Avaliação do Quadril Flashcards
Qual é a posição inicial do paciente durante o exame físico do quadril pediátrico?
O paciente deve estar deitado de costas (decúbito dorsal) em uma superfície plana e relaxada
O que é a manobra de Ortolani?
A manobra de Ortolani é usada para detectar a displasia do quadril em bebês. O médico abduz suavemente o quadril do paciente enquanto aplica uma leve pressão no trocânter maior, sentindo ou ouvindo um “clique” se houver luxação do quadril.
Como é realizada a manobra de Barlow?
A manobra de Barlow é usada para avaliar a instabilidade do quadril em bebês. O médico tenta deslocar suavemente a cabeça do fêmur para fora (posteriormente) do acetábulo, procurando por uma sensação de subluxação.
O que é o sinal de Galeazzi no exame do quadril pediátrico?
O sinal de Galeazzi é usado para avaliar o comprimento das pernas em bebês. O paciente fica deitado de costas com os joelhos dobrados, e o médico verifica se há uma diferença no comprimento das pernas quando os joelhos e os tornozelos estão alinhados.
O que é o ângulo de Ortolani?
O ângulo de Ortolani é usado para quantificar a luxação do quadril em bebês. É a medida do ângulo formado pela inclinação do trocânter maior em relação à linha média do corpo.
O que é o teste de Trendelenburg no exame do quadril pediátrico?
O teste de Trendelenburg é usado para avaliar a função do músculo glúteo médio. O paciente fica em pé sobre uma perna, e o médico observa se o quadril contralateral cai, indicando fraqueza do músculo glúteo médio.
Qual é a idade recomendada para realizar o exame de rastreamento da displasia do quadril?
O exame de rastreamento da displasia do quadril geralmente é realizado em recém-nascidos e durante os primeiros meses de vida, até aproximadamente os 6 meses de idade.
Quais são os sinais clínicos de displasia do quadril em bebês?
Os sinais clínicos incluem limitação de movimento do quadril, assimetria dos membros inferiores, claudicação (manqueira) e um clique ou sensação de instabilidade durante o exame físico.