Arte Grega Flashcards
Períodos
Arcaico: VII a.C. até a época das Guerras Pérsicas, no século V a.C.
Clássico: vai até o final da Guerra do Peloponeso, século IV a.C.
Helenístico: vai desde a morte de Alexandre, 323 a.C. até a instituição do império romano 30 a.C.
Povo formado por: Aqueus; Eólios; Jônios; Dórios
Esses povos passaram a ter a mesma cultura. Reuniram-se em pequenas comunidades, que tornaram-se Cidades-Estados; a pólis grega.
Com a intensificação do comércio, as Cidades-Estados entraram em contato com as culturas do Egito e do Oriente próximo, utilizando algumas de suas características, que mais tarde foram deixadas de lado.
Arquitetura
Ligada aos templos, construídos com pedras, sobre uma plataforma de três degraus (estilóbata), com colunas para garantir a sustentação do teto (frontão). O espaço interno era pequeno, destinado as imagens de deuses e sacerdotes. Os cultos eram realizados na parte interna.
Frontão
Teto no formato de triângulo, onde os espaços recebiam esculturas que narravam as histórias dos deuses mitológicos, bem como, cenas de guerras.
Estilóbata
Escadaria de três degraus que davam sustentação as colunas dos templos gregos.
Colunas
As colunas foram construídas, segundo os modelos das ordens: dórica, jônica e coríntia;
As colunas coríntias fizeram a passagem da arquitetura grega para romana tendo maior destaque em Roma.
Ordem Dórica
As colunas eram simples e maciças, possuíam fustes grosseiros, com linhas de construções separadas e o formato cônico; não possuíam base.
Os capitéis, ficavam no alto dos fustes, eram muito simples, sem decoração.
Ordem jônica
Era mais leve e ornamentada. Apresentava fustes mais finos e cilíndricos, firmava-se sobre uma base decorada. Os capitéis eram enfeitados com volutas.
Capitel coríntio: possuía base e fuste cilíndrico, assim como o jônico, mas o que os diferenciava, era o capitel bastante estilizado e decorado com folhas de acanto.
Helenístico
Os gregos do período helenístico substituíram sentimentos de cidadãos para sentimentos individualistas e passaram a construir edifícios públicos suntuosos.
Teatros
Os teatros eram divididos em três partes: o espaço circular chamado de orquestra (local para dança), onde o coro e os atores representavam; os espectadores ficavam em uma arquibancada semicircular construída nas encostas das colinas; e o palco, lugar onde os atores se preparavam para entrar em cena.
Pintura
Os vasos em cerâmica, (barro, argila) a princípio, serviram para armazenar água, vinho, azeite e mantimentos. Posteriormente transformaram-se em objetos artísticos.
A técnica: o artista pintava as silhuetas das figuras. Em seguida gravava os contornos e as marcas interiores dos corpos com um instrumento pontiagudo.
Temas: cenas mitológicas, cotidianas, olímpicas e cenas de guerra.
Técnicas/estilos/fases: (1ª) figuras pretas no fundo vermelho; (2ª) figuras vermelhas no fundo preto; (3ª) figuras pretas e vermelhas, no fundo branco.
O fundo vermelho era proveniente do barro, não de pinturas. O fundo branco foi pouco registrado devido a dificuldade em encontrar argila que tivesse a coloração mais aproximada do branco.
Escultura
Arcaica: esculpiam na pedra, figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas. Os Kouros, (homem jovem).
Clássica
Insatisfeitos com os kouros, criaram o Efebo de Crítios. Assim como, o Doríforo, do artista Policleto. A cabeça era ligeiramente voltada para o lado, corpo descansado sobre uma das pernas. Foi criado o contraposto para dar sustentação às obras.
Helenística
Buscava a perfeição. Apresentavam movimento, realismo, anatomia perfeita, equilíbrio na composição, dramaticidade.
Os principais artistas gregos foram
FÍDIAS, POLICLETO, LISIPO e PRAXÍTELES. Destacaram-se nos períodos clássico e helenístico. Produziram diversas obras, principalmente de escultura.