Aula 9 - Processo De Independencia Flashcards
O que é o declínio colonial? Como foi no Brasil?
Enfraquecimento dos laços com a metrópole. No Brasil, séc XVII, conflito entre consumidores coloniais e monopólios metropolitanos, classe dominante colonial e metrópole.
Quais as condições gerais para ocorrer a independência do Brasil?
1) Enfraquecimento de Portugal (econômico, político e militar) que impedisse qualquer reação à proclamação;
2) Surgimentos de grupos sociais que tivessem os interesses muito opostos à metrópole (no Br)
Qual era a situação de Portugal no período da independência?
Portugal passava por uma longa decadência econômica, o que fez com que aumentasse mais ainda os impostos e taxas na colônia (Pombal - D. José), reforçando o monopólio comercial. Isso gerou grande insatisfação, pois a maioria dos gêneros era importada. Isso fez com que a Coroa tivesse que aumentar a estrutura administrativa para a fiscalização, para a área militar e jurídica tbm. Esses cargos eram fornecidos aos portugueses, o que gerou uma clara divisão entre os nascidos no Brasil pagando e o em Portugal, cobrando e punindo.
Qual a condição social necessária para ocorrer a independência?
É necessário que os conflitos entre a elite brasileira e a metrópole fosse mais graves que os conflitos entre essa mesma elite e os grupos sociais brasileiros.
Quais e quando foram as revoltas nativistas?
As revoltas nativistas foram de caráter local, geralmente restritas a cidades ou regiões limitada e não chegavam a propor independência. São elas:
1) Aclamação de Amador Bueno - SP (1641) - Amador Bueno rei de SP, se recusou, mesmo assim foi morto.
2) Rebelião de Beckman - MA (1684) - Má administração da Cia de Comércio do Maranhão
3) Guerra dos Emboabas - MG (1708/09) - Paulistas, descobridores das minas x Portugueses (Emboabas) direito de exploração das minas
4) Guerra dos Mascates - PE (1710/14) - proprietários rurais de Olinda x comerciantes de Recife. Olindenses deviam para Recifenhos e queriam emancipar para cobrar
5) Revolta de Vila Rica - MG (1720) - Revolta contra as casas de fundição.
No que consistia o Antigo Regime?
Antigo Regime é o sistema econômico, político e social vigente na Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII. Consistia:
1) no plano político: Absolutismo,
2) no plano econômico: Mercantilismo,
3) no plano social: sociedade estamental, porém com surgimento de classes sociais (burguesia)
Como o Sistema Colonial fazia parte do Antigo Regime?
A colonização pretendia a acumulação de capital comercial na Europa por meio do monopólio comercial, da escravidão e do tráfico negreiro.
Quais fatores históricos foram essenciais para a queda do Antigo Regime?
A Revolução Industrial liquidou o mercantilismo, pois não admitia barreiras ao consumo. A Revolução Francesa iniciou a derrubada do Absolutismo e a Independência dos Estados Unidos mostrou o resultado natural da oposição de interesses de metrópole e colônia.
Quais foram e o que queriam as Revoltas Emancipatorias?
As Revoltas Emancipatorias lutavam contra a autoridade portuguesa e defendiam abertamente a independência. Foram lideradas pela camada média e NÃO obtiveram apoio da classe dominante agrária.
1) Conjuração Mineira (1789) - motivo o Quinto e a Derrama - Elite mineradora, ideias vagas de liberalismo. Independência de MG e RJ.
2) Conjuração Baiana (1798) - participação popular, camadas pobres - influência da revolução francesa. Propunha independência da Bahia e convidava demais capitanias a se unirem.
3) Revolução Pernambucana (1817) - única q passou da fase conspirativa. Impostos, opressão militar e monopólios. Andrada formaram governo provisório. Apoio de RN, PB e Al. Durou algumas semanas.
Quais as Influências da Revolução Industrial na Independência do Brasil?
Mudou além das técnicas, a matéria prima: algodão (produto colonial). Então, áreas coloniais se tornaram fornecedoras da principal meteria prima. Além disso, houve necessidade de maiores mercados consumidores, pois produção e distribuição aumentou. Assim, a Inglaterra apoiou fortemente a independência das colônias espanholas e portuguesas.