Atomistica Flashcards

1
Q

O que Democrito e Leucipo falava?

A

1º ideia do átomo, átomo=indivisível, não foi um modelo atômico e sem comprovação científica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual era o pensamento de Aristoteles?

A

Discordou com Democrito e Leucipo, acreditavam que a matéria era contínua, elementos fundamentais (fogo,ar,terra e água).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual era o modelo de Dalton?

A

Primeiro modelo atômico(pois comprova) conhecido como modelo da bola de bilhar. Toda matéria é constituída por átomos e os átomos são esferas maciças, indivisíveis e indestrutíveis. Todo átomo de certo elemento químico São idênticos em massa e propriedades, compostos químicos (átomo composto ou molécula) são formados pela combinação de dois ou mais átomos, uma reação é formada pelo ir rearranjo de átomos. NÃO JUSTIFICA A NATUREZA ELETRICA DA MATÉRIA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual era o modelo de Thomson?

A

Modelo conhecido como modelo do pudim de passas, começou com o tubo de crooke que Thomson utilizou para propor todas as ideias que surgiram, esse tubo é uma ampola de vidro com gás (hidrogênio) dentro com um lado com carga negativa e outro lado com carga positiva junto uma tensão conectada (como se fosse uma lâmpada), e Thomson fez uma reformulação no modelo de crooke que virou o seguinte: tem o tubo de vidro, o polo negativo é chamado de cátodo e o polo positivo é chamado de ânodo, existe um fio conectando os dois polos no eletrodo, quando ele faz isso sai o feixe verde, o raio possui massa, o raio saia do cátodo e ele apresenta carga menos do que 0 que seriam os elétrons, raios catódicos= elétron. Resumindo o modelo, era um núcleo positivo com elétrons incrustados onde a carga positiva com a negativa iria resultar uma carga negativa (nêutron).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual era a ideia de Goldstein?

A

Pega o modelo de Thomson e descobre os raios anódicos(raios canais) , foi proposto dentro de uma ampola onde tinha o polo positivo o anodo e o polo negativo cátodo , ele pegou o polo negativo e perfurou, percebeu que partícula positiva andava pro lado contrário, e propõe que dentro do átomo existe partículas positivas e negativas, e receberam o nome de prótons.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é o modelo de Rutherford (Gaiger e Marsden)?

A

Thomson ensinou Rutherford e tentou provar pro mundo que Thomson estava certo. Pegaram uma caixa de chumbo com um elemento radioativo , essa substância emitia radiação alpha (carga positiva com alta energia) e no meio tinha uma lâmina de ouro. Então as partículas iriam se colidir na lâmina e pensaram que as partículas iriam passar direto pela lâmina sem sofrer nenhum desvio porém não foi o que aconteceu, ao redor da lâmina de ouro tinha uma lâmina reveladora de zinco para enxergar a radiação e percebeu que grande parte das partículas desviaram. E Rutherford explicou que as partículas alfa que passaram direto atravessaram uma região pouco densa e vazia, as partículas que se desviaram estavam encontrando uma região que estava mudando a trajetória, a partícula alfa tem partícula positiva e quando ela mudou a trajetória ela encontrou algo semelhante repelindo o raio. Átomo formado por um núcleo pequeno, denso e positivo, quanto ao redor uma região vazia onde ficavam os elétrons (elétrosfera).
CONSTATAÇÃO APÓS EXPERIMENTO:
Maior parte do átomo é vazio
Partículas positivas no núcleo e ele é muito denso
Os elétrons giram ao redor do núcleo em uma região chamada de eletrosfera.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual foi a Ideia de Chadwick ?

A

Trouxe a ideia de que como as cargas são igual dentro do núcleo no modelo de Rutherford, como as cargas poderiam estar juntas de cargas positivas se repelem. Com isso ele justificou a estabilidade do núcleo, ele propôs que no núcleo existisse partículas neutras(nêutrons).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

ARRUMAR Explique o modelo de Borh.

A

Aluno de Rutherford, descobriu órbitas circulares de raio predefinidos, cada raio tem uma energia relacionada, as órbitas são estacionárias e denominadas camadas ou níveis de energia e enquanto esses elétrons circulam por uma órbita, não variam de energia. O elétron ao absorver energia ele vai para uma camada mais externa porém fica instável lá liberando sua energia em forma de luz e voltando a camada normal. Distribuição eletrônica quem descobriu foi Borh mas Sommerfeld aprimorou.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O último modelo é de Sommerfeld, explique o modelo.

A

Trabalhou com átomos polieletrônicos, orbitais elípticas para o elétron e níveis divididos em subníveis. Distribuição eletrônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O átomo “hoje” como ele é?

A

Núcleo pequeno com elestrosfera
, núcleo com prótons e nêutrons e elestrosfera com elétrons (responsável pelo volume do átomo)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual é a carga e a massa de um próton, nêutron e elétron?

A

Próton: carga +1 e massa 1
Nêutron: carga 0 e massa 1
Elétron: carga -1 e massa 1/1836 ( desprezível)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual é a letra que representa o número atômico?

A

Z

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que significa o número atômico?

A

Representa q carga nuclear daquele átomo e caracteriza o elemento químico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual é a letra que representa o número de massa?

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como se calcula a massa?

A

A= p + n ou A = Z + n

P=Z a massa fica em cima e o número atômica fica em baixo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a diferença entre átomo e íon?

A

Átomo é neutro e o íon é carregado.

17
Q

Quais sao os tipos de íons?

A

Cation: positivo p > e
Ânion: negativo p < e

Cation é quando perde elétron
Anion é quando ganha elétron

18
Q

O que é um isótopo?

A

Mesmo número de prótons

19
Q

O que é um isóbaro?

A

Mesmo número de massa

20
Q

O que é um isótono?

A

Mesmo número de neutro

21
Q

O que é um isoeletronico?

A

Mesmo número de elétrons

22
Q

O que é a distribuição eletrônica?

A

É a organização dos elétrons na eletrosfera segundo níveis e subniveis.

23
Q

O que é estado fundamental e estado excitado?

A

Fundamental: mais baixa energia
Excitado: quando o átomo ganha energia e há um salto quântico.

24
Q

O que é camada de valência?

A
  1. Camada de valência:
    É a camada mais externa do átomo que contém elétrons disponíveis para formar ligações químicas.
    Ela é importante para entender a reatividade do elemento.
25
O que é camada mais energética?
Camada mais energética: É a camada que possui elétrons com maior energia, ou seja, a camada mais distante do núcleo que ainda tem elétrons. Na maioria dos casos, ela é a mesma que a camada de valência — mas nem sempre!