AV1 Flashcards
Pastas
- Concentração de sólidos insolúveis superior a 25% na base.
- Devido a alta concentração, há uma consistência, dureza, impenetrabilidade e propriedades absorventes que em contrapartida:
- Não permitem a utilização em áreas pilosas. Porém, como benéfico:
- Permitem a utilização em áreas com exsudação e lesões agudas com crostas.
Qual é o conceito de uma suspensão?
- Forma farmacêutica líquida de dispersão particulada onde é dividido em duas fases externa (veículo) e interna (sólido).
- Possui melhor estabilidade química e menor física do que uma solução.
- Esconde melhor o sabor do fármaco (melhor palatabilidade).
- Deve ser agitado para garantir homogeneidade e dose adequada.
- Não deve ser usado intravenosamente.
- Efeito prolongado (Por que?)
Diga quais são os fatores que afetam a estabilidade física de uma suspensão e explique-os.
- Molhabilidade das partículas
Quando o sólido é uma partícula apolar ele possui uma baixa molhabilidade, ou seja, permite ser pouco molhado/envolvido pelo veículo. Para melhorar isso, devemos adicionar um agente molhante (Tween80), o tensoativo diminui a tensão entre a partícula polar e apolar. - Velocidade de sedimentação
Para diminuirmos a velocidade de sedimentação garantindo a maior homogeneidade por maior duração, podemos realizar tanto a diminuição do tamanho da partícula (desacelerando a queda) tanto aumentando a densidade do veiculo, que, por sua vez, altera a visão idade e a densidade fármaco-veiculo, diminuindo a velocidade de sedimentação. Para isso podemos utilizar agentes suspensões (derivados da celulose) para garantir homogeneidade e dose adequada por maior tempo. - floculação do sedimento
A de floculação ocorre quando as partículas se sedimentam lentamente e individualmente fazendo com que haja a formação de um sedimento compacto e de difícil te dispersão. Isso ocorre quando o potencial zeta é elevado.
Podemos adicionar um agente de floculação (Iss, Cmc, Tween 80 e PEG) para fazer com que as partículas se sedimentem rapidamente e coletivamente formando um sedimento volumoso e de fácil redispersão por conta da rede frouxa gerada.
Isso ocorre dessa forma por conta das cargas ao redor da partícula. Quando há a quantidade de cargas positivas e negativas de forma equilibradas há floculação (boa).
Quando há a defloculacão (ruim) o sobrenadamente é turva pois as partículas pequenas não vencem o atrito com veículo). Ao contrário, na floculação (boa) o sobrenadamente é límpido, pois é sedimentada junto aos flocos.
O que é uma emulsão?
Mistura de dois líquidos imisciveis onde há as fases permanecem misturadas homogenemente em um sistema heterogêneo. Dividido em fase contínua e descontínua. A vantagem é o disfarce no sabor do óleo porém como desvantagem não pode ser administrada venosamente em sua maioria.
Quais são os fatores que podem afetar na estabilidade de uma Emulsão?
- Coalescência
Formação de duas fases pela junção das gotículas de óleo e água. Para impedirmos isso utilizamos o tensoativo Tween 80, que vai diminuir a tensão interfacial e coalescência (Será o nosso agente emulsificante), permitindo homogeneidade ao nosso sistema). - Cremeação
Processo reversível onde ocorre a aproximação das gotículas devido a viscosidade do veículo. Pode ser redispersa pela agitação, pode ocorrer devido ao mal funcionamento ou escolha errada de um tensoativo. Quanto menor o tamanho da molécula, maior a viscosidade e maior o potencial zeta, mais estável.
Quais são as teorias da emulsificação e como elas explicam a formação das mesmas?
1) Teoria do Filme Plástico
Um filme de tensoativos ao redor da gotícula evitam a coalescência.
2) Teoria da Cunha Orientada
Tensoativos hidrofilicos: Formam O/A (Tween 80) e Hidrofóbicos A/O (Span 80)
3) Teoria da Tensão Interfacial
O volume justifica.
O que são Geis?
Dispersão coloridas de pequenas partículas orgânicas e inorgânica numa solução acquosa com um agente gelificante responsável por promover o aspecto gelatinoso + ganho de viscosidade.