Aula 02 Flashcards
Vitimologia, etapas, classificação e teorias
O que é vitimização secundária?
Vossa excelência, é a decorrente do tratamento dado pelas ações ou omissões das instâncias formais de controle social. Decorre do fato de ser a vítima, por vezes, ser tratada como suspeito.
Fale sobre a vitimização terciária.
Excelência, é aquela que decorre da falta de amparo dos órgãos públicos e da ausência de receptividade social em relação à vítima,
Fale sobre a vitimização primária.
Vossa excelência, essa é aquela causada pelo cometimento do crime, que provoca danos materiais, físicos e psicológicos, e ocasiona mudanças de hábitos e alterações e conduta.
O que é vitimologia?
Excelência, a vitimologia é um ramo da criminologia que trabalha com o enfoque da criminalidade sob a perspectiva da vítima.
Quem é considerado o pai da vitimologia?
Vossa excelência, o pai da vitimologia é Benjamin Mendelsohn.
O que é vitimização?
Vossa excelência, é o processo de ser vítima de uma conduta praticada por um terceiro, por si mesmo, ou ainda por um fato natural.
O que é Vitimização Indireta?
Vossa excelência, é a situação em que uma pessoa que tem uma relação de afeto ou parentesco com uma vítima direta sofre a falta de amparo da família e do círculo de amigos da vítima. As vítimas indiretas podem ser cônjuges, companheiros, familiares em linha reta, irmãos e dependentes da vítima direta
Quais vítimas são consideradas vulneráveis?
Em que consiste Síndrome de Estocolmo?
Vossa excelência, essa síndrome consiste num estado psicológico de autopreservação desenvolvido por algumas pessoas vitimadas em sequestros ou em qualquer outro crime limitador do direito de ir e vir, capaz de gerar um ambiente de extremo estresse, passando a criar laços de afeto e apreço com seu algoz.
O que é Vítima Potencial?
Vossa excelência, é alguém que, devido a certas circunstâncias, pode ser alvo de crimes ou atos violentos. As vítimas potenciais são caracterizadas por apresentar fatores que atraem o criminoso, como o seu comportamento ou estilo de vida. Estes fatores podem facilitar a prática delituosa e, por isso, as vítimas potenciais são muitas vezes vítimas do mesmo tipo de crime várias vezes.
O que é Vítima Nata?
Vossa excelência, é uma pessoa que, desde o nascimento, tem uma predisposição para ser vítima de crimes. O termo pode ser usado para descrever alguém que tem um comportamento agressivo ou uma personalidade insuportável que acaba por gerar um fato criminógeno, ou alguém que contribui diretamente para a produção de um resultado criminoso devido ao seu comportamento contrário às regras sociais
O que é Vítima Ilhada?
Vossa Excelência, é aquela solitária, que decide se afastar do âmbito social se distanciando de todos.
O que é Vítima Voluntária?
Excelência, essa é aquela vítima que participa de forma ativa e
indispensável no crime, consentindo com ele ou não fazendo oposição ao agressor. A vítima voluntária pode ser a própria arma provocadora da ação delituosa, instigando o autor do delito a consumá-lo.
O que é Vítima Falsa?
Vossa Excelência, é alguém que se comporta como se fosse vítima de um crime, mas está consciente de que não foi.
O que é Vítima Imune?
Excelência, essa é aquela pessoa que acredita estar imune a ações delituosas por conta de uma posição de poder ou prestígio que ocupa na sociedade.
O que é Vítima Simbólica?
Vossa Excelência, é alguém que é vítima porque a sua condição permite ao autor do crime atacar um sistema de valores ideológicos, partidários ou religiosos.
O que é Vítima Latente?
Excelência, é uma pessoa que contribui para a produção de um resultado criminoso devido ao seu comportamento contrário às regras sociais.
Vitimização secundária o que é?
Vossa excelência, é a decorrente do tratamento dado pelas ações ou omissões das instâncias formais de controle social. Decorre do fato de ser a vítima, por vezes, tratada como suspeito.
Qual a importância da vitima para a escola clássica?
Excelência, existem várias fases de evolução na importância da vítima, a escola clássica adotou a fase da neutralização do poder da vítima.
O que é vitimização secundária?
Vossa excelência, é a decorrente do tratamento dado pelas ações ou omissões das instâncias formais de controle social. Decorre do fato de ser a vítima, por vezes, tratada como suspeito.
O que é Síndrome de Londres?
Vossa Excelência, ocorre quando a a vítima passa a desenvolver um
sentimento de ódio, repulsa, extremo desconforto, com a presença do criminoso.
Qual a diferença entre Vitimização Direta e Indireta?
Excelência, a diferença é que a vítima direta, ou imediata, é a pessoa propriamente lesada, detentora do bem jurídico atacado. Em um crime de homicídio, a pessoa morta é vítima direta. A vítima indireta, ou mediata, é aquela que suporta indiretamente as consequências do delito.
Conceitue vítima para a criminologia.
Vossa excelência, é uma pessoa que sofre danos físicos, emocionais ou em bens, causados diretamente por um crime, ato infracional, calamidade pública, desastres naturais ou graves violações de direitos humanos.
O que é Vitimização Secundaria? Qual o nome desta violência pela nova lei?
Vossa excelência, é a decorrente do tratamento dado pelas ações ou omissões das instâncias formais de controle social. Decorre do fato de ser a vítima, por vezes, tratada como suspeito. Pela nova Lei ela é chamada de “Revitimização” ou de “Sobrevitimização”
Quais as três fases do estudo da Vitimologia?
Excelência, a evolução histórica da vitimologia se divide em três: vingança privada: vítima protagonista ostentando o direito de punir, vingança pública: estado passa a deter o direito de punir, se esquecendo da vítima e período humanista: atenção especial à vítima sob a ótica humanitária por parte do Estado
O que é a vitimização pela mal utilização das funções das instituições formais?
Vossa Excelência, é a vitimização secundária.
O que é a violência institucional?
Excelência, é aquela que ocorre quando o agente público submete uma vítima de infração penal ou a testemunha de crimes violentos a “procedimentos desnecessários, repetitivos ou invasivos, que a leve a reviver, sem estrita necessidade, a situação de violência ou outras situações potencialmente geradoras de sofrimento ou estigmatização”
O que é heterovitimização ou autoculpabilização? Exemplifique.
Vossa Excelência, consiste em um sentimento de culpa, de auto-recriminação, suportado pela vítima de um crime, por acreditar que com algum comportamento negligente acabou por dar causa à ocorrência do crime. Já a autoculpabilização ocorre quando a própria vítima se vitimiza psicologicamente, recriminando-se pelos fatos, acreditando ser também responsável pelo crime.
O que é a vítima tão culpada quanto o criminoso?
Vossa Excelência, são aquelas que cometem suicídio jogando com a sorte, exemplo: roleta russa.
O que é revitimização?
é a decorrente do tratamento dado pelas ações ou omissões das instâncias formais de controle social. Decorre do fato de ser a vítima, por vezes, tratada como suspeito.
Vitima ideal o que é? Exemplo.
Vossa Excelência, é a vítima inconsciente que se colocaria em 0% absoluto da escala de Mendelsohn, é aquela que nada fez ou nada provocou para desencadear a situação criminal, pela qual se vê danificada. Ex.: incêndio
Fale sobre a Síndrome de Lima.
Vossa Excelência, é um conjunto de sintomas de simpatia ou afeto que os sequestradores ou agressores desenvolvem em relação às vítimas.
Cite exemplo de 1ª geração de vítima.
Vossa excelência, a primeira geração de vítima tem como exemplo a lei do talião, olho por olho, dente por dente, com a ideia de vingança privada sendo a vitima protagonista e ostentando o direito de punir.
Na teoria lombrosiana. O que é um criminoso louco?
São os que apresentam caracteristicas de crueldade e pervesidade
O que é heterovitimização? Exemplo?
Vossa Excelência, consiste em um sentimento de culpa, de auto-recriminação, suportado pela vítima de um crime, por acreditar que com algum comportamento negligente acabou por dar causa à ocorrência do crime.
Exemplo: Quando uma vítima de estupro se culpa por ter chamado menos atenção ou por ter dançado demais
O que é Complexo de Édipo?
É uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.
O que é Cleptomaníaca?
É um transtorno incapacitante do controle dos impulsos, caracteriza-se pelo furto repetitivo e incontrolável de itens que são de pequena utilidade para a pessoa acometida por esse transtorno.
Qual é a importância da vítima para a escola clássica?
O que são vítimas tão culpadas quanto o criminoso?
São aquelas que cometem suicídio jogando com a sorte, exemplo, roleta russa
O que é vítima unicamente culpada?
É aquela cuja responsabilidade pelo evento deve ser atribuída unicamente à vítima
O que é prevenção terciária e sobre quem ela recai?
é a que se destina unica e exclusivamente ao recluso
O que são vítimas ideais?
É a que nada fez ou nada provocou para desencadear a situação criminal.
O que é vitimização secundária ou sobrevitimização?
É a decorrente do tratamento dado pelas ações ou omissões das instâncias formais de controle social.
O que é heterovitimização ou autoculpabilização?
Consiste num sentimento de culpa, de autorrecriminizacao suportado pela vítima de um crime, por acreditar que com algum comportamento negligente acabou por dar causa a ocorrência do crime.
Na circunstância do estelionato o que significa a expressão: “vítima tão culpada quanto o criminoso”?
São aquelas cuja participação ativa é imprescindível para o crime, é é exatamente o que ocorre com o crime de estelionato, cuja a participação da vitima é indispensável
Quais são os processos de vitimização na criminologia?
Vitimização primaria, secundaria e terciária
Mencione as fases da vítima
Vingança privada (idade de ouro)
Vingança pública (neutralização do poder da vitima)
Período humanista (redescobrimento da vitima)
Em que consiste a criminalização primária?
Refere-se àcriação e definição de leis criminais pelo poder legislativo
O que é a Síndrome de Estocolmo?
Trata-se do estado psicológico de autopreservacao desenvolvido por pessoas vítimas de sequestros ou outro crime limitador do direito de ir e vir capaz de gerar um ambiente de extremo estresse, passando a vítima a criar laços de afeto pelo seu algoz
Fale sobre a vitimização primária.
É aquela causada pelo cometimento do crime, provocando danos materiais, físicos e psicológicos.
Qual o público-alvo das políticas públicas
na prevenção terciária?
Os presos, detentos.
O que é Vítima Inocente?
é a que nada fez ou nada provocou para desencadear a situação criminal
O que é uma vítima provocadora para a criminologia?
é aquela que sua própria conduta incita o infrator a cometer a infração
Vítima de aborto consentido é classificada na criminologia como que tipo de vítima?
vítima tão culpável como o infrator ou vítima voluntária
Quem são as vítimas consideradas como únicas culpadas?
são aquelas cuja responsabilidade pelo evento criminoso deve ser atribuída a ela somente.
Vitimodogmática, o que é?
é um ramo da vitimologia que analisa a participação da vítima em um crime, considerando a sua contribuição para o fato
Normas jurídicas que apresentam a revalorização da vitima:
Lei Maria da Penha
Jecrim
Henry Borel
que são vítimas autênticas?
são aquelas que não contribui para o crime
O que é vítima inocente ou ideal?
vítima inocente ou ideal é a que nada fez ou nada provocou para desencadear a situação criminal
O que é Vítima ideal e Vítima provocadora?
Ideal é a vítima inconsciente que se colocaria em 0% absoluto da escala de Mendelsohn, é aquela que nada fez ou nada provocou para desencadear a situação criminal, pela qual se vê danificada. Ex.: incêndio
Já a provocadora é aquela que sua própria conduta incita o infrator a cometer a infração
o que é dupla penal?
é a relação entre a vítima e o autor do crime
Qual é a relação entre
leis penais e a vitimologia? Informe dois expoentes da doutrina vitimologica moderna.
Falar sobre a vítima sendo um dos objetos de campo de estudo da criminologia e das normas que valorizam o papel da vitima, como maria da penha.
Benjamin Mendelsohn e Hans von Hentig
O que se entende por vitimização difusa?
A vítimização difusa ocorre em crimes cuja vítima é a sociedade.
Cite um exemplo de vítima totalmente inocente.
VÍTIMA DE BALA PERDIDA
Alguém pode ser vítima e criminoso simultaneamente? Por quê?
Sim, é possível que uma pessoa seja vítima e criminosa ao mesmo tempo, quando participa ativamente do resultado delitivo. Um exemplo disso é o crime de estelionato, quando a vítima atua de forma torpe e com má-fé
Do que se trata vítima menos culpada que o delinquente?
Também chamada de vitima por ignorância é aquela que por um determinado ato pode conter um certo grau de culpa, acaba por causar sua própria vitimização.