Aula 00 - Conceito Flashcards
Os ativos mostram como são aplicados os recursos da entidade, e os passivos, quais as origens dos recursos.
Certo
Qual é o campo de aplicação da contabilidade?
As aziendas ou entidades.
Qual o objeto de estudo da contabilidade?
O patrimônio
Quais são as técnicas da contabilidade?
Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditoria e Análise de Balanços
Quais são as funções da contabilidade?
Função administrativa: ajuda no controle do patrimônio. Função econômica: realiza a apuração do lucro ou prejuízo do exercício.
A Receita Federal do Brasil e demais autoridades tributárias, são usuários internos ou externos?
Externos
Acionistas não controladores são usuários internos ou externos?
Externos
Conselho de Administração são usuários internos ou externos?
Internos
Alta e Média Gerência da empresa e Acionistas Controladores são usuários internos ou externos?
Internos
Os Investidores são usuários internos ou externos?
Externos
(CEBRASPE/Polícia Federal/Perito Criminal/2018) A contabilidade teórica consiste no registro das operações de determinada entidade em livros mantidos para essa finalidade.
A Contabilidade pode ser dividida didaticamente em Contabilidade Teórica e Contabilidade Prática. A primeira se preocupa em apresentar a Contabilidade como ciência, estudando seus princípios, objeto de estudo e normas. Por sua vez, a Contabilidade Prática aplica as técnicas e princípios de maneira prática, como por exemplo, registrar as operações em livros. Item errado, pois confundiu os dois conceitos.
Gabarito: Errado.
(CEBRASPE/TCE-RO/Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis/2019) Segundo o CPC os relatórios contábeis-financeiros “objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o
propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários”. Ainda que destinados a usuários em geral, esses relatórios destinam-se prioritariamente à tomada de decisão por parte:
a) do fisco.
b) dos governos em geral.
c) dos órgãos supervisores.
d) dos investidores existentes e potenciais.
e) dos administradores e gestores em geral.
Letra d.
De acordo com o CPC 00 (R2):
1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os
principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.
Portanto, em que pese estarmos dizendo que os usuários podem ser externos ou internos, há também aqueles que são os usuários PRINCIPAIS, ou seja, aqueles a quem as demonstrações contábeis se destinam principalmente
(FGV/Oficial de Chancelaria/MRE/2016) No controle do patrimônio, a riqueza líquida de uma entidade ao final de um período pode ser obtida pelo confronto de:
a) ativos, receitas e provisões;
b) ativos e passivos financeiros;
c) bens, direitos e obrigações;
d) receitas e despesas;
e) obrigações exigíveis e não exigíveis
O confronto entre o ativo e o passivo nos dá a riqueza própria da entidade, também conhecido como capital próprio ou patrimônio líquido. Aqui não seria o caso de confrontar receitas e despesas, pois isso nos informaria o lucro ou prejuízo do período e não o total da riqueza líquida da entidade.
Portanto, o gabarito é letra c.
Letra D. Conforme os ensinamentos dos professores Júlio Cardozo e Luciano Rosa, os Direitos Reais são direitos sobre COISAS, enquanto Direitos Pessoais referem-se a PESSOAS, alguém que deve algo para a entidade. Com base nesse critério, os bens da entidade seriam direitos reais e os direitos seriam direitos pessoais.