Atualidades Flashcards
O Comunicado Conjunto dos Presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, de 19/03/2019, indica que o Brasil começará a abrir mão de tratamento especial e diferenciado (TED) nas negociações da Organização Mundial de Comércio (OMC). Certo ou errado?
Certo.
Ao abrir mão de tratamento especial e diferenciado na OMC, o Brasil, perderá vantagens como: no Acordo sobre Salvaguardas, a isenção de salvaguardas aplicadas por parceiros comerciais; no Acordo de Agricultura, porcentagem maior de apoio doméstico à produção isento de compromissos de redução. Certo ou errado?
Errado. Esses benefícios e todos os demais previstos nos acordos vigentes se mantêm integralmente, segundo o Itamaraty.
Na visita recente de Bolsonaro à Israel, Israel reiterou seu forte apoio à adesão do Brasil à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Certo ou errado?
Certo.
Na visita recente de Bolsonaro à Israel, o Brasil decidiu estabelecer um escritório em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação, a ser coordenado pelo Ministério da Economia. Certo ou errado?
Errado. A ser coordenado pelo MRE.
Brasil e Israel assinaram, em 2019, Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia. Certo ou errado?
Certo.
Apesar da insistência brasileira, a pauta “Venezuela” não foi abordada no encontro entre Bolsonaro e Netanyahu, em Israel. Certo ou errado?
Errado. Israel também reconhece Guaidó.
Em 2019, o Brasil apresentou à OMC, no âmbito do sistema de solução de controvérsias, proposta sobre diretrizes para a atuação dos painéis e do Órgão de Apelação, A proposta abrange questões tais como o prazo para o Órgão de Apelação emitir seu relatório e a abrangência das decisões e de seu valor como precedente para casos futuros. Certo ou errado?
Certo.
Em março de 2019, em Nairóbi, Quênia, por ocasião da reunião anual do Conselho Internacional do Café, o Brasil foi eleito para presidir os trabalhos de negociação do novo Acordo Internacional do Café (AIC). Certo ou errado?
Certo.
Em março de 2019, o governo brasileiro decidiu, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Assistência Humanitária Internacional (GTI-AHI), coordenado pelo MRE, por meio da ABC, enviar dois aviões de transporte Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB), para Moçambique, em caráter de cooperação humanitária. Certo ou errado?
Certo.
No contexto da tragédia em Moçambique (2019), o governo brasileiro doou cem mil euros ao país por meio de fundo solidário a ser criado no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Certo ou errado?
Certo.
Em visita ao Chile, Bolsonaro e Piñera reiteraram o compromisso dos países com o aprofundamento do diálogo e aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul. Certo ou errado?
Certo.
Bolsonaro e Piñera destacam a disposição dos dois países em reforçar sua coordenação quando o Chile assumir a Presidência Pro Tempore da Aliança do Pacífico e o Brasil, a Presidência Pro Tempore do Mercosul, em julho de 2019. Certo ou errado?
Certo.
Apesar de Bolsonaro e Piñera terem se comprometido com o aperfeiçoamento da integração econômica, eles não chegaram a discutir a criação de uma área de livre comércio de nova geração entre Mercosul e Aliança do Pacífico. Certo ou errado?
Errado. Brasil e Chile comprometem-se a impulsionar o aperfeiçoamento da integração econômica, com vistas a estabelecer uma área de livre comércio de nova geração entre os Estados-partes do Mercosul e os países-membros da Aliança do Pacífico.
Bolsonaro e Piñera reafirmar o compromisso com a construção de Corredor que irá unir o Centro-Oeste do Brasil com os portos do Norte do Chile, passando pela ponte a ser construída entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, pelo Chaco paraguaio e o noroeste argentino. Certo ou errado?
Certo.
Bolsonaro e Piñera se comprometeram a buscar uma saída democrática e pacífica para a crise venezuelana, rejeitando energicamente qualquer ação que implique o uso da violência, sobretudo a opção de intervenção militar. Certo ou errado?
Certo.
Na visita de Bolsonaro ao Chile, o presidente Piñera não deixou explícito o apoio à entrada do Brasil na OCDE. Certo ou errado?
Errado. Declarou apoio.
Em 2019, Brasil e Chile acordaram em conferir máxima prioridade à tramitação do Acordo de Livre Comércio assinado em novembro de 2018 pelos dois países, a fim de alcançar aprovação parlamentar em ambos os Estados em 2019. Certo ou errado?
Certo.
Em março de 2019, Brasil e Argentina concordaram com a proposta chilena de criação do Foro para o Progresso da América do Sul (PROSUL). O Brasil exercerá a Presidência Pro Tempore deste processo durante os próximos 12 meses, e, em seguida, a exercerá a Argentina. Certo ou errado?
Errado - a presidência pro tempore é inicialmente do Chile, e depois do Paraguai.
Cite dois países que não fazem parte do Grupo de Lima.
Uruguai, Bolívia, Equador.
Somente um país membro do Grupo de Lima não reconheceu Juan Guaidó como legítimo representante venezuelano. Qual país?
México.
Trump e Bolsonaro concordaram em aprofundar a sua parceria no combate ao terrorismo, ao tráfico de armas e drogas, aos crimes cibernéticos e à lavagem de dinheiro por meio do Fórum Permanente de Segurança Brasil-EUA. Certo ou errado?
Certo.
Trump e Bolsonaro assinaram um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que permitirá que empresas norte-americanas conduzam lançamentos espaciais comerciais a partir do Brasil. Certo ou errado?
Certo.
Trump e Bolsonaro concordaram em construir uma Parceria Estratégica com o objetivo de aumentar empregos e reduzir barreiras ao comércio e aos investimentos. Certo ou errado?
Errado. Parceria para Prosperidade é o nome.
Junto a Trump, Bolsonaro anunciou que o Brasil implementará uma quota tarifária, permitindo uma importação anual de 750 mil toneladas de [qual produto?] norte-americano com tarifa zero.
Trigo.