Aula 5 - Memória e Aprendizagem Flashcards
Descreva as duas principais categorias de memória (implícita e explícita).
A memória implícita é chamada de memória não-declarativa. Isso ocorre porque ela consiste no armazenamento procedural e automático, como saber andar de bicicleta. Sua estruturação depende do funcionamento inter-neural de áreas como o cerebelo, os gânglios da base e o córtex frontal. Já a memória explícita, chamada de memória declarativa, consiste no armazenamento de fatos e eventos. Ela é considerada verbal, flexível e depende da interligação neural do hipocampo e do córtex temporal.
Descreva as características da memória de trabalho.
A memória de trabalho é considerada uma memória de curto prazo. Ela depende de subsistemas do tipo verbal, visuo-espacial e executivo ede disparos sustentados que transmitem dopamina.
Descreva a amnésia anterógrada. Lesões em que regiões do cérebro causam esse tipo de amnésia?
A amnésia anterógrada consiste na perda da capacidade de consolidação de memórias que acontecem depois do acidente, geralmente são de longo prazo. Lesões no lobo temporal e na área hipocampal causam esse tipo de amnésia.
Descreva mecanismos de neuroplasticidade pré e pós sinápticos.
Dentre os mecanismos pré-sinápticos, destacam-se o influxo de Ca+, a modulação por neurotransmissores retrógrados como o NO e a existência de autorreceptores pré-sinápticos. Já os mecanismos pós-sinápticos agem a partir da inserção ou remoção de receptores e alterações estruturais de receptores já existem.
Descreva os fenômenos moleculares e estruturais que acontecem seguidos da potenciação (LTP) e depressão (LTD) de longo prazo.
No caso da potenciação de longo prazo (LTP), há um influxo de íons Ca2+ pelos receptores NMDA (receptor ionotrópico de glutamato), o que contribui para a inserção de novos receptores AMPA (receptor ionotrópico de glutamato). Isso resulta na criação de novas sinapses e no fortalecimento delas de modo geral. Já no caso da depressão de longo prazo, a baixa entrada de Ca2+ induz baixa potenciação, o que reduz a eficácia de sinapse ativas e, consequentemente, a perda de receptores AMPA e a eliminação de sinapses.
Descreva mecanismos distintos e em comum presentes na formação de memória de curto e longo prazo.
A memória de curto prazo depende de mudanças na atividade das enzimas e de canais iônicos pré-existentes, enquanto que, no caso da formação de memória de longo prazo, síntese de proteínas (enzimas e canais iônicos) e alterações estruturais são necessárias. Em relação aos fatores comuns entre as duas formações de memória, ambas dependem de mecanismos elementares pré e pós sinápticos e de vias de sinalização intracelular, como fatores de transcrição e segundos mensageiros.
No famoso paciente amnésico conhecido como H. M., quais tipos de memórias foram perdidas após a cirurgia do lobo temporal? Quais tipos foram preservados?
Foram perdidas memórias que deveria ter sido formadas após a cirurgia de remoção de áreas dos lobos temporais. A consequência da cirurgia causou amnésia anterógrada no paciente, o impossibilitando de formular memórias de longo prazo. No entanto, memórias de infância, ou seja, de um passado mais distante, foram preservadas.
Em quais áreas do encéfalo foram observados correlatos neurais da memória de trabalho?
No processo de ativação da memória de trabalho, áreas como a área tegmentar ventral (VTA) e os córtex frontal, somatossesorial e visual estão correlacionadas.