Aulas T2 Flashcards
O modelo da Fronteira das Possibilidades de Produção tenta responder a que perguntas?
O que produzir?
Como produzir?
(Como é que a sociedade utiliza os recursos disponíveis (factores de produção) para produzir as quantidades de bens e serviços que necessita, num ambiente de escassez?)
A curva da Fronteira das Possibilidades de Produção representa a quantidade máxima de um certo bem ou serviço que uma sociedade consegue produzir, tendo em conta a produção de um outro bem/serviço e dados os recursos disponíveis em determinado momento do tempo. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Dê um exemplo de uma situação em que uma sociedade se encontra abaixo da curva da FPP.
Desemprego.
A Lei dos Rendimentos Decrescentes reflete-se nos custos de oportunidade _____________.
crescentes
Enuncie a Lei dos Rendimentos Decrescentes.
À medida que os recursos da produção de um bem são transferidos para a produção de outro bem, a quantidade produzida deste último aumenta, mas aumenta cada vez menos ou a um ritmo decrescente.
Quando a curva da FPP é uma reta, os custos de oportunidade são _____________.
constantes
Qual é a diferença entre eficiência produtiva ou eficiência alocativa?
Estamos numa situação de eficiência produtiva quando estamos em qualquer um dos pontos da curva da Fronteira das Possibilidades de Produção.
A eficiência alocativa depende de o facto de, estando em eficiência produtiva, estar ou não se estar no ponto específico que a sociedade quer/necessita.
O aumento das trocas comerciais levará, assim, à _________________ dos indivíduos e sociedades e todos poderão aceder a uma __________ quantidade de bens e serviços.
especialização; maior
A teoria económica defende que, quando uma das partes não é particularmente boa a desempenhar uma das tarefas, não existe ganho nas trocas. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Mesmo quando há uma vantagem absoluta, isso não impede ambos os agentes económicos de trocarem entre si e de se obterem ganhos com essas mesmas trocas.
Defina vantagem comparativa.
Um indivíduo ou agente económico tem uma vantagem comparativa na produção de um bem ou serviço se o seu custo de oportunidade é inferior ao custo de oportunidade de todos os outros agentes económicos.
Para que uma troca comercial seja vantajosa, o preço a pagar pelo bem deverá ser superior ao custo de oportunidade de o obter pelo agente económico. Verdadeiro ou Falso?
Falso
São as vantagens absolutas que determinam se existem benefícios ou não em trocar bens e serviços. Verdadeiro ou Falso?
Falso. São as vantagens comparativas.
A existência de economias de escala na produção de um certo bem, ou seja, a redução dos custos médios de produção à medida que a quantidade produzida aumenta, torna ainda mais vantajosas as trocas comerciais. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Para que a troca seja vantajosa para um agente económico, o preço pelo bem deverá:
A. Ser superior ao custo de oportunidade de produzir esse mesmo bem.
B. Ser inferior ao custo de oportunidade de produzir esse mesmo bem.
C. Ser igual ao preço a pagar pelo bem no qual ele se vai especializar.
D. Ser constante, não dependendo do custo de oportunidade.
B
Relativamente à produção de armas (a) e leite (l), certo agente económico estava no ponto em (a=10, l=20), tendo passado para o ponto em (a=15, l=22). O que pode concluir?
A. Investimento realizado no passado poderá ter levado a uma deslocação da FPP para a direita.
B. O ponto anterior de produção não era um ponto eficiente.
C. Inovações tecnológicas permitiram aumentar a produção de ambos os bens em simultâneo.
D. Todas as opções são verdadeiras.
D