Artigo: Intracranial Hemorrhage and Intracranial Hypertension Flashcards
Qual a causa mais comum de Hemorragia Intracraniana? Além dessa, quais outras causas?
Hipertensão de longa data, a qual leva a lipohialinose nos vasos e ruptura. Outras: malformações vasculares, angiopatia amilóide, infarto venoso e tumor.
Sabemos que início súbito de cefaleia, estado mental alterado ou déficit neurológico podem acompanhar HSA, HIC ou AVC isquêmico agudo. Contudo, em caso de alterações sutis do estado mental, tontura, náusea, vômito ou instabilidade, quais as principais causas a se pensar?
AVC isquêmico agudo posterior ou HIC.
Paciente vítima de hemorragia no SNC, se apresenta à emergência com Glasgow 7. Esse paciente deve ser intubado? Pq?
Não necessariamente. O ditado “intubar em Glasgow menor que 8” pode não se aplicar estritamente a pacientes com hemorragia do sistema nervoso central, porque um paciente ainda pode ser capaz de proteger as vias aéreas apesar de outros déficits neurológicos. Além disso, o processo de intubação diminui a capacidade de realizar um exame neurológico completo e repetido, que é o método mais importante e preciso de monitoramento de deterioração.
O CBF geralmente é mantido ao longo da faixa de pressão arterial sistólica (PAS) entre __ mmHg e __ mm Hg e fora desses parâmetros torna-se passivamente dependente do(a) _______.
- 60
- 150
- Pressão Arterial Média (PAM)
Um único episódio de hipotensão, ou PAS menor que 90 mm Hg foi associado a um aumento de 150% na mortalidade em pacientes com traumatismo cranioencefálico grave. Destarte, qual a mínima PAS que um paciente deve ficar de acordo com sua idade?
- PAS maior que 100 mm Hg para idades de 50 a 69
- PAS maior que 110 mm Hg para idades de 15 a 49 e idades maiores que 69.
Assinale V ou F sobre Hemorragia Intracerebral:
( ) Reduzir a PAS nesses pacientes melhora o resultado funcional.
( ) Uma PAS elevada está associada à expansão do volume do hematoma em até quase 40% dos pacientes com HIC.
( ) Pacientes mais jovens (<60 anos), com controle da PAS e com volume de ICH <15 ml, apresentam redução do crescimento do hematoma.
( ) As diretrizes atuais recomendam reduzir a PAS se entre 150 mm Hg e 220 mm Hg para melhor desfecho. Valores maiores que 2020 mm Hg podem requerer redução masi agressiva.
( ) A meta sistólica para esses pacientes é entre 130 mm Hg a 139 mm Hg.
F: o que se comprova é que PAS alta é associadas à pior desfecho.
V: Até 38% deles.
V: Demonstrado em um estudo.
V: Inclusive, encontraram-se melhores resultados dos pacientes com uma gestão mais precoce e agressiva da SBP
V: a ressonância magnética revelou edema vasogênico significativo e alterações inflamatórias, 17–19 em estudos de pacientes com PAS menor que 130 mmHg, que também foi associada a piores desfechos clínicos.
Explique porque o de controle rápido da pressão arterial deve ser um alvo de ressuscitação precoce, sendo o manejo precoce, durante as primeiras 6 a 12 horas de atendimento, o mais crítico para um paciente com HAS aguda por exemplo.
Esse controle rápido pode reduzir a incidência de hemorragia secundária (ou ressangramento) e pode reduzir a morbidade e mortalidade.
Quais são fatores de risco para ressangramento em um paciente com HSA?
- Hipertensão
- Cefaleia sentinela
- Síncope
- Crise convulsiva
- Alteração do estado mental
- Múltiplos ou complexos aneurismas
Qual faixa que a pressão deve ser mantida em um paciente com HSA?
Manter a PAS entre 100 mm Hg e 160 mm Hg ou PAM menor que 110 mm Hg.
A medicação ideal para o controle da PA em emergências neurológicas é de curta duração, facilmente titulável e acessível. Quais os medicamentos mais comumente usados? Pq não usar Nitroprussiato ou Nitroglicerina?
Nicardipina, labetalol e esmolol.
Pois eles têm o efeito colateral de aumentar o FSC por meio da vasodilatação e podem aumentar a PIC. Além disso, o nitroprussiato apresenta risco de toxicidade por tiocianato.
A atividade do anti-fator Xa é linear em uma ampla gama de níveis de drogas e pode ser usada para quantificação dessas. Sobre os Inibidores do Fator Xa responda:
1) Uma atividade anti-fator Xa indetectável provavelmente exclui as concentrações de drogas clinicamente relevantes?
2) PT, INR e tempo de tromboplastina parcial ativada (aPTT) dentro da faixa normal exclui concentrações clinicamente relevantes?
1) Sim.
2) Pode não excluir, pois eles carecem de especificidade e sensibilidade (especialmente para apixaban) para a detecção da concentração sérica do inibidor do fator Xa.
O ensaio anti-fator Xa calibrado com heparina de baixo peso molecular (HBPM) pode servir como um marcador útil de anticoagulação. Quando é útil utilizá-lo?
Quando se almeja a quantificação da concentração plasmática de rivaroxabana e apixabana no departamento de emergência e uma história precisa não pode ser obtida do paciente ou cuidador.
Em casos de HIC requerendo reversão urgente de anticoagulação por Inibidor do Fator Xa, o que deve ser considerado se:
1) Há a última dose foi a menos de 2h?
2) Se a última dose foi a mais de 2h?
1) Considerar carvão ativado (50g)
2) concentrado de complexo de fator-IV-protrombina (50 unidades/kg IV) ou Andaxanet alfa (bolus IV seguido de 2h de infusão).
Uma das opções a serem consideradas para reversão de anticoagulação por apixabana e rivaroxabana, fármacos inibidores do Fator Xa, é o Andaxanet. O que faz esse fármaco e em que situação específica deve ser usado?
Ele é uma isca do fator Xa que se liga e sequestra os inibidores do fator Xa. Deve ser usado em casos de sangramento grave agudo.
A redução da atividade do antifator Xa não foi preditiva de eficácia hemostática.
Indique quais exames estão prontamente disponíveis para estimar a anticoagulação por Varfarina (caso não haja disfunção hepática subjacente)?
- Tempo de Protrombina e INR.
A partir de qual valor de INR existe indicação de reversão da Varfarina?
Para INRs maiores que 1,4.
Qual agente é indicado para reversão emergente da coagulopatia induzida por varfarina no contexto de HIC com risco de vida devido ao seu rápido início de ação, pequeno volume de infusão e tempo de preparação relativamente curto?
Concentrado de complexo de protrombina de 4 fatores (4F-PCC).
Quando o uso do complexo concentrado de protrombina com complexo do fator IX pode ser considerado?
Em pacientes com histórico de trombocitopenia induzida por heparina.