Aula 8 Flashcards
O que é a questão das pontes de Konigsberg?
Um caminho que passe por todas as pontes só pode ter 1 começo e 1 fim. Esse caminho não pode existir em um grafo que tenha mais de 2 vértices com um número ímpar de arestas (com grau ímpar).
Quais são os elementos de rede?
Redes: grafos que compreendem vértices (nodes) e arestas (edges) que interconectam os vértices. Vértices e arestas podem ser do mesmo
tipo ou variados. O número de vértices (N) indica o tamanho da rede e o número de arestas (L) indica as interações.
Quais são as características das redes biológicas?
As redes biológicas são simplificações dos sistemas, representações abstratas. Devem capturar características essenciais dos sistemas. Os grafos são representações estáticas de redes biológicas e trazem maior escalabilidade. São estáticas porque é matematicamente mais simples.
Quais são as simplificações assumidas para as redes biológicas?
Mudanças em componentes-chave são lentas. O perfil de atividade é constante. Certas características biológicas são estáticas.
Como funciona a análise de redes? E de redes biológicas?
O objetivo é interpretar as conexões, logo entender quais componentes estão fortemente ligados, quais variáveis atuam em conjunto, a conectividade muda com o tempo ou muda com a alteração de algum componente?, tem algum padrão de conectividade?
Quando a estrutura é conhecida: entender a conectividade e compreender qual a contribuição dos componentes para a funcionalidade da rede.
Quando não é conhecida: inferir a conectividade entre os componentes.
O que são redes direcionais e não direcionais?
Quando é direcional, a aresta parte de um vértice para o outro. Quando é não direcional, a aresta não tem ponto de partida, a interação pode ocorrer nas duas direções. A direcionalidade indica que o componente influencia o outro.
O que é o grau de conectividade?
Representa o número de arestas associados a um vértice específico. Grafo não orientado: deg(N)= nº total de arestas em N. Grafo orientado: define-se o degin(N) - termina em N e degout(N) - começa em N.
O que é a matriz de adjacência?
Representação simples de uma rede de interações em que: 0 = não há conectividade entre os vértices; 1 = há conectividade entre os vértices. Para a rede não direcional: 1 para qualquer interação e 0 quando não há interação. Para rede direcional: 1 para quando a seta aponta para o componente (tem um link direcional x p/ y) e 0 para quando não (não há um link direcional).
O que é a vulnerabilidade por interconectividade?
Interconectividade por levar a falha em cascata: quando a rede serve de transporte, a falha em um local muda a carga para outros vértices. Se a carga é pouca o sistema absorve, se a carga é muita os vértices vizinhos também irão falhar e redistribuir a carga o que leva a um evento em cascata. A magnitude depende dos vértices que falharam primeiro.