Atos Administrativos Flashcards
2013 - A competência administrativa não constitui requisito de ordem pública
F
2013 - A invalidação de atos administrativos ampliativos de direitos dos administrados somente poderá ocorrer como consequência de um processo administrativo.
T - STJ MS 8627 DF
2013 - É de cinco anos o prazo decadencial para a administração pleitear o ressarcimento de valor indevidamente pago aos servidores públicos.
T
2013 - A presunção de legitimidade não é atributo típico do ato administrativo, já que esse ato poderá ser questionado judicialmente.
F
2013 - A imperatividade, atributo decorrente do poder extroverso, é a qualidade pela qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua aquiescência.
T
2013 - Há presunção imediata de legalidade de todo ato administrativo editado por autoridade pública competente.
T
2013 - Opera o efeito ex-tunc a declaração de nulidade de determinado ato administrativo que não seja passível de convalidação.
T
2013 - Ao proferir uma decisão em processo administrativo, o administrador é isento de apresentar as razões jurídicas que embasam sua decisão quando esta impuser determinado tipo de sanção à terceiro.
F - Art. 50 9784/99
2013 - O fundamento da prescrição administrativa reside no princípio da conservação dos valores jurídicos já concretizados, visando impedir, em razão do decurso do prazo legalmente fixado, o exercício da autotutela por parte da administração pública.
T
2013 - Ato vinculado é aquele analisado apenas sob o aspecto da legalidade; o ato discricionário, por sua vez, é analisado sob o aspecto não só da legalidade, mas também do mérito.
T
2013 - O motivo do ato administrativo não se confunde com a motivação estabelecida pela autoridade administrativa. A motivação é a exposição dos motivos e integra a formalização do ato. O motivo é a situação subjetiva e psicológica que corresponde à vontade do agente público.
F - Vontade ~ intenção. Motivo é fato - objetivo.
2013 - O poder de revogação de ato administrativo por parte da administração pública não é ilimitado, pois existem situações jurídicas que não rendem enseja à revogação.
T
2013 - Quando um ministério pratica ato administrativo de competência de outro, fica configurado vício de incompetência em razão da matéria, que pode ser convalidado por meio da ratificação.
F - Em razão da pessoa.
2013 - De acordo com a Lei nº 9784/99, serão sempre motivados os atos administrativos que decidam processos administrativos de seleção pública e recursos administrativos e revoguem ato administrativo anteriormente praticado.
T
2013 - Ato administrativo corresponde, conceitualmente, a manifestação unilateral de vontade do Poder Executivo, com efeito jurídico imediato, exarada sob o regime jurídico de direito público.
F - Administração Pública.
2013 - Tantos atos nulos quanto atos vinculados são insuscetíveis de revogação.
T
2013 - O direito da administração de revogar os seus atos decai em cinco anos, contados da data em que forma praticados.
Direito de anular. Art. 54 9784/99.
2013 - O conceito de ato administrativo não se confunde com o conceito legal de ato jurídico.
F - Se confunde.
2013 - A construção de uma ponte pela administração pública caracteriza um fato administrativo, pois constitui uma atividade pública material em comprimento de alguma decisão administrativa.
T
2013 - O erro material em decreto expropriatório constitui vício de forma do ato administrativo e determina a sua nulidade.
F - Admite convalidação.
Erro material = erro grosseiro.
2013 - Quando o juiz de direito prolata uma sentença, nada mais faz do que praticar um ato administrativo.
F - Função jurisdicional.