Aula 2 - Receptores de Membrana Flashcards
Nossas percepções dos sinais dentro do nosso corpo e do mundo que nos rodeia são mediadas por um complexo sistema de receptores sensoriais, que detectam estímulos como tato, som, luz, dor, frio e calor.
Esses estímulos sensoriais são transformados em sinais neurais e conduzidos para o nosso sistema nervoso, onde são processados.
Quais são os 5 tipos básicos de receptores sensoriais do nosso corpo e quais estímulos eles detectam?
Mecanorreceptores: detectam compressão, vibração, tato ou estiramento no receptor ou nos tecidos adjacentes a ele.
Termorreceptores: detectam frio e calor.
Nociceptores: receptores para dor, que detectam danos físicos ou químicos nos tecidos.
Receptores eletromagnéticos: detectam luz que chegam aos nossos olhos (visão).
Quimiorrecptores: que detectam o gosto na boca, o cheiro no
nariz, o nível de oxigênio no sangue arterial, a osmolaridade dos líquidos corpóreos, a concentração de dióxido de carbono e outros fatores que compõem a química do corpo.
Ativam-se por substâncias químicas.
Obs: terminações nervosas livres são ao mesmo tempo mecamorreceptores, termorreptores e nociceptores.
O que explica um receptor sensorial ser sensível a um certo estímulo mas não a outro? Ex: por que mecanorreceptores não são sensíveis a substâncias químicas, como sabores ou aromas?
A resposta é sensibilidade diferenciada: a morfologia do receptor já é especializada para sofrer deformação de sua membrana por um estímulo específico, impossibilitando ser sensível a outros estímulos.
Explique o princípio das vias rotuladas.
Esse princípio define que desde que nosso corpo foi formado, nossas fibras nervosas foram rotuladas para transmitirem apenas um tipo de modalidade sensorial (dor, tato, visão, som, etc) para a área específica do cérebro responsável por processar esse tipo de sensação.
Defina potencial receptor.
O potencial receptor é nada mais do que a alteração do potencial de membrana dos recptores. Ele faz alusão ao potencial de membrana das células do nosso corpo.
Logo que um potencial de receptor é acionado, um potencial de membrana do neurônio ligado a ele é acionado para transmitir a sensação pelas fibras nervosas até o sistema nervoso central.
Cite os 4 tipos de mecanismos que excitam os receptores para que ocorra um potencial receptor.
O estímulo para excitar um receptor e abrir seus canais iônicos depende do tipo de receptor que ele é:
1- Deformação mecânica: excita mecanorreceptores
2- Substâncias químicas: excitam quimiorreceptores
3- Alterações de temperatura: excitam termorreceptores
4- Efeitos da radiação eletromagnética: excitam receptores eletromagnéticos
Obs: nociceptores podem ser excitados por mais de um desses tipos de estímulos, levando em consideração que são formados por terminações nervosas livres.
A) Qual a amplitude máxima do potencial receptor?
B) O que determina a amplitude desse potencial?
A) 100 milivolts aproximadamente, voltagem verificada quando a membrana dos receptores fica maximamente permeável aos íons sódio.
B) A intensidade do estímulo sensorial. Quanto mais intenso o estímulo, maior o potencial de membrana.
Existe uma relação entre o potencial receptor e os potenciais de ação. Explique-a.
Obs: consulte a imagem do gráfico em sua galeria.
O potencial receptor envia cargas elétricas para os neurônios da fibra nervosa conectada a ele quando recebe estímulo suficiente para excitar sua membrana e alcançar o limiar de excitabilidade para desencadear uma PA na fibra nervosa.
A partir desse limiar, enquanto o receptor continuar recebendo estímulos, ele gerará cada vez mais PAs e em frequências cada vez maiores.
Portanto, a relação matemática entre potencial de ação e potencial receptor é diretamente proporcional: quanto mais o potencial receptor se eleva acima do limiar (quanto maior sua amplitude), maior fica a frequência dos potenciais de ação da fibra aferente.
Observando a imagem reperestativa dos Corpúsculos de Pacini (mecanotreceptores mais sensíveis à vibração), explique como ocorre a transmissão de estímulos em suas membranas para a geração de um potencial receptor.
O Corpúsculo de Pacini é formado por várias camadas de membranas viscoelásticas (não são membranas plasmáticas) que envolvem uma fibra nervosa aferente (neurônio), a única célula presente nesse receptor. Portanto, o líquido intracelular está presente apenas no interior do neurônio. O líquido extra celular está presente entre as camadas de membranas viscoelásticas.
A vibração das membranas faz uma empurrar a outra, de modo que o LEC também seja empurrado até a mebrana do neurônio central. O LEC, rico em Na+, faz esse íon entrar na célula, aumentando o número de cargas positivas em seu interior, gerando, assim, um potencial receptor. Esse processo leva a uma despolarização contínua da membrana do neurônio até chegar a uma bainha de mielina, gerando impulsos saltatórios que criam o potecial de ação nas fibras neuronais até que a informação de vibração chegue ao SNC.
Explique a relação entre a intensidade do estímulo e o potencial receptor.
Diferente do que muitos pensam, um estímulo fraco não gera pouca excitabilidade na membrana do receptor. Os receptores são bem sensíveis aos estímulos sensoriais, o que explica podermos sentir vibrações fracas, ouvirmos sons baixos, sentirmos toques fracos na pele, etc.
Em resumo, estímulos fracos são capazes de gerar potenciais receptores elevados que gerarão potenciais de ação tão eficientes quanto aqueles gerados por estímulos intensos nos receptores
O que é o mecanismo de adaptação dos receptores?
Todos os receptores sensoriais adaptam-se parcial ou completamente aos estímulos que recebem. Isso significa que, quando um estímulo sensorial é continuamente aplicado, os neurônios recebem altas frequências de impulsos elétricos, seguido de frequências cada vez menores que podem cessar.
O que determina se os impulsos cessarão ou não é o tipo de receceptor:
Receptores fásicos (rápidos): quando estimulados, geram altas frequências de impulsos e rapidente cessam. Isso é o que ocorre com os Corpúsculos de Pacini e os receptores dos folículos pilosos (ex: quando pegamos uma mecha de cabelo, sentimos o movimento, mas, enquanto seguramos a mecha, não sentiremos mais nada, e parecerá que não há nada erguendo nosso cabelo, pois os impulsos gerados pelo receptor foram rapidamente cessados).
Receptores tônicos (lentos): costumam ser mecanorreptores que praticamente não se adaptam, pois o processo de adaptação pode levar dias. Isso é o que ocorre com receptores dos fusos musculares e das articulações (ex: ao erguer o braço, enquanto o mantivermos erguido, saberemos que ele está naquela posição, pois aqueles receptores demoram muito para reduzir a frequência de impulsos aos neurônios conectados neles; portanto, ele está sempre gerando PAs).
Outros receptores tônicos: nociceptores, receptores da mácula no aparelho vestibular (recepção de estímulos sobre o equilíbrio do corpo), barroceptores e quimiorreceptores.
Obs: veja o gráfico da figura 46-5 e a da figura 10.7 na sua galeria.
Qual a importância da característica de alguns mecanorreceptores de praticamente nunca se adaptarem a estímulos sensoriais?
Essa característica é o que permite aos seres humanos terem propriocepção, a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, posição e orientação sem a necessidade de usar a visão.
Quais são os dois mecanismos pelos quais os receptores se adaptam?
Adaptação pela estrutura viscoelástica e redistribuição líquida: é o que ocorre nos Corpúsculos de Pacini.
Acomodação: é o que ocorre nos folículos pilosos. Ele permanece na posição em que ficou por causa do estímulo e permanece ali, acomodado.
Os receptores fásicos detectam alterações da itensidade do estímulo, mas não percebem estímulos contínuos com a mesma intensidade, por isso também são chamados de “receptores de taxa de variação” ou “receptores de movimento”.
Qual a importância dessa característica dos receptores fásicos?
A importância está em sua função preditiva: Se a velocidade com que ocorre alguma alteração nas condições do organismo for conhecida, pode-se predizer quais serão essas condições em alguns segundos, ou, até mesmo, alguns minutos mais tarde.
Ex1: Os receptores dos canais semicirculares no aparelho vestibular do ouvido interno detectam a velocidade com que a cabeça começa a mudar de direção quando alguém está correndo em uma curva. Usando essa informação, a pessoa pode predizer quanto ela terá de virar nos próximos 2 segundos e pode, assim, ajustar o movimento das pernas, antecipadamente, para evitar a perda do equilíbrio.
Ex2: Quando alguém está correndo, as informações dos receptores de adaptação rápida das articulações permitem ao sistema nervoso prever onde os pés estarão durante frações precisas do próximo segundo. Dessa forma, os sinais motores apropriados poderão ser transmitidos para os músculos das pernas para fazer as correções antecipatórias necessárias na sua posição para que a pessoa não caia. A perda dessa função preditiva impossibilita a pessoa de correr.
Fibras nervosas, que trasmitem os estímulos sensoriais para o SNC, podem transmitir impulsos de forma mais rápida ou lenta, dependendo do tipo de estímulo que receberam.
A) O que determina a velocidade de condução da fibra?
B) Quais os tipos de fibras existentes? Cite exemplos.
A) A fibra ser mielinizada ou não e a grossura da fibra (quanto mais grossa, maior a velocidade de condução).
B) Fibras mileinizadas (tipo A), da mais grossa/rápida para a mais fina/ lenta: A alfa, A belta, A gama, A delta.
Fibras amielinizadas (tipo C).
Uma das características de cada sinal que sempre tem de ser transmitida é a intensidade — por exemplo, a intensidade da dor.
Os diferentes graus de intensidade do estímulo podem ser transmitidos por mecanismos que denominamos somação.
Descreva os dois tipos de somação que existem.
Somação Espacial: ao aumentar a área em que estímulo está sendo transmitido, aumenta-se o número de fibras recrutadas para transmitir o estímulo, aumentando a intensidade sensorial.
Somação Temporal: quanto maior a frequência de estímulos em um determinado intervalo de tempo, maior a quantidade de impulsos gerados nesse mesmo intervalo. Esse aumento de impulsos aumenta a intensidade da sensação.
Obs: esses tipos de somação costumam ocorrer simultaneamente.