirmações a seguir.

I. Ela considerou que é necessário conciliar a existência de áreas verdes em ambientes residenciais e comerciais, como jardins verticais, hortas suspensas e telhados verdes, gerando ambientes agradáveis e com redução de temperaturas.

II. Ela considerou que é necessário conceber, em diferentes regiões da cidade, espaços públicos de convívio com áreas verdes que possibilitem o contato com a natureza, atraiam e conservem a fauna local e promovam a qualidade de vida.

III. Ela considerou que é necessário realizar a manutenção da vegetação nativa do terreno, como arbustos ou árvores, por meio de projetos arquitetônicos modernos que adaptem a ideia central do projeto às características existentes no terreno original.

É correto o que se afirma em

A) III apenas.

B) II e III, apenas.

C) I e III, apenas.

D) I apenas.

E) I, II e III.

A

Questão 1) - A resposta correta é a opção E) I, II e III. Todas as ações mencionadas pela moradora da cidade de São Paulo são relevantes e visam incorporar áreas verdes nos espaços urbanos para promover uma melhor qualidade de vida e equilíbrio com o meio ambiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Questão 2) - 0,50 ponto(s)

“O cuidado à saúde é direito de todos e, portanto, o acesso aos serviços públicos de saúde deve ocorrer sem distinções ou privilégios de raça, classe social, etnia e situação trabalhista, por exemplo.” Tal frase é explicativa de qual princípio do Sistema Único de

A) Integralidade

B) Equidade

C) Participação popular

D) Universalidade

E) Hierarquização

A

Questão 2) - A resposta correta é a opção D) Universalidade. O princípio de universalidade no Sistema Único de Saúde (SUS) refere-se ao acesso igualitário e livre para todos os cidadãos, independente de raça, classe social, etnia, situação trabalhista, entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Questão 3) - 0,50 ponto(s)

A Política Nacional de Humanização também é conhecida como:

A) Vida humanizada

B) Humaniza/SUS

C) SUS para todos

D) Pacto pela vida.

E) Mais humanização

A

Questão 3) - A resposta correta é a opção B) Humaniza/SUS. Humaniza/SUS é a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Questão 4) - 0,50 ponto(s)

No princípio, as relações do homem com a natureza eram demonstradas além da questão alimentar da saúde, do lazer e da interação física ao meio através da prática de rituais de magia que confirmavam uma relação de profundo temor, respeito e veneração pela natureza. Para cada fenômeno natural havia:

I. Um exemplo da intervenção do homem sobre a natureza. Uma consequência ambiental da construção de barragens para a produção de energia.

II. Uma justificativa de que a questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.

III. Um deus, uma entidade responsável e organizadora da vida no planeta: o deus do sol, do mar, da Terra, dos ventos, das chuvas, dos rios, das pedras, das plantações, dos raios e trovões etc.

É correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) II e III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I, II e III.

E) II, apenas.

A

Questão 4) - A resposta correta é a opção B) II e III, apenas. As opções II e III falam sobre a percepção ancestral do homem em relação à natureza e sua respectiva intervenção, enquanto a opção I não se encaixa no contexto de veneração e respeito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) - 0,50 ponto(s)
Um dos princípios do SUS é a equidade, que se refere à:
A) garantia de acesso a todos, independentemente da condição social.
B) divisão dos recursos de acordo com a demanda.
C) oferta de serviços de saúde de acordo com a necessidade.
D) descentralização da gestão.
E) integração entre os serviços de saúde.

A

Questão 5) - A resposta correta é a opção C) oferta de serviços de saúde de acordo com a necessidade. A equidade se refere a atender as necessidades específicas de cada pessoa, levando em conta suas particularidades e situação socioeconômica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) - 0,50 ponto(s)
Sobre a política de humanização da assistência à saúde, é correto afirmar que:
A) é direcionada apenas para o atendimento hospitalar.
B) prioriza a relação entre os profissionais de saúde.
C) incentiva a autonomia dos usuários.
D) está centrada na figura do médico.
E) valoriza o uso intensivo de tecnologia.

A

Questão 6) - A resposta correta é a opção C) incentiva a autonomia dos usuários. A política de humanização da assistência à saúde busca empoderar os pacientes, dando-lhes mais controle sobre seu tratamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) - 0,50 ponto(s)
No Brasil, as ações e os serviços de saúde são de relevância pública, sendo organizados em um sistema único, o SUS. Em relação ao SUS, é correto afirmar que:
A) a gestão é compartilhada entre os três níveis de governo.
B) a participação da iniciativa privada é proibida.
C) a participação popular é restrita ao controle social.
D) a gestão é centralizada no nível federal.
E) a atenção à saúde está focada no atendimento hospitalar.

A

Questão 7) - A resposta correta é a opção A) a gestão é compartilhada entre os três níveis de governo. No SUS, a gestão e a organização são de responsabilidade dos três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Questão 8) - 0,50 ponto(s)
Sobre os refugiados e o tratamento concedido a eles pelo Brasil, marque a alternativa correta.

A) A partir do momento em que o refugiado solicita o status dessa condição, automaticamente o Estado lhe garante alguns direitos básicos referentes à dignidade e aos direitos humanos, equiparando-se aos brasileiros natos sob todos os aspectos da legislação brasileira.

B) Os efeitos da condição dos refugiados serão extensivos ao cónjuge, aos ascendentes e aos descendentes, assim como aos demais membros do grupo familiar que do refugiado dependerem economicamente, Independentemente de se encontrarem em território nacional.

C) O refúgio poderá ser solicitado por qualquer estrangeiro que chegue ao território nacional e que se considere vítima de perseguição em seu país de origem, desde que o país possua relação de amizade com o Brasil.

D) A proteção concedida aos refugiados é deferida pelo Brasil Independentemente dos motivos que ensejaram essa fuga, seja por perseguição religiosa, violência política, catástrofes ambientais ou pobreza.

E) O refugiado iniciará um processo no Departamento da Polícia Federal para que possa permanecer no Brasil com seu grupo familiar, sendo que todos receberão documentos de identificação típicos de brasileiros.

A

Questão 8) - A resposta correta é a opção B) Os efeitos da condição dos refugiados serão extensivos ao cónjuge, aos ascendentes e aos descendentes, assim como aos demais membros do grupo familiar que do refugiado dependerem economicamente, Independentemente de se encontrarem em território nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Questão 9) - 0,50 ponto(s)

Considerando o texto apresentado e as características da cultura indígena brasileira, avalie as afirmações a seguir.

I. A construção de condomínios de moradia, sendo originados das formas de moradia e de aglomeração das “ocas” de suas tribos.

II. A utilização de plantas para a fabricação de remédios farmacêuticos e o consumo de chás de várias plantas para a cura de doenças.

III. A utilização de vários produtos alimentares, tais como a mandioca e seus derivados, o consumo de frutas e de peixes, e de produtos derivados da caça.

IV. A origem de sua religião partindo do catolicismo, como a maioria da população brasileira, embora ainda houvesse crença nos elementos da natureza tais como a lua, o sol e a água.

É correto o que se afirma apenas em

A) II e III.

B) I e III.

C) II, III e IV.

D) I, II e IV.

E) I e IV.

A

Questão 9) - A resposta correta é a opção A) II e III. As opções II e III retratam corretamente aspectos da cultura indígena brasileira relacionados ao uso de plantas medicinais e alimentação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Questão 10) - 0,50 ponto(s)

Até há pouco tempo, muito do que sabíamos sobre a sexualidade provinha de estudos realizados:

A) por biólogos, investigadores médicos e psicólogos.

B) somente por biólogos e sexólogos.

C) por biólogos, investigadores médicos e sexólogos.

D) por biólogos, psicólogos e peritos médicos.

E) por biólogos, sociólogos, sexólogos e médicos psicanalistas.

A

Questão 10) - A resposta correta é a opção A) por biólogos, investigadores médicos e psicólogos. Estes profissionais têm contribuído para a pesquisa e compreensão da sexualidade humana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Questão 11) - 0,50 ponto(s)

Humanizar o Sistema Único de Saúde - SUS requer estratégias que são, basicamente, construídas:

A) pelos conselhos regionais das categorias de classe de enfermagem e equipe médica.

B) pela comunidade acadêmica, terceiro setor e poder público.

C) Individualmente pelas diversas categorias profissionais e usuários dos serviços de saúde suplementar.

D) prioritariamente pelas equipes de saúde e familiares.

E) entre trabalhadores, usuários e gestores do serviço de saúde.

A

Questão 11) - A resposta correta é a opção E) entre trabalhadores, usuários e gestores do serviço de saúde. Humanizar o SUS envolve estratégias que integram todos esses atores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Questão 12) - 0,50 ponto(s)

De acordo com Antony Giddens, podemos distinguir conceitualmente entre “cultura” e “sociedade”, mas há conexões muito estreitas entre essas duas noções, pois:

I. Uma sociedade é um sistema de interpelações que envolve os indivíduos coletivamente. As culturas não podem existir sem sociedades. Assim, as variações culturais entre seres humanos estão relacionadas com os diferentes tipos de sociedade.

II. A cultura não desempenha um papel importante na perpetuação das normas e valores de uma sociedade, e assim não oferece também, oportunidades importantes de criatividade e de mudança.

III. Mesmo países que partilham a mesma língua podem ter hábitos, costumes e modos de comportamento iguais.

IV. Uma cultura tem de ser estudada sem levar em conta os seus próprios significados e valores. Esta ideia é também conhecida como uma visão etnocêntrica em relação à sociedade.

V. A expressão “choque cultural” é adequada. É frequente as pessoas sentirem-se desorientadas, quando se inserem numa cultura nova, pois perdem os pontos de referência que lhes são familiares e que ajudam a entender o mundo que as rodeia, e ainda não aprenderam a orientar-se na nova cultura.

É correto o que se afirma em:

A) I, II, III, IV e V.

B) I e V, apenas.

C) II e IV, apenas.

D) II, III e V, apenas.

E) II, III e IV, apenas.

A

Questão 12) - A resposta correta é a opção B) I e V, apenas. Cultura e sociedade estão intrinsecamente conectadas e o “choque cultural” é um fenômeno comum quando uma pessoa se encontra em um novo ambiente cultural.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Questão 13) - 0,50 ponto(s)

A exposição a fatores ambientais e seu impacto sobre a saúde motivaram:

A) A Organização Panamericana de Saúde (OPA), em 1986, a estimular a criação de organismos que tivessem na relação do meio ambiente com a saúde sua preocupação central.

B) A Organização Mundial de Saúde (OMS), na década de 1990, a estimular a criação de organismos que tivessem na relação do meio ambiente com a saúde sua preocupação central.

C) Organização das Nações Unidas - ONU, em 1945, a estimular a criação de organismos que tivessem na relação do meio ambiente com a saúde sua preocupação central.

D) O Sistema Único de Saúde - SUS a estimular a criação de organismos que tivessem na relação do meio ambiente com a saúde sua preocupação central.

E) A Constituição Federal de 1988 a estimular a criação de organismos que tivessem na relação do meio ambiente com a saúde sua preocupação central.

A

Questão 13) - A resposta correta é a opção B) A Organização Mundial de Saúde

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Questão 14) - 0,50 ponto(s)

O SUS, Sistema

Único de Saúde, incorporou o SNVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), definindo em seu texto legal (Lei 8.080/90) a Vigilância Epidemiológica como sendo:

A) um conjunto de ações que visa educar para prevenir a disseminação e o contágio das formas endêmicas, epidêmicas e pandêmicas para que estas não tomem dimensões que fujam ao controle das autoridades em saúde.

B) Nenhuma das alternativas anteriores.

C) Um conjunto de ações que visa coletar informações, compilar dados e difundir tecnologias sobre as principais epidemias e suas formas de controle.

D) Um conjunto de ações que visa divulgar informações e dados sobre as principais epidemias e suas formas de controle.

E) Um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

A

Questão 14)
A resposta correta é a opção E: “Um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Questão 15) - 0,50 ponto(s)

O conceito ampliado de Saúde é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.

I. Na VIII Conferência Nacional de Saúde (1986)

II. Na Lei Maria da Penha (2006)

III. No MS - Lei Orgânica da Saúde (1990)

IV. Na Política Nacional de Humanização - PNH

V. Na IX Conferência Nacional de Saúde em (1992)

Assinale a alternativa que traz onde estes conceitos estão descritos:

A) I, II e III, apenas.

B) II, III e V, apenas.

C) I e III, apenas.

D) I, II, III e IV, apenas.

E) I, IV e V, apenas.

A

Questão 15)
A resposta correta é a opção C: “I e III, apenas”. O conceito ampliado de Saúde é resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde é descrito na VIII Conferência Nacional de Saúde (1986) e na Lei Orgânica da Saúde (1990).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Questão 16) - 0,50 ponto(s)

Há uma relação contínua entre o homem e a natureza. Essa relação contínua é a que se denomina de crises ambientais.
Fonte: PASSOS, Taciana Silveira; OLIVEIRA, Cristiane Costa da Cunha. Relação homem-natureza e seus impactos no ambiente, saúde e sociedade: uma problemática interdisciplinar. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/download/2229/754. Acesso em: 28 jan. 2016.

Assinale a alternativa correta em relação às crises ambientais:

A) O desenvolvimento não pode ser alcançado com a preservação de áreas verdes.
B) O conflito emergente se pauta em virtude da pobreza do solo da Amazônia, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustenta a floresta é trazida pelas queimadas.
C) O meio ambiente encontra-se devidamente preservado, não havendo a necessidade de intervenções.
D) Disponibilidade de água potável, geração de resíduos, mudanças climáticas, degradação da biodiversidade e tantos outros complicadores são exemplos de crises ambientais.
E) A ausência de movimentos sociais dispostos em defender o meio ambiente não gera nenhum dano na natureza.

A

Questão 16)
A resposta correta é a opção D: “Disponibilidade de água potável, geração de resíduos, mudanças climáticas, degradação da biodiversidade e tantos outros complicadores são exemplos de crises ambientais.”

17
Q

Questão 17) - 0,50 ponto(s)

Educação, Saúde e Sociedade

O modo de produção capitalista tem como um de seus principais reflexos a divisão de classes, a qual resultou, ao longo do tempo, na globalização e na grande desigualdade social que afeta todo o mundo. A divisão social e a desigualdade entre as classes são manifestadas de diversas formas, sendo uma das principais dentro do espaço urbano. Nos grandes centros urbanos, principalmente no Brasil e na América Latina, a desigualdade é evidenciada no acesso à infraestrutura e aos serviços públicos, aos quais a classe mais privilegiada tem maior acesso. Desse modo, essa desigualdade reflete na organização do território, pois a falta de controle deste por parte do Estado resultou em diversos problemas, como domínio de facções criminosas em áreas residenciais periféricas, o que caracteriza um pouco essa relação entre desigualdade social e território.

Neste contexto, sobre a relação entre a desigualdade social, território e o papel do Estado, analise as seguintes afirmações:

I. A grande desigualdade social, principalmente em países subdesenvolvidos, é um fator que influencia o papel do Estado ao fazer uma gestão territorial para toda a sociedade, permitindo a ineficácia dos serviços prestados.

II. A ausência de infraestrutura e de serviços públicos, ações que são de responsabilidade do poder público, permitiu em grandes cidades o controle de áreas pelo narcotráfico, não estando, entretanto, relacionada à desigualdade social.

III. A desigualdade social no espaço urbano reflete-se na segurança pública: bairros ocupados pela classe mais pobre convivem com a violência, evidenciando que o papel do Estado sempre foi voltado para atender os interesses da burguesia.

Está correto o que se afirma em:
A) II e III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e III.
D) III, apenas.
E) I e II, apenas.

A

Questão 17)
A resposta correta é a opção B: “I e III, apenas”. As afirmações I e III estão corretas. A desigualdade social influencia no papel do Estado na gestão territorial e a desigualdade social reflete na segurança pública, demonstrando que o Estado historicamente prioriza os interesses da classe mais rica. A afirmação II não está correta, já que a ausência de infraestrutura e de serviços públicos está intrinsecamente relacionada à desigualdade social.

18
Q

Questão 18) - 0,50 ponto(s) Leia os textos a seguir:

TEXTO 1:

A expressão das políticas sociais nos territórios se dá pela presença de serviços sociais, operados por agentes que assumem a figura de agentes públicos, para o atendimento da população que ali vive. A concepção de território aplicada às políticas públicas, às políticas sociais brasileiras, evidenciou-se nas décadas de 70, 80 e 90, pela luta dos movimentos sociais que exigiam o cumprimento, pelo Estado, de suas responsabilidades em relação aos direitos sociais. O poder do território expressou-se, por exemplo, em lutas para que os trabalhadores dos serviços em implantação fossem moradores no próprio bairro onde o serviço estava sendo instalado. O argumento utilizado pelo movimento era o de que o trabalhador, que possuía identidade histórica com os moradores locais, poderia responder mais adequadamente às necessidades e características da população.

SPOSATI, Aldaiza. Território e gestão de políticas sociais. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 16, n. 1, p. 05-18, jul/dez. 2013.

TEXTO 2:

Disponível em: https://santosbancarios.com.br/artigo/reforma-da-previdencia-vai-aumentar-desigualdade-social. Acesso em: 21 jun. 2020.

Diante do exposto, sobre as políticas sociais e território, julgue os itens a seguir:

I. É possível observar a disparidade presente na implantação das políticas sociais nos territórios, o que potencializa e evidencia as desigualdades sociais presentes na sociedade.

II. É notável que o Estado implanta as políticas sociais sanando as necessidades que a população em determinado território possui, de forma democrática e regular.

III. O texto 2 evidencia que as lutas da população por políticas sociais que atendam as suas necessidades com base no território, conforme descrito no texto 1, são suficientes para que a classe trabalhadora possua condições dignas de vida e moradia.

Está correto o que se afirma em:

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I, II e III.

A

Questão 18)
A resposta correta é a opção A: “I, apenas”. A afirmação I está correta, enquanto as afirmações II e III não são verdadeiras. Há disparidades na implementação das políticas sociais, o que aumenta as desigualdades sociais. No entanto, o Estado nem sempre consegue atender às necessidades da população de forma democrática e regular (afirmação II), e as lutas da população por políticas sociais nem sempre resultam em condições dignas de vida e moradia para a classe trabalhadora (afirmação III).

19
Q

Questão 19)
O capítulo da Saúde na Constituição Federal de 1988 afirma que a assistência à saúde deve abranger atividades curativas e, prioritariamente, atividades preventivas. Qual das diretrizes do SUS configura esta afirmação?

A) Igualdade da assistência.
B) Integralidade da assistência.
C) Universalidade de acesso aos serviços de saúde.
D) Hierarquização das ações de saúde.
E) Regionalização da assistência.

A

Questão 19)
A resposta correta é a opção B: “Integralidade da assistência”. O princípio da integralidade é uma das diretrizes do SUS e propõe que a assistência à saúde deve ser completa, abrangendo desde a promoção e prevenção até o tratamento e reabilitação do paciente.

20
Q

Questão 20)
A chegada dos europeus no Brasil e a consequente instituição de uma das matrizes culturais da formação do povo brasileiro formou o que a sociologia cultural denomina de matriz luso-europeia, que possui suas características vivenciadas até os dias atuais em nossa vida cotidiana. Essa matriz é a referência introduzida pelos colonizadores de sua realidade europeia no novo país que estavam colonizando. Ou seja, a cultura já existente foi miscigenada pelaquela importada da Europa de maneira imposta. As características dessa matriz cultural são visíveis e sensíveis até os dias atuais na música, na dança, na arquitetura e na culinária, bem como em quase todos os costumes brasileiros, inclusive na política e no comércio.

Com base no que foi exposto no texto e na imagem, julgue as afirmações a seguir a respeito da instituição da cultura luso-europeia no Brasil e seus efeitos nos dias atuais.

I. A chegada dos portugueses no Brasil foi o início da imposição dos costumes europeus na população que aqui vivia isolada e sem contato com outro povo, o que gerou grande temor inicial aos nativos, abrandado com a convivência amigável dos colonizadores.
II. Os índios brasileiros foram introduzidos aos costumes portugueses de maneira amigável, todavia, a intenção dos colonizadores era propagar sua cultura e instituir aqui o seu domínio.
III. O temor inicial dos indígenas com a chegada dos portugueses traduz a forma como a tradição portuguesa se assentou no Brasil, pela imposição, sendo até hoje objeto de discussões, principalmente, na luta por bens de consumo.
IV. A astúcia dos europeus com a instituição de mimos aos menos civilizados que aqui habitavam é um exemplo do conhecido e mencionado “jeitinho brasileiro” observado até os dias atuais, bem como de práticas de comércio.

É correto o que se afirma em:

A

Questão 20)
A resposta correta é a opção D: “I, II e IV, apenas”. As afirmações I, II e IV estão corretas. A chegada dos europeus ao Brasil marcou o início da imposição de seus costumes à população nativa, que foi introduzida a esses costumes de forma não tão amigável. A afirmação III, no entanto, não é precisa, pois o temor inicial dos indígenas não se traduz diretamente na maneira como a cultura portuguesa se estabeleceu no Brasil.