Avanços Territoriais Do Século XVI ao XIX Flashcards
Locais e Motivos do avanço territorial desencadeado pela mineraçãos
A atividade mineradora que se desenvolvera em Minas Gerais a partir do século XVII determinou avanços territoriais:
I) da Campanha Gaúcha para São Paulo e daí para as Minas Gerais e para a Bahia, sobretudo de animais de tração, e secundariamente de charque, que atendiam as áreas mineradoras;
II) das Minas Gerais para o Centro-Oeste, com expansão da mineração e da atividade pecuária
Motivos e os agentes dos avanços territoriais ocorridos no Nordeste no século XVI
Concomitantemente ao desenvolvimento da la voura canavieira na Zona da Mata nordestina, houve, ainda no século XVI, a interiorização da ocupação do Nordeste. Na região, que atualmente denominamos Agreste, o clima mais seco invia bi lizava o cultivo da lavoura extensiva da cana-de-a çúcar. Os solos agricultáveis da região abrigaram culturas alimentares, que atendiam, em parte, a demanda da zona canavieira. O Sertão, na marcha da interiorização, devido a suas características de semiaridez, limitou a ocupação mais intensiva às margens do Rio São Francisco; nas depressões interplanálticas, instalou-se a pecuária extensiva de bovinos, cuja produção voltava-se à atenção das necessidades de animais de tração e de couro da zona canavieira.
Caracterização dos avanços territoriais para a Amazônia no século XVII
Ainda no século XVII, os avanços territoriais em direção à Amazônia, que segundo o Tratado de Tordesilhas não se constituía Domínio Português, relacionam-se com a implantação de fortificações portuguesas fundadas no princípio da “Uti Possidetis”, que alargaram os domínios da Coroa Portuguesa para oeste. Este acréscimo territorial à Coroa Portuguesa fora ratificado pelos Tratados de Madri, 1750 e de Santo Ildefonso, 1777. Ocupação à força, através de expedições.
Características da expansão paulista para o sul, região do Paraná, no séc. XIX
No século XIX, o deslocamento de atividades econômicas paulistas para o Paraná deveu-se à expansão da cafeicultura, favorecida pelo solo de terra roxa.
Características e fatores desencadeadores da expansão nordestina para o norte, no século. XIX
A migração de trabalhadores nordestinos para a Amazônia, no século XIX, ocorreu devido ao Ciclo da Borracha, que teve seu auge de 1879 a 1912, o que possibilitou ao Brasil a incorporação do Acre, que pertencia à Bolívia.