Aula 00 - Computação em Nuvem Flashcards
O que seria computação em nuvem?
A Computação em Nuvem pode ser definida como um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis, tais como hardware, plataforma de desenvolvimento, serviços, data centers e servidores distribuídos em diferentes posições geográficas pelo mundo.
Qual as principais vantagens da computação em nuvem?
Redução de custos
Liberação do espaço físico
Redução do consumo de energia
transferência de responsabilidades
redução da folha salarial
otimização de recursos
entre outros
Em 2011, o NIST (NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY) criou um documento que estabelece definições de computação em nuvem que vêm sendo adotadas no meio acadêmico. Quais são elas?
Criou para a computação em nuvem:
-cinco características essenciais (broad network access; rapid elasticity; measures services; on-demand self-services; resource pooling)
-três modelos de serviços (Software as a Servie - SaaS; Platform as a Service - PaaS; Infrastructure as a Service - IaaS)
-quatro modelos de implantação - tipos de nuvem (public, private, hybrid e community)
Quais são as cinco características essenciais da Computação em Nuvem?
1) SERVIÇOS MENSURÁVEIS (Measured Service):
Os serviços de nuvem monitoram todos os recursos tecnoloficos de modo a otimizá-lo da melhor maneira possível e de forma transparente para o fornecedor quanto para o consumidor dos serviços.
2) ELASTICIDADE RÁPIDA (Rapid Elasticity): A elasticidade rápida é a capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instataneamente - de forma automática e transparente.
3) AMPLO ACESSO À REDE (Broad Network Access): Todas as funcionalidades estão disponíveis através da rede e são acessíveis por meio de mecanismos que promovem o uso de plataformas heterogêneas (smartphone, laptops, tablet, etc)
4) AGRUPAMENTO DE RECURSOS (Resource Pooling): Recursos computacionais devem ser agrupados para servir a múltiplos consumidores, com recursos físicos e virtuais sendo arranjados e rearranjados dinamicamente conforme a demanda desses consumidores
5) AUTOSSERVIÇO SOB DEMANDA (On-Demand Self-Service): O autosserviço sob demanda trata da capacidade de fornecer funcionalidade computacionais de maneira automática, sem que haja a necessidade de o usuário interagir com provedor de serviço.
Quais são os três Modelos de serviços disponibilizados pela computação em nuvem?
1) IaaS (Infrastructure as a Service): Trata-se da capacidade que o provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente
2) PaaS (Platform as a Service): Trata-se da capacidade oferecida pelo provedor para o desenvolvimento de aplicativos que serão executados e disponibilizados na nuvem
3) SaaS (Software as a Service): Trata-se de aplicativos de internet, armazenados em nuvem, que fornecem uma série de serviços sob demanda com potencial de escala global via navegador web.
Quais são os quatros modelos de implantação ou tipode de computação em nuvem?
1) NUVEM PÚBLICA: Trata-se de uma infraestrutura de nuvem aberda para o públivo em geral via Internet - os serviços são disponibilizados a qualquer pessoa que queira utilizá-lo ou comprá-lo (gratuitamente ou não).
2) NUVEM PRIVADA: Trata-se de uma infraestrutura de nuvem que pode ser acessada por um grupo exclusivo e restrito de pessoas de uma organização pela internet ou por uma rede interna privada.
3) NUVEM HÍBRIDA: Trata-se da combinação de duas ou mais infraestruturas de nuvens distintas (privada, comunitária ou pública) que permanecem como estidades únicas, mas que são unidas por tecnologias padronizadas ou proprietárias - e devem permitir a portabilidade de dados e aplicaçoes.
4) NUVEM COMUNITÁRIA: Trata-se de uma nuvem exclusiva e restrita para grupos que possuam interesses em comum. Pode ser de propriedade, administração e operação por uma ou mais organizações na comunidade, um terceiro, ou alguma combinação deles - e pode existir dentro ou fora das instalações.
Qual a definição de armazenamento em nuvem?
Armazenamento em Nuvem significa armazenamento virtualizado ou – colocado de maneira mais simples – trata-se de backup online. Esse termo define recursos que permitem a um usuário de Internet, em qualquer lugar, com qualquer sistema operacional e qualquer dispositivo de hardware possa acessar arquivos na Internet em sites que permitem o armazenamento de cópias de segurança.
Exemplos de armazenamento em nuvem: Google Drive; DropBox; OneDrive e iCloud
Cite alguns exemplos de ferramentas colaborativas muito utilizadas.
-G Suite = Esse pacote profissional do Google inclui os famosos Google Documentos, Google Planilhas, Google Agenda, Google Apresentações, Google Drive e outras aplicações que permitem a criação e edição de arquivos na nuvem.
-Office 365= Microsoft 365 é uma versão online por assinatura da suíte de aplicativos para escritório/produtividade Microsoft Office, focado no trabalho colaborativo simultâneo de uma grande equipe e na segurança, lançado em junho de 2011 desenvolvido pela empresa Microsoft.
-Trello= O Trello já se consagrou como uma das plataformas de produtividade mais utilizadas no mundo dos negócios. A grande vantagem dessa ferramenta é a facilidade em gerenciar projetos online e colaborar com a equipe à distância, graças ao formato inspirado no método Kanban — sistema de controle de processos por meio de cartões que surgiu na indústria japonesa e faz parte dos métodos ágeis modernos.
-Zoom= A Zoom é a ferramenta de videoconferência mais popular entre as empresas e líder de mercado na categoria. Ela permite que você faça reuniões online com até 1000 participantes de uma vez, compartilhe a tela do computador, grave as chamadas e ainda use recursos colaborativos como agendamento integrado e co-anotações em quadro branco.
-Microsoft Teams= O Microsoft Teams vem ganhando espaço no mercado de ferramentas colaborativas pela praticidade e variedade de recursos. A plataforma permite fazer reuniões online por vídeo com até 250 pessoas e oferece 10 GB de espaço de armazenamento para arquivos da equipe, além de incluir o compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos do Microsoft Word, PowerPoint e OneNote.
-Asana= O Asana é mais uma opção para manter a equipe conectada, gerenciar projetos e administrar prioridades no home office. A plataforma inclui recursos como metas, formulários, automatização de tarefas de rotina, cronogramas, portfólios e várias outras funções que dão uma visão completa do trabalho e otimizam a colaboração.
Escalabilidade
Trata da habilidade de uma infraestrutura ser capaz de suportar o aumento de carga no longo prazo como semana, meses, anos. Está ligada a arquitetura do software