Aspectos Iniciais do Direito Administrativo Flashcards

1
Q

Quais as características do Estado Democrático de Direito no que tange à sua personalidade jurídica?

A

Estado Democrático de Direito é uma Pessoa Jurídica de Direito Público Interno (mas que também atua junto à comunidade externa ou estrangeira) detentora de personalidade jurídica com capacidade de contrair direitos e obrigações em nome próprio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a definição de Estado?

A

Estado é a organização jurídica de um povo, em determinado território, sob um governo soberano para a realização do bem comum.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os Poderes do Estado?

A

Executivo, Legislativo e Judiciário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a composição da República Federativa do Brasil (Estado Brasileiro)?

A

O Estado Brasileiro é composto pela União, Estados, DF e Municípios

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a principal característica de uma Pessoa Jurídica de Direito Público?

A

Possui Supremacia do Interesse Público (conjunto de Prerrogativas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais as duas frentes de atuação do Estado Brasileiro?

A

O Estado é composto tanto de atribuições de GOVERNO como de ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, as quais serão distribuídas entre os seus integrantes na busca dos objetivos maiores do Estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explicite 7 características da função de GOVERNO do Estado

A

É uma função 1) regida pelo Direito Constitucional 2) trata-se de uma atividade discricionária 3) política 4) independente 5) permite inovação no mundo jurídico (estabelecimento de regras jurídicas novas) 6) criação de diretrizes 7) comanda com responsabilidade constitucional e política (sem responsabilidade profissional pela execução

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Defina a FUNÇÃO DE GOVERNO DO ESTADO segundo o critério material ou objetivo

A

É a expressão política de comando, de iniciativa, de fixação de objetivos do Estado e da manutenção da ordem jurídica vigente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Defina a FUNÇÃO DE GOVERNO DO ESTADO segundo o critério formal ou orgânico

A

É o conjunto de Poderes e órgãos constitucionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Explicite 5 características da função de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO

A

E uma função 1) regida pelo Direito Administrativo 2) Neutra (normalmente vinculada à lei ou à norma técnica) 3) hierarquia 4) cumpre, oferece, entrega, presta os serviços e atividades 5) execução sem responsabilidade constitucional ou política (mas com responsabilidade técnica e legal pela execução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Defina ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

A

Administração Pública é todo aparelhamento do Estado preordenado à realização dos seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A Administração Pública detém poder de decisão?

A

Sim. Todavia, somente na área de suas atribuições, dentro dos limites legais de sua competência executiva; não tem opção política

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual o conceito de Administração Pública em SENTIDO AMPLO

A

Em sentido amplo, a Administração Pública inclui tanto os órgãos de governo, na função típica (política); como também a estrutura, de órgãos e pessoas jurídicas, para a execução (cumprimento) das funções de governo, cuja função seria meramente administrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual o conceito de Administração Pública em SENTIDO ESTRITO

A

Em sentido estrito, a Administração Pública abrange tão somente os órgãos e pessoas jurídicas que possuem função administrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Defina Administração Pública segundo o critério FORMAL, SUBJETIVO OU ORGANICO

A

Segundo tal critério a Administração Pública é o conjunto, o complexo de órgãos, instituições públicas e agentes públicos que desempenham a função administrativa.
A ênfase está em QUEM atua como Administração Pública.
ALGUÉM fazendo algo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Defina Administração Pública segundo o critério MATERIAL, OBJETIVO ou FUNCIONAL

A

Segundo tal critério a Administração Pública é o conjunto de atividades do Estado voltadas para a satisfação das necessidades públicas, de modo concreto e imediato.
A ênfase está no QUE a Administração Pública faz.
ALGO feito por alguém.

17
Q

Em regra, quais são as atividades desenvolvidas pela Administração Publica?

A

1) Serviço Público 2) Fomento 3) Polícia Administrativa e 4) Intervenção

18
Q

De acordo com a doutrina, o CRITÉRIO OBJETIVO de definição de Administração Pública pode ser subdividido em quais outros subcritérios? Explique-os.

A

1) Formal. Explica a função pelo regime jurídico em que se situa a disciplina (público ou privado) e 2) Material. Aqui, se examina o CONTEÚDO da atividade, a ESSENCIA da atividade (Por que tal atividade está sob a tutela da Administração Publica)

19
Q

Defina Administração Pública segundo o CRITÉRIO OPERACIONAL

A

É o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em benefício da coletivade

20
Q

Diferencia FUNÇÃO TÍPICA de FUNÇÃO FINALÍSTICA

A

Função Finalística tem um caráter mais genérico, enquanto Função Típica é mais restritivo. Por exemplo, o Poder Executivo tem a função finalística de praticar atos de governo e de administração.

21
Q

Pode o Poder Executivo realizar julgamentos?

A

Sim, pode. Todavia o julgamento realizado pelo Executivo não equivale à função do Judiciário. A atividade JURISDICIONAL (CONTENCIOSA) é típica do Poder Judiciário (tem caráter definitivo).
O julgamento realizado pelo Executivo (ex . PAD) é função JUDICANTE (NÃO CONTENSIOSA). Não é atividade jurisdicional.

22
Q

Qual o conceito de DIREITO ADMINISTRATIVO?

A

Trata-se de uma Ciência Jurídica autonoma.E o ramo do DIREITO PUBLICO INTERNO que estuda o conjunto de NORMAS JURÍCIAS (princípios e regras) que regem a ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e as relações jurídicas decorrentes de sua atuação, QUANDO NO USO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO. O Direito Administrativo estuda as FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS, não as funções políticas.

23
Q

Explique a expressão RAMO DO DIREITO

A

Significa que tal vertente possui PRINCÍPIOS e REGRAS próprias, ou seja, detém AUTONOMIA. Todavia tal autonomia não é absoluta e tal ramo não está desvinculado dos demais ramos.

24
Q

Quais as duas subdivisões de um RAMO JURÍDICO, explique-os

A

Um RAMO JURÍDICO pode ser 1) PUBLICO (Supremacia do Interesse Público). Ex. Direito Administrativo ou 2) PRIVADO Ex. Código Civil

25
Q

Dentre os diversos critérios existentes para a conceituação de DIREITO ADMINISTRATIVO, qual é o adotado pela doutrina majoritária? Explique-o.

A

O CRITÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA que defende que a atividade administrativa está presente em todos os Poderes do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo, sendo que neste último há uma predominância)

26
Q

Segundo a doutrina, vários foram os critérios para conceituar o Direito Administrativo, dentre eles o CRITÉRIO DO PODER EXECUTIVO. Explique-o.

A

O Direito Administrativo apenas se interessava com as atividades desse Poder.

27
Q

Segundo a doutrina, vários foram os critérios para conceituar o Direito Administrativo, dentre eles o CRITÉRIO DO SERVIÇO PÚBLICO. Explique-o.

A

O objeto do Direito Administrativo está relacionado à disciplina jurídica dos serviços públicos prestados, sem fazer referência às atividades de fomento e decorrente do poder de polícia, entre outras atividades administrativas.

28
Q

Segundo a doutrina, vários foram os critérios para conceituar o Direito Administrativo, dentre eles o CRITÉRIO DAS RELAÇÕES JURÍDICAS. Explique-o.

A

Limitava-se a definir o Direito Administrativo às relações entre a Administração e o administrado. Não se considerava, aqui, as relações internas da Administração (agentes públicos)