ARTRÓPODES Flashcards

1
Q

Quais as características gerais dos indivíduos pertencentes ao subfilo Crustácea? (Partes do corpo, Número de Antenas, patas, etc…)

A

Os Crustáceos apresentam apêndices bifurcados, como patas e antenas (diferentemente dos aracnídeos e insetos). Seu corpo é composto por duas partes: 1 cefalotórax e 1 abdome.
Os crustáceos possuem 2 pares de antenas, com função sensorial e 5 pares de longas patas locomotoras.
Crustáceos não apresentam asas e apresentam 1 par de olhos.

Obs particulares:
Lagosta, siri e caranguejo apresentam cinco pares de patas locomotoras, sendo que o primeiro par tem forma de pinças e é empregado na defesa e obtenção de alimentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as características do indivíduos pertencentes ao subfilo Uniramia? (Insetos é o grupo mais importante desse subfilo).

A

O subfilo Uniramia compreende 3 grupos: Quilópodes e Diplópodes (Miriápodes) e Insetos.

Quilópodes: Tem como representantes as centopéias ou lacraias. Seu corpo possui cabeça e tronco (união de tórax e abdome). Na cabeça há um par de antenas. Junto à boca há um par de mandíbulas que injetam veneno. O tronco é segmentado e possui um par de patas locomotoras em cada metâmero.

Diplópodes: tem como representante o piolho de cobra. São necrófagos e possuem cabeça, tronco e abdome separados. Não possuem apêndices inoculadores de veneno mas possuem glândulas que secretam substâncias tóxicas. Apresentam um par de patas por segmento no tórax e dois pares de patas por segmento no abdome (por isso diplópode)

Ambos são dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto (sem larva).

Insetos: É o grupo com maior número de espécies do mundo! O corpo é divido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas. Possuem um par de olhos (formam imagens) e vários ocelos (não formam imagens).
O tórax possui 3 segmentos (protórax, mesotórax e metatórax). Cada um deles possui um par de patas (ou seja, insetos possuem 6 patas).
Insetos podem possuir asas. A maioria possui 2 pares. As asas são expansões do exoesqueleto quitinoso.

A reprodução é muito variada entre as diferentes espécies, no entanto, os indivíduos são dióicos, a fecundação é interna e pode haver larvas ou não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as características dos indivíduos pertencentes ao subfilo Chelicerata?

A

O subfilo Quelicerata compreende aracnídeos e merostomados.

Aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros):

Aranhas: Corpo formado por cefalotórax e abdome. No cefalotórax estão quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras ( aracnídeos não possuem antenas, mas possuem quelíceras).
Pedipalpos são estruturas sensoriais e ajudam na manipulação do alimento. Em alguns machos, também servem para transferir espermatozóides.
As quelíceras servem para inocular o veneno que é gerado nas glândulas salivares. As quelíceras também servem como ação digestiva, promovendo digestão extracorpórea. No abdome de muitas aranhas estão as fiandeiras (para produzir fios de seda que são usados para fazer teias).

ESCORPIÕES: O corpo é formado por cefalotórax e abdome. Também possuem 4 pares de patas no cefalotórax, além de um par de pedipalpos (que é em forma de pinça). Junto à boca há um par de quelíceras que não são venenosas.
O abdome é dividido em 2 partes: anterior e posterior (a cauda). É na cauda que está o aguilhão venenoso.

ÁCAROS (carrapatos, cravos de pele e os agentes causadores da sarna): Alguns são muito reduzidos. Estão geralmente associados a distúrbios respiratórios em seres humanos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as características gerais dos Artrópodes?

A

Artrópodes são animais enterozoários (com cavidade digestiva), celomados, triblásticos e protostômios (o blastóporo vai originar a boca). Possuem simetria bilateral e o sistema nernovo é ganglionar e ventral!

Possuem sistema digestório completo e sistema circulatório aberto (pode ser branquial, traqueal e filotraqueal - um dos motivos que é o filo que constitui o maior número de espécies)

Constitui o filo com o maior número de espécies do mundo. As classes são: Crustáceos; Quilópodes; Diplópodes; Insetos; Aracnídeos.

Todos possuem apêndices articulados e exoesqueleto, além de serem segmentados.

O exoesqueleto é quitinoso e confere proteção mecânica e contra desidratação. No entanto, impede o crescimento constante. Aí o crescimento é dado por mudas ou ecdises.O exoesqueleto abandonado é chamado de exúvia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as duas principais evidências que reforçam a hipótese do parentesco evolutivo entre anelídeos e artrópodes?

A

As duas principais evidências disso são: Segmentação do corpo e cadeia nervosa ganglionar ventral

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O exoesqueleto é uma característica exclusiva dos insetos? Cite uma vantagem e uma desvantagem adaptativa decorrentes da presença do exoesqueleto.

A

Não. O exoesqueleto está presente em todas as classes de artrópodes e, portanto, não somente dos insetos (que é apenas uma classe dos artrópodes).
Uma vantagem seria a proteção mecânica e contra a desidratação. Uma desvantagem é que o exoesqueleto não permite o crescimento dos artrópodes, fazendo com que ele tenha que se desfazer dele em algumas épocas do ano. Nesses momentos, os animais estarão totalmente desprotegidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Dê exemplos de insetos ametábolos, holometábolos e hemitábolos.

A

Insetos ametábolos são insetos que não realizam metamorfose. Um exemplo desse tipo de animal é a traça de livro (Thysanura).

Insetos Hemitábolos são os que realizam metamorfose incompleta. Nesses casos, os insetos formam uma ninfa antes da fase adulta que é relativamente semelhante ao adulto, porém sem capacidade de reproduzir e com asas reduzidas. Exemplos são : barata; percevejo; gafanhoto; cupins; térmitas.

Insetos Holometábolos são os que realizam metamorfose completa. Tem a seguinte sequencia de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto.
Exemplos são: borboletas e mariposas. Nas borboletas, por exemplo, existe uma fase da vida em que a “lagarta”, que é a larva, para de se alimentar e tece um casulo (pupa). Quando sair do casulo, estará em fase adulta.

Outros exemplos são: Moscas, pernilongos. mosquitos, abelhas, vespas, formigas, besouros e joaninhas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O barbeiro, agente transmissor da moléstia de chagas é um:

A

O barbeiro é um percevejo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em uma praia existem, fixos às rochas, anêmonas, cracas e mexilhões; há também águas vivas e camarões nadando. A que filos pertencem esses animais?

A

Mexilhões: Moluscos

Águas Vivas e Anêmonas: Celenterados

Cracas e Camarões: Artrópodes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Por que pode-se dizer que o código genético é degenerado?

A

Pode-se dizer isso, pois há mais de um códon que pode codificar um mesmo aminoácido

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly