Associação de Resistores Flashcards
Dois tipos:
Em série e em paralelo.
Quando os dois tipos de associações são encontrados no circuito, falamos numa associação
Mista.
Chamamos de resistor equivalente
À associação o resistor único que, submetido à mesma ddp, que a associação, é atravessado por uma corrente de intensidade igual à que atravessa.
O terminal de saída do primeiro resistor é ligado ao de entrada do segundo e assim sucessivamente. Quando a associação é submetida a uma ddp U, todos os resistores associados são percorridos por correntes de mesmo sentido e de mesma intensidade.
Associação em série.
Se isolarmos a intensidade de corrente i nas equações da Lei de Ohm aplicada aos resistores associados, obtemos: i= U1/R1= U2/R2=…=UN/RN. Portanto, podemos dizer que a ddp a que está submetido o resistor é ___ proporcional à sua resistência elétrica. Assim, será maior a ddp no resistor de maior resistência elétrica.
Diretamente
Quando são associados em série n resistores iguais de resistência R, podemos escrever, para a resistência Rs do resistor equivalente: Rs=nR. Neste caso, todos os resistores associados estarão submetidos a ddp iguais (u), de tal modo que a ddp (U) na associação pode ser escrita:
U=n.r
Associação em paralelo
O inverso da resistência elétrica Rp do resistor equivalente a uma associação é igual
À soma dos inversos das resistências elétricas dos resistores associados.
Da aplicação da Lei de Ohm aos resistores associados,obtivemos:
Assim será percorrido pela corrente de maior intensidade o resistor que tiver a menor resistência elétrica.
U=R1i1=R2i2=…=RNiN.
Quando associamos em paralelo n resistores iguais de resistência R, temos, para a resistência elétrica Rp do resistor equivalente:
Nessa condição, todos os resistores associados serão percorridos por correntes iguais de intensidade i. Chamando de I a intensidade da corrente total, temos:
Rp= R/n
i=I/n
Uma característica importante da associação em paralelo é que a resistência Rp do resistor equivalente é sempre menor que a resistência de qualquer um dos resistores associados. Realmente, considerando dois resistores de resistências R1 e R2 associados em paralelo, teremos:
Rp
No caso de termos apenas dois resistores associados em paralelo, podemos estabelecer uma regra prática simples para o cálculo da resistência do resistor equivalente:
Rp=R1R2/R1+R2
A resistência do resistor equivalente é dada pela razão entre o produto e a soma das resistências de dois resistores associados.