Aula 00 - Conceitos Gerais Flashcards
Objeto de estudo Campo de aplicação Finalidade Função Componentes Patrimoniais Técnicas Contábeis Princípio da Entidade
O que é Contabilidade?
Contabilidade é a ciência SOCIAL que estuda e pratica as funções de ORIENTAÇÃO, de CONTROLE e de REGISTRO dos atos e fatos de uma administração econômica (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924).
Outra definição que se pode dar a Contabilidade é:
A Contabilidade é, objetivamente, um SISTEMA DE INFORMAÇÃO e avaliação destinado a PROVER SEUS USUÁRIOS COM DEMONSTRAÇÕES e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização’’ (IPECAFI)
Qual a principal finalidade da contabilidade?
A principal finalidade da contabilidade é fornecer INFORMAÇÕES aos seus usuários para ajudar na TOMADA DE DECISÕES. Essas informações são sistematizadas e padronizadas através das DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS também chamadas de DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS.
Divisão didática de Contabilidade:
- Contabilidade TEÓRICA: focado no estudo da Contabilidade como ciência, estudando seus princípios, teorias, axiomas.
- Contabilidade PRÁTICA: está preocupada com o REGISTRO DE FATOS que interessam à Contabilidade em livros competentes
Objeto de estudo da contabilidade:
O objeto de estudo da Contabilidade é o PATRIMÔNIO das entidades. Por patrimônio, entenda o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.
Quando falamos de ativos estamos tratando de como são aplicados os recursos da entidade. Já quando falamos de passivo estamos tratando quais as origens dos recursos.
Campo de Aplicação da Contabilidade:
O campo de aplicação da Contabilidade são as AZIENDAS. Por azienda devemos entender o patrimônio de uma pessoa que é gerido de maneira organizada.
Temos três tipos de aziendas:
- Aziendas econômica: objetiva o lucro - Empresas
- Aziendas econômicos-social: o lucro é destinado para outros fins que não a remuneração do capital empregado - Associações;
- Aziendas sociais: não possui escopo lucrativo - Governo
Os usuários das demonstrações contábeis podem ser externos ou internos. Defina cada um dele e dê exemplos:
Usuários internos são os que têm acesso às informações da entidade para tomada de decisões em nível estratégico. Exemplos: Alta e média gerência da empresa; conselho de administração; acionistas controladores.
Usuários externos são os que não têm livre acesso às informações contábeis da empresa, devendo esperar as demostrações contábeis para tanto. São exemplos as demais pessoas envolvidas na vida empresárial como empregados, acionistas minoritários, governo, público em geral, credores, investidores e etc.
O que diz os CPC 00 sobre os usuários PRINCIPAIS da contabilidade?
“Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.”
Um auditor fiscal por exemplo não é usuário principal, pois, possui prerrogativa de solicitar informações diretamente à empresa.
Os usuários principáis são sempre externos, mas o contrário não é verdadeiro.
Essencialmente, a contabilidade possui duas funções, quais são elas:
a) função ADMINISTRATIVA: como função administrativa, a contabilidade ajuda no CONTROLE DO PATRIMÔNIO. A saber, por exemplo, quanto temos de mercadoria em estoque, quanto temos de pagar de tributos, qual o valor que temos a pagar de salários, qual o montante que temo em caixa, no banco.
b) função ECONÔMICA: a função econômica da contabilidade está atrelada à APURAÇÃO DO LUCRO OU PREJUÍZO do exercício, também conhecido como “RÉDITO” ou resultado do exercício.
Quais os componentes do PATRIMONIO?
- ATIVO são os bens e direitos da empresa. Assim, quando a empresa compra uma máquina para ser usada na produção, está comprando um Ativo.
- PASSIVO são as obrigações da empresa. Aquilo que ela tem que pagar ou, em alguns casos, transferir a alguém. Digamos que uma empresa compre uma máquina para usar na produção e irá pagar em 12 prestações mensais. A máquina (já vimos) é um ativo. A dívida com o fornecedor (as 12 prestações que a empresa tem que pagar) é um Passivo.
- PATRIMÔNIO LÍQUIDO é a diferença entre os ativos e os passivos de uma entidade. Também conhecido como RIQUEZA PRÓPRIA ou SITUAÇÃO LÍQUIDA. Imagine que uma empresa decida encerrar suas operações. Se ela vender todos os seus ativos e pagar todas as dívidas, o que sobra para os sócios é seu patrimônio líquido.
IMPORTANTE SABER:
Patrimônio bruto ou patrimônio total = total de ativo
Patrimônio líquido = Ativo - Passivo
Quais as quatro Técnicas Contábeis?
- Escrituração (registro dos fatos contábeis)
- Elaboração das Demonstrações Contábeis (compilado de tudo o que ocorrei com o patrimonio da empresa durante o exercício social - 1 ano)
- Auditoria (verificação e comprovação das demonstrações contábeis)
- Análise das demonstrações contábeis (ánalise realizada após a publicação e auditação das demonstrações contábeis para o usuário tomar suas decisões)
Princípio da Entidade:
Princípio que estabelece que os bens e direiros da empresa são distindos dos bens e direitos dos sócios.
Qual o propósito das demonstrações contábeis?
O propósito das demonstrações contábeis reside no atendimento das necessidades informacionais de usuários externos que não se encontram em condições de requerer relatórios especificamente planejados para atender às suas necessidades peculiares.
Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido
Patrimônio bruto, patrimônio total ou simplesmente patrimônio é sinônimo para a expressão ativo.
Patrimônio líquido é a diferença entre ativo e passivo da entidade.