Aula 00/01 - PMBOK Flashcards
(ESAF – Analista de Finanças e Controle – Tecnologia da Informação - 2005) Segundo o PMBOK, um projeto pode ser definido como
a) um empreendimento “cíclico” ou continuado com o objetivo de criar produtos ou serviços “variados”. O termo “cíclico” significa que cada projeto não tem nem começo nem fim definidos e o termo “variados” significa que os produtos ou serviços produzidos devem ser os mais diversificados possíveis, garantindo assim a característica de reaproveitamento de um projeto.
b) um empreendimento “cíclico” ou continuado com o objetivo de criar um produto ou serviço “único”. O termo “cíclico” significa que cada projeto não tem nem começo nem fim definidos e o termo “único” significa que o produto ou serviço produzido é, de alguma forma, diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes.
c) um empreendimento “temporário” com o objetivo de criar um produto ou serviço “único”. O termo “temporário” significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos e o termo “único” significa que o produto ou serviço produzido é, de alguma forma, diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes.
d) um empreendimento “temporário” com o objetivo de criar produtos ou serviços “variados”. O termo “temporário” significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos e o termo “variados” significa que os produtos ou serviços produzidos devem ser os mais diversificados possíveis, garantindo assim a característica de reaproveitamento de um projeto.
e) um empreendimento tanto “cíclico” ou continuado quanto “temporário”, com o objetivo de gerenciar o desenvolvimento de produtos que envolvem mão de obra especializada.
letra c).
(FCC – SEFAZ/SP – Agente Fiscal de Rendas – 2009 – Tecnologia da Informação) A respeito dos conceitos aplicados aos Projetos, segundo o PMBOK, é INCORRETO afirmar:
a) A equipe do projeto, como uma unidade de trabalho, raramente sobrevive ao projeto.
b) Um projeto é um esforço contínuo que visa manter um serviço em funcionamento.
c) Geralmente, o termo “temporário” não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto.
d) Pode ser classificado como projeto aquele que é do tipo de pesquisa que
desenvolve um conhecimento.
e) Os projetos podem criar uma capacidade de realizar um serviço.
b) Errado!
(FCC – TRE/SP – Analista Judiciário – Análise de Sistemas 2012) Sobre gerência de projetos, é INCORRETO afirmar que
a) não existe necessariamente uma relação direta entre o valor cobrado por um sistema e o custo de seu desenvolvimento.
b) o tempo necessário para a finalização de um projeto é sempre proporcional ao número de pessoas alocadas a ele.
c) entre os fatores que alteram a produtividade de um software estão o
ambiente de trabalho e o processo de desenvolvimento.
d) o preço de um software frequentemente é adequado para se fechar um contrato com o cliente e as funcionalidades oferecidas são, então, ajustados para se adaptar a esse preço.
e) existem diversas técnicas de estimativa de custos de sistema e, ao se preparar a estimativa de custo, diversas técnicas devem ser utilizadas.
Alternativa b).
(FCC – INFRAERO – Analista de Sistemas – Gestão de TI - 2011) No tocante à abrangência do escopo, na sequência do mais reduzido e específico para o mais abrangente e alinhado à estratégia da organização, encontram-se os processos de gerenciamento de
a) projeto, de portfólio e de programa.
b) programa, de portfólio e de projeto.
c) portfólio, de projeto e de programa.
d) projeto, de programa e de portfólio.
e) programa, de projeto e de portfólio.
alternativa d).
(FCC – TRE/CE – Técnico Judiciário – Operação de Computador - 2012) De acordo com o estabelecido no PMBOK, NÃO é uma fase do ciclo de vida de um projeto
a) o início.
b) o encerramento.
c) a organização e preparação.
d) a execução.
e) a integração
A alternativa e) foge
do contexto.
(FCC – ARCE – Analista de Regulação – Analista de Sistemas – 2012) O PMBoK – Project Management Body of Knowledge traz um glossário com termos padronizados que são frequentemente usados em
projetos, programas e atividades de gerenciamento. Existe uma associação
correta entre um termo e sua definição em:
a) Ciclo de vida do produto: conjunto de fases, geralmente em ordem sequencial, cujos nomes e quantidades são determinados pelas necessidades de
controle da organização ou organizações envolvidas no projeto. Um ciclo de vida
pode ser documentado com uma metodologia.
b) Sistema de controle de mudanças: conjunto de procedimentos formais e documentados que define como as entregas e a documentação do projeto serão controladas, alteradas e aprovadas. Na maior parte das áreas de aplicação, o sistema de controle de mudanças é um subconjunto do sistema de gerenciamento de configuração.
c) Validação: processo de formalização da aceitação das entregas do
projeto terminadas
d) Ciclo de vida do projeto: conjunto de fases que não se sobrepõem, geralmente em ordem sequencial, cujos nomes e quantidades são determinados pelas necessidades de fabricação e controle da organização. A última fase do ciclo de vida geralmente é a deterioração e a morte do produto.
e) Validação do escopo: técnica de avaliação de um componente ou produto durante ou no final de uma fase ou projeto para garantir que está de acordo com os requisitos especificados.
Nossa resposta correta é a
alternativa b).
(FCC – TRT/6ª Região – Analista Judiciário – Tecnologia da Informação – 2012) Com relação ao ciclo de vida do produto, segundo o PMBOK, considere:
I. Geralmente o ciclo de vida de um projeto está contido em um ou mais ciclos de vida do produto. O ciclo de vida do produto consiste em fases do produto, geralmente sequenciais e não sobrepostas, determinadas pela necessidade de produção e controle da organização, sendo que a última fase do ciclo de vida de um produto é a entrega para o cliente final.
II. Vários aspectos do ciclo de vida do produto prestam-se à execução como projetos, por exemplo, a realização de um estudo de viabilidade, a condução de pesquisas de mercado, a execução de campanhas publicitárias, a instalação de um produto, realização de dinâmicas de grupo e de avaliações de produtos em mercados de teste. Em cada um destes exemplos, o ciclo de vida do projeto difere do ciclo de vida do produto.
III. Quando a saída do projeto está relacionada a um produto, existem
muitas relações possíveis. Por exemplo, o desenvolvimento de um novo produto
pode ser um projeto em si. Ao mesmo tempo, um produto existente pode se
beneficiar de um projeto para o acréscimo de novas funções ou características.
Está correto o que se afirma em
a) II e III, apenas.
b) I, II e III.
c) I e III, apenas.
d) I, apenas.
e) III, apenas.
O que nos leva a marcar a alternativa a).
(FCC – Prefeitura de São Paulo – Auditor Fiscal Tributário Municipal I (ISS) – Tecnologia da Informação – 2012)
Segundo o PMBOK, os ativos de processos organizacionais incluem qualquer um ou todos os ativos relacionados a processos, de quaisquer ou todas as organizações envolvidas no projeto que podem ser usados para influenciar o sucesso do projeto. Os ativos de processos organizacionais podem ser agrupados
em duas categorias. São elas:
a) Processos individuais e Processos coletivos.
b) Processos e procedimentos e Base de conhecimento corporativa.
c) Processos de gerenciamento e Processos externos.
d) Processos de planejamento e Processos de execução.
e) Processos de monitoramento e controle e Processos de encerramento.
alternativa b).
(Cesgranrio – BNDES - Analista de Suporte - 2008) Segundo o PMBOK, NÃO é característica de um projeto:
a) possuir início e fim definidos.
b) desenvolver-se em etapas e continuar por incrementos.
c) ser contínuo e repetitivo.
d) criar serviços únicos.
e) criar produtos únicos.
alternativa c).
(ESAF – STN – Desenvolvimento de Sistemas de Informação - 2008) O conjunto de atividades necessárias à criação de um
serviço exclusivo, até uma data limite, representa
a) uma implementação
b) uma operação
c) um programa
d) um projeto
e) uma instrução
Alternativa d).
(FMP – ISS/POA – Agente Fiscal da Receita Municipal - 2012) Qual das alternativas listadas corresponde à definição de projeto, de acordo com o PMBOK?
a) Desenvolvimento de um produto esperado dentro do prazo e custo esperado.
b) Conjunto de indivíduos e organizações envolvidos ou que serão afetados positivamente ou negativamente no resultado final.
c) Conjunto de ações cujo resultado, em um dado período, contribui para o atendimento de uma necessidade administrativa ou operacional.
d) Grupo de ações designados a alcançar um objetivo estratégico abrangente.
e) Um esforço temporário com a finalidade de criar um produto/serviço único.
Alternativa
e).
(FCC – TRT 6ª Região - Analista Judiciário – Tecnologia de Informação – 2012) Segundo o PMBOK, a governança de projetos oferece um método abrangente e consistente de controle e garantia de sucesso do projeto, considerando duas restrições que devem ser observadas.
Uma das restrições é que a abordagem da governança do projeto deve ser descrita no plano de gerenciamento do projeto. A outra é que:
a) em projetos com várias fases, pode ocorrer mais de uma relação entre elas durante o ciclo de vida do projeto. A governança do projeto deve se restringir às fases isoladas, deixando o tratamento das relações com a equipe de gerenciamento do projeto.
b) da mesma maneira que o gerenciamento do projeto, a governança do projeto deve dividir um projeto em duas fases onde uma equipe diferente pode escolher gerenciar todo o trabalho como uma única fase.
c) a organização da governança do projeto deve estabelecer políticas que
padronizam todos os projetos, enquanto a equipe de gerenciamento é encarregada de escolher as políticas mais apropriadas para seu projeto específico.
d) a governança do projeto deve se adequar ao contexto mais amplo do programa ou da organização patrocinadora.
e) a equipe de governança do projeto precisa identificar as partes interessadas, tanto internas quanto externas, a fim de determinar os requisitos e as expectativas em relação ao projeto de todas as partes envolvidas.
d) É a correta! Simplificando: a governança do projeto deve ocorrer no
escopo do projeto (ou seja, não deve haver ingerências em outras áreas da
empresa), assim como deve adequar-se ao seu programa e a quem o patrocina.
(FMP – ISS/POA – Agente Fiscal da Receita Municipal -
2012) Segundo o PMBOK, qual conceito é expresso com a frase: “Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de alcançar seus objetivos”.
a) Planejamento estratégico.
b) Gerência de projetos.
c) Definição de operações.
d) Definição de projeto.
e) Gerência de operações.
Alternativa b).
(Cesgranrio - Eletrobrás – Analista de Sistemas – Engenharia de Software – 2010) Um gerente de projetos está tentando concluir um projeto de desenvolvimento de software, mas está enfrentando dificuldades para designar adequadamente os recursos, devido à sua pouca autoridade. Os recursos já alocados não têm dedicação exclusiva, pois o tempo é dividido entre as tarefas departamentais e a do projeto. Considerando o PMBOK,
em qual forma de organização o gerente de projetos trabalha?
a) matricial forte
b) matricial apertada
c) funcional
d) projetizada
e) projetizada compartilhada
letra c).
(Cesgranrio – Petrobrás – Analista de Sistemas Júnior
– Processos de Negócio - 2011) Segundo o PMBOK 5a Edição, as estruturas
organizacionais influenciam na forma como os projetos são executados. Nesse contexto, na estrutura organizacional
a) funcional, quem controla o orçamento é o gerente de projeto.
b) matricial fraca, a autoridade do gerente de projeto é de considerável a
total.
c) matricial balanceada, o pessoal administrativo da gerência do projeto
trabalha para o mesmo em tempo integral.
d) matricial forte, a disponibilidade de recurso é de moderada a alta.
e) projetizada, o papel de gerente de projeto é de dedicação parcial.
d) Correta.
(ESAF – Comissão de Valores Mobiliários – Analista de
Sistemas – 2010) Segundo o PMBOK, são stakeholders de um projeto:
a) Gerente do Projeto. Patrocinador do Projeto. Cliente, Diretoria. Gerente
Executivo. Gerentes de Departamento. Fornecedores. Distribuidores.
b) Gerente do Projeto. Analista do Projeto. Cliente. Programa de
Treinamento. Assessoria. Gerentes de Conta. Fornecedores Concorrentes.
Mantenedores.
c) Pool de Programação. Controlador do Projeto. Servidores. Diretoria.
Gerente Executivo. Gerentes de Operações. Entidades Externas. Webmasters.
d) Gerente do Projeto. Patrocinador do Projeto. Cliente. Coachers.
Secretaria Executiva. Gerentes de Treinamento. Fornecedores. Empresas
Concorrentes.
e) Gerente do Projeto. Estratégias. Logística. Diretoria. Escritório de
Projetos. Gerentes de Contingência. Fornecedores. Distribuidores
letra a).
(FCC – TRE/RJ – Analista de Sistemas – 2012) O Project
Management Body of Knowledge (PMBoK) é um conjunto de práticas em
gerência de projetos que divide o ciclo de vida do projeto em cinco grupos de processos, entre os quais:
a) Monitoramento e Controle, Execução e Crítica.
b) Iniciação, Crítica e Execução.
c) Planejamento, Otimização e Garantia da Qualidade do Processo.
d) Otimização, Planejamento e Encerramento.
e) Iniciação, Planejamento e Monitoramento e Controle.
letra e).
(ESAF – Analista de Finanças e Controle – Desenvolvimento de Sistemas da Informação - 2012) São Áreas de Conhecimento do PMBOK:
a) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Tempo do
Projeto, Gerenciamento da Iniciação do Projeto.
b) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Tempo do
Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
c) Gerenciamento do Planejamento do Projeto, Gerenciamento do Tempo
do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
d) Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento das Contratações
de Serviços de TI do Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
e) Gerenciamento do Controle do Projeto, Gerenciamento do Tempo do
Projeto, Gerenciamento de Aquisições do Projeto.
letra b)
(FCC – TJ/RJ – Analista Judiciário – Analista de
Suporte – 2012) Quanto ao PMBOK, controlar as comunicações, definir as
atividades e desenvolver o plano de RH são, respectivamente, pertencentes ao contexto dos grupos de processos
a) Monitoramento e controle, Planejamento e Planejamento.
b) Monitoramento e controle, Planejamento e Execução.
c) Planejamento, Execução e Monitoramento e controle.
d) Planejamento, Planejamento e Planejamento.
e) Execução, Planejamento e Execução
alternativa a)
(FCC – INFRAERO – Analista Superior III – Analista de
Sistemas/Gestor de TI – 2011) O PMBOK (4a edição) contém 47 processos
de gerenciamento de um projeto, indicando também os 5 grupos em que os
processos se distribuem, e as respectivas áreas de conhecimento associadas a cada um. Nesse contexto, é correto afirmar:
a) Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para
o objetivo de um projeto.
b) Todas as áreas de conhecimento são abordadas no grupo Monitoramento
e Controle.
c) Os recursos humanos e as aquisições, as comunicações e a garantia da
qualidade são áreas de conhecimento envolvidas mais intensamente com o
grupo Planejamento.
d) Desenvolver plano de gerenciamento de projeto e Orientar e gerenciar a
execução são atividades (processos) que ocorrem na área de conhecimento
Integração, área esta que se faz presente em todos os grupos, exceto no
Encerramento.
e) Identificar as partes interessadas, Gerenciar o engajamento das partes
interessadas e Controlar as comunicações são processos da área de
conhecimento Comunicações, dentro do grupo Execução.
alternativa
a)
(FCC – TRT/24ª Região – Analista Judiciário –
Tecnologia da Informação – 2012) Descreve os processos relativos à
garantia de que o projeto inclua todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário. Inclui a criação do EAP e a coleta de requisitos. Tal é o
gerenciamento
a) do escopo do projeto.
b) de tempo do projeto.
c) da qualidade do projeto.
d) de integração do projeto.
e) de riscos do projeto.
Alternativa a)
(FCC – INFRAERO – Analista Superior III – Analista de Sistemas/Engenharia de Software – 2011) A área de conhecimento que possui pelo menos um processo em cada um de todos os cinco grupos de processos do PMBOK é a área de Gerenciamento
a) de Tempo do Projeto.
b) da Qualidade do Projeto.
c) das Comunicações do Projeto.
d) de Integração do Projeto.
e) de Recursos Humanos do Projeto
Alternativa d)
(FCC – TCM/PA – Técnico de Informática – 2010) Segundo o PMBOK, o Termo de Abertura do Projeto é um resultado do Grupo de Processos e da Área de Conhecimento denominados, respectivamente,
a) Iniciação e Gerenciamento da Integração.
b) Planejamento e Gerenciamento do Tempo.
c) Planejamento e Gerenciamento do Escopo.
d) Iniciação e Gerenciamento do Escopo.
e) Planejamento e Gerenciamento da Integração.
Alternativa a).
(FCC – INFRAERO – Analista Superior III – Analista de
Sistemas/Rede e Suporte – 2011) No PMBOK 5a edição, o grupo de
processos Execução contém exclusivamente os processos:
a) Definir as atividades; Identificar as partes interessadas; Controlar o
cronograma.
b) Coletar os requisitos; Gerenciar a equipe do projeto; Gerenciar as
comunicações.
c) Desenvolver a equipe de projeto; Conduzir as aquisições; Realizar a
garantia da qualidade.
d) Controlar as aquisições; Definir o escopo; Realizar o controle integrado
de mudanças.
e) Orientar e gerenciar a execução do projeto; Definir as atividades;
Realizar a análise quantitativa dos riscos.
Alternativa c)
(FCC – TRE/CE – Técnico Judiciário – Operação de
Computador - 2012) A identificação das partes interessadas (stakeholders) em um projeto é classificada na área de conhecimento do PMBOK denominada gerenciamento
a) dos custos do projeto.
b) de aquisições do projeto.
c) de escopo do projeto.
d) das partes interessadas do projeto.
e) de recursos humanos do projeto.
Alternativa d).
(ESAF – ATRFB – Informática – 2012) Na versão 5 do Guia PMBOK, o grupo de processos de planejamento inclui o processo
a) Identificar as partes interessadas.
b) Coletar os requisitos.
c) Mobilizar a equipe do projeto.
d) Gerenciar as comunicações.
e) Validar o escopo.
Estude, estude, estude!
Alternativa b).
(ESAF – ATRFB – Informática – 2012) O Guia PMBOK na sua versão 4 apresenta as áreas de conhecimento. Uma delas é a de gerenciamento da integração do projeto. São processos desta área:
a) Desenvolver o termo de abertura do projeto; Encerrar o projeto ou fase.
b) Orientar e gerenciar a execução do projeto; Coletar os requisitos.
c) Sequenciar as atividades; Realizar o controle integrado de mudanças.
d) Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto; Desenvolver o cronograma.
e) Realizar o controle integrado de mudanças; Controlar os custos.
Leia, leia, leia!
Alternativa a).
(FCC – ARCE – Analista de Regulação – Analista de Sistemas 2012) O gerenciamento do escopo do projeto, de acordo com o PMBoK, inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto é dividido em 6 processos. Em relação a este assunto é correto afirmar que
a) o gerenciamento do escopo do projeto trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto.
b) no planejamento do escopo é criada uma declaração do escopo detalhada do projeto que servirá como a base para futuras decisões do projeto.
c) criar EAP se refere ao processo em que é feita a formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas.
d) na definição do escopo é criado um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado e como a estrutura analítica do projeto será criada e definida.
e) na verificação do escopo é realizado o controle das mudanças no escopo do projeto e a subdivisão das principais entregas do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
De acordo com o PMBOK, “o gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto”.
Seis são os processos do Gerenciamento do escopo do Projeto. Vejamos:
Pertencentes à fase de Planejamento:
Planejar o gerenciamento do escopo: Criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado.
Coletar os requisitos: O processo de definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.
Definir o escopo: O processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.
Criar a EAP: O processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
Pertencentes à fase de Monitoramento e Controle:
Validar o escopo: O processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.
Controlar o escopo: O processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.
O gerenciamento do escopo do projeto contém apenas 6 dos 47 processos do PMBOK. Contudo, é interessante destacá-lo, pois nele se encontra um artefato comumente cobrado em provas, a EAP.
Observando as alternativas vemos que:
a) Correta! Nas demais alternativas, é citado o nome de um processo e descrito outro. Observe:
b) Descreve a definição do escopo;
c) Descreve a verificação do escopo;
d) Descreve a coleta de requisitos;
e) Descreve o controle do escopo e a criação da EAP.
(Cesgranrio – Banco Central do Brasil – Área 1 - TI – 2010) Um projeto de desenvolvimento de um sistema de informação está sendo conduzido de acordo com algumas práticas do PMBOK. Com base nisso, a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) criada deve
a) apresentar os requisitos de negócio levantados nas entrevistas.
b) mostrar a alocação financeira dos recursos humanos ao patrocinador.
c) contemplar o início e o término das atividades da fase de construção.
d) incluir 100% do trabalho definido pelo escopo do projeto.
e) indicar os casos de uso que são mais críticos no sistema.
A Estrutura Analítica do Projeto é um artefato produzido na fase de Planejamento do Projeto, e pertence à área de conhecimento de Escopo. Sua criação é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. Mas você já assimilou isso, não é mesmo?
Eu sei que é difícil marcar com convicção uma alternativa que consta a expressão “incluir 100%”, mas ela é a correta. A EAP, conforme dito acima, deve especificar o escopo completo do trabalho necessário. Portanto, letra d).
(FCC – TRF 4ª Região – Analista Judiciário – Informática - 2010) Sobre a Work Breakdown Structure (WBS) do PMBOK, também conhecida no Brasil como Estrutura Analítica de Trabalho (EAP), é correto afirmar:
a) Descreve, em detalhes, as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas.
b) Fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas no projeto e descreve os principais objetivos do projeto.
c) Inclui diretamente os documentos: limites do projeto, entregas do projeto, requisitos do projeto, descrição do produto, restrições do projeto e objetivos do projeto.
d) Focaliza seu trabalho na modelagem de sistemas e nos princípios da comunicabilidade e usabilidade, independentemente das estratégias e objetivos de negócios da organização.
e) Subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.
Estamos diante de uma questão mais difícil sobre EAP. Trabalhar por eliminação ajudará a assimilar o conhecimento.
a)Item MUITO DIFÍCIL, uma vez que esta descrição foi copiada da Declaração do escopo do projeto, cujas características gerais podem facilmente serem confundidas com a EAP. A declaração de escopo é criada imediatamente antes da EAP, servindo de entrada para esta. Me parece, inclusive, uma contradição que a declaração do escopo contenha entregas e trabalho necessário descritos em detalhes, e a EAP, que contém 100% das entregas e trabalho, não.
Mas a banca adotou como errada;
b) Também é uma cópia de uma característica da Declaração do escopo do projeto. Errada;
c) Esses documentos também são entradas da Declaração do escopo do projeto. Errada;
d) O independentemente mata a alternativa. Errada;
e) Correta. Vide figura da questão anterior. Se você se apegar à descrição chave da EAP, “subdividir o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis”, dificilmente você erra uma questão de prova.
(FCC – TCE/AM – Analista Técnico de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2012) No PMBOK, o processo de Desenvolver o Cronograma é o cerne do grupo de processos de Planejamento. Existem várias ferramentas e técnicas para desenvolver o cronograma do projeto. Duas dessas técnicas são semelhantes e permitem calcular a duração do projeto. A primeira usa a duração mais provável, enquanto a segunda usa o que se chama de valor esperado (ou média ponderada). Trata-se das técnicas
a) Critical Path Method (CPM) e Technical Calculation Weighted Average(TCWA).
b) Network Critical Paths (NCP) e Technical Calculation Weighted Average(TCWA).
c) Calculation of Core Activities (CCA) e Network Critical Paths (NCP).
d) Critical Path Method (CPM) e Program Evaluation and Review Technique (PERT).
e) Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Network Critical Paths (NCP).
A duração mais provável, conforme explicado na questão anterior, é o Método do Caminho Crítico. O outro, de fórmula razoavelmente simples, é a PERT (Técnica de Revisão e Avaliação de Programa), que ainda pode ser chamada de estimativa de três pontos. Resposta certa, alternativa d). Somente para saciar a sua curiosidade, todos os demais nomes de processos da questão são fictícios.
(FCC – SEFAZ/SP – Agente Fiscal de Rendas – Tecnologia da Informação – 2013) O Gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Um dos processos de gerenciamento do tempo do projeto é o que permite estimar a duração das atividades. Uma das técnicas utilizadas nessa etapa é a estimativa de três pontos conhecida como Program Evaluation and Review Technique (PERT). A tabela a seguir mostra um exemplo de estimativa de duração das atividades.
Observando-se a tabela e utilizando-se o PERT, o cálculo do tempo esperado (tE) é dado por a) (tO² + 4tM + 3tP) / 8 b) (tO + tM − tP) c) (tO + tM² − tP / 2) d) (tO + 4tM + tP) / 6 e) (tO + tM) ² / (tP / 6)
Que interessante, a questão mostrou toda uma tabela prática, estimando duração das atividades, e quer apenas que você diga a fórmula do PERT.
Resposta d)
(FCC – MPE/RN – Analista de Tecnologia da Informação – Engenharia de Software/Desenvolvimento de Sistemas – 2010) Acerca do PMBOK, avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem, além de outros fatores, como o prazo e tolerância a risco das restrições de custo, cronograma, escopo e qualidade do projeto. Trata-se de Análise
a) qualitativa de riscos.
b) quantitativa de riscos.
c) do caminho crítico.
d) de alternativas e tomada de decisão.
e) da variação.
Saiba diferenciar!
Análise qualitativa: avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem, além de outros fatores, como o prazo e tolerância a risco das restrições de custo, cronograma, escopo e qualidade do projeto.
Análise quantitativa: analisa o efeito dos principais eventos de riscos identificados na análise qualitativa de riscos e pode ser usada para atribuir uma classificação numérica a esses riscos individualmente ou para avaliar o efeito agregado de todos os riscos que afetam o projeto.
Resposta certa, alternativa a).
(FCC – BANESE – Técnico Bancário III – Informática - 2012) Na área de conhecimento Gerenciamento da Integração de Projetos do PMBOK, a documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares é elaborada no processo
a) Orientar e gerenciar a execução do projeto.
b) Desenvolver o termo de abertura do projeto.
c) Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
d) Realizar o controle integrado de mudanças.
e) Monitorar e controlar o trabalho do projeto.
O enunciado fala em documentação para subsidiar planos. É uma atividade de planejamento. E a atividade chave do planejamento é Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto.
Alternativa c).
(ESAF – Analista de Finanças e Controle – Desenvolvimento de Sistemas de Informação – 2012 - adaptada) São processos do Grupo de Processos de Iniciação do PMBOK:
a) Desenvolver o termo de abertura do projeto, Planejar o escopo do projeto.
b) Definir o escopo do projeto, Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto.
c) Desenvolver o termo de abertura do projeto, Identificar interessados.
d) Planejar o escopo do projeto, Criar EAP.
e) Criar EAP, Desenvolver o termo de abertura do projeto.
Quanto ao grupo de iniciação, são apenas os dois processos da letra c), desenvolver o termo de abertura do projeto e identificar as partes interessadas.
(FCC – ARCE – Analista de Regulação – Analista de Sistemas 2012) No PMBoK, os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. Os processos de gerenciamento da qualidade do projeto incluem planejar o gerenciamento da qualidade e realizar
a) as políticas de qualidade e o monitoramento dos resultados.
b) a garantia da qualidade e controlar a qualidade.
c) as atividades de qualidade e o monitoramento dos defeitos.
d) a eliminação de causas de defeitos e o controle da qualidade.
e) a maturidade da qualidade e o controle dos defeitos da qualidade.
Conseguiu lembrar? A qualidade engloba apenas três ações: Planejamento, controle e garantia.
Resposta certa, alternativa b).
(CESPE – TRE/RJ – Analista Judiciário – Análise de Sistemas - 2012) Em um projeto de longo prazo executado no âmbito da organização, é esperado que a amplitude temporal dos processos do grupo de iniciação seja mais próxima dos processos do grupo de encerramento do que dos processos do grupo de planejamento.
Correta. As fases de iniciação e encerramento do projeto são as mais curtas, uma vez que são fases mais procedimentais (obtenção de autorização para início de projeto, elaboração de documentação de encerramento, etc…). A fase de planejamento é uma fase longa e complexa (talvez a mais longa e complexa de todas, dependendo do projeto), sendo a fase que possui maior número de processos. Em termos de amplitude temporal, é razoável que a fase de iniciação esteja bem mais próxima da fase de encerramento do que da fase de planejamento.
(CESPE – TRE/RJ – Analista Judiciário – Análise de Sistemas - 2012) Atividades de natureza operacional executadas na organização são mais frequentes no ciclo de vida de um produto do que no ciclo de vida de um projeto.
Correta. Atividades de natureza operacional possuem caráter contínuo, enquanto o projeto possui como característica sua limitação no tempo, por ser um esforço temporário. Portanto, é natural que atividades de natureza operacional sejam mais comuns ao longo do ciclo de vida de um produto do que ao longo do ciclo de vida de um projeto, em uma mesma organização.
(CESPE – TRE/RJ – Analista Judiciário – Análise de Sistemas - 2012) O método do caminho crítico tem aplicabilidade direta no processo de desenvolvimento de cronograma.
– Correta. O CPM, como já visto anteriormente, serve exatamente para o desenvolvimento de cronogramas.
(CESPE – TRE/RJ – Analista Judiciário – Análise de Sistemas - 2012) O gerenciamento de projetos tem por objetivo primordial a satisfação de requisitos de software demandados pelos clientes da área de TI.
– Errada. Tão absurda que a gente até para pra pensar. Mas está errado mesmo. Parafraseando o PMBOK, o “gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos”, ou seja, aos requisitos do negócio, e não da TI.
(CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2010) As fases de um projeto são divisões desse projeto, sendo que o trabalho em cada uma delas tem foco distinto do de qualquer outra fase e, por isso, geralmente cada fase requer organização e habilidades específicas.
Correta. Este texto é transcrição do PMBOK.
(CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2010) Na estrutura organizacional funcional clássica, o orçamento de um projeto é controlado pelo gerente funcional da empresa e não pelo gerente do projeto.
Correta. Como já vimos, em uma estrutura organizacional clássica, o gerente de projeto tem nenhuma ou quase nenhuma autoridade, e não possui controle algum sobre o orçamento.
(CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2010) Um gerente de projeto e um escritório de projeto (PMO) são orientados por objetivos diferentes e, por isso, a responsabilidade do PMO é a de fornecer suporte ao gerenciamento de projetos, não cabendo a ele o gerenciamento direto de um projeto.
Errada. Questão maldosa! Apesar de o início estar correto, pode sim o PMO gerenciar diretamente um projeto, segundo a quarta edição do PMBOK, mas apenas em condições excepcionais.
(CESPE – TCE/ES – Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2012) Em uma organização do tipo funcional, a equipe designada para trabalhar em um projeto subordina-se a um gerente de projetos e deve dedicar-se apenas ao desenvolvimento do projeto, desvinculando-se de outros trabalhos do departamento.
Errada. Como já vimos, em uma organização funcional a autoridade do gerente de projeto é baixíssima. Logo, a equipe designada continua subordinada aos seus respectivos chefes funcionais, e trabalham pro projeto apenas em “horário livre”, pois a prioridade é o trabalho cotidiano.
(CESPE – TCE/ES – Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2012) Na etapa do ciclo de vida de um projeto que está prestes a ser concluído, as mudanças tendem a ser mais onerosas.
Certa. Inclusive, autores afirmam que mudanças no fim de ciclo de vida em um projeto podem custar de 10 a 100 vezes mais do que caso a mudança fosse detectada durante o planejamento. Por isso tal fase é tão importante.
(CESPE – TCE/ES – Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2012) O projeto de lançamento de novo automóvel no mercado é exemplo de uma fase do ciclo de vida desse produto.
Certa. Após o lançamento, a produção deste novo carro, sem dúvidas, será uma operação continuada. Entretanto, o lançamento do veículo, desde os primeiros rascunhos até o seu lançamento, certamente compreende um projeto.
(CESPE – TCE/ES – Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2012) Os processos de execução têm por finalidade, entre outros, gerenciar
pessoas, cumprir processos, gerenciar as comunicações e controlar as comunicações do projeto com base no plano de gerenciamento do projeto.
Errada. A afirmativa começa de maneira correta, mas, controlar as comunicações do projeto é atribuição dos processos de monitoramento e controle.
(CESPE – TCE/ES – Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação - 2012) Todo projeto é temporário, tendo uma data de início e uma data de fim definidas.
Certa. Sentenças do tipo “sempre”, “todo”, “nunca”, invariavelmente nos deixam com um pé atrás da orelha para marcarmos certo, ainda mais em questões CESPE. Contudo, nós sabemos que todo projeto possui uma delimitação no tempo.