Argumentos e objeções a favor de cada teoria Flashcards
Quais são os argumentos a favor do subjetivismo?
Desacordo e tolerância
Explica o argumento do desacordo
Como os juízos morais apresentam uma enorme variedade e desacordo, existe subjetividade (o desacordo é uma marca da subjetividade), logo os juízos morais são subjetivos.
Uma objeção ao argumento do desacordo
Nem sempre há acordo em juízos considerados objetivos (juízos de facto), portanto o desacordo não é prova de falta de objetividade.
Explica o argumento da tolerância - subjetivismo
Como o valor de verdade depende da perspetiva de cada sujeito, então cada um tem as suas preferências. Se cada um tem as suas preferências, tornado-nos mais tolerantes com perspectivas diferentes.
Uma objeção ao argumento da tolerância - subjetivismo
O argumento fala das preferências pessoais mas está a apresentar a tolerância como um bem objetivo e portanto há pelo menos um bem que não depende da perspetiva de cada sujeito.
Quais são as três objeções ao subjetivismo?
-O subjetivismo permite que qualquer juízo moral seja verdadeiro
-O subjetivismo compromete-nos com a ed. moral
-O subjetivismo não consegue explicar a existência de desacordos morais
Explica a primeira objeção (o subjetivismo permite que qualquer juízo moral seja verdadeiro)
Se aceitarmos o subjetivismo moral teremos de aceitar todos os juízos morais como verdadeiros por mais monstruosos que o sejam. Isto não é aceitável na medida em que há valores que são fundamentais e não podem depender apenas da nossa opinião. ex: a dignidade do homem
Explica a segunda objeção (o subjetivismo compromete-nos com a educação moral)
Se o aceitarmos temos de conceber a educação apenas como um ato que consiste em ensinar que devemos agir de acordo com as nossas opiniões (os nossos pais nunca nos poderiam impor nada). Isto é inadmissível pois teremos de negar a possibilidade de impor ao educando valores que consideramos importantes. o que torna a educação impossível.
Explica a terceira objeção (o subjetivismo não consegue explicar a existência de desacordos morais)
O subjetivismo moral não está de acordo com a realidade. Quando olhamos para a realidade constatamos que existem desacordos morais. Quando alguém diz ‘‘X é aceitável’’ e outra pessoa diz ‘‘X não é aceitável’’ estão em desacordo.
Quais são os argumentos a favor do relativismo?
Diversidade, tolerância e coesão social
Explica o argumento da diversidade
Como há diversidade de juízos morais entre diferentes culturas, os juízos morais são relativos. Há maior homogeneidade dentro de uma cultura, e maior heterogeneidade entre culturas diferentes. Portanto, os juízos morais são aprendidos culturalmente e por isso ganham valor de verdade dentro de uma cultura
Objeção ao argumento da diversidade
O facto de existir diversidade não nos obriga a aceitar a relatividade dos juízos morais. É possível encontrar essa diversidade nos juízos de facto porque não sabemos a verdade (ex. deus existe)
Explica o argumento da tolerância - relativismo
Se não aceitarmos que os juízos morais são relativos estamos a ser intolerantes. Como devemos ser tolerantes, os juízos morais são relativos.
Objeção ao argumento da tolerância - relativismo
Não podemos afirmar a relatividade de todos os juízos morais e no mesmo argumento admitir que um é objetivo
Explica o argumento da coesão social
Se existe a submissão da minoria à maioria, existe coesão social. Se existe coesão social, o relativismo é verdadeiro. Como existe coesão social, os juízos morais são relativos.
Objeção ao argumento da coesão social
Embora seja necessária à vida em sociedade, demasiada coesão social pode conduzir ao conformismo, o que impede o progresso cultural. ex: feminismo
Quais são as objeções ao relativismo?
-Incompatibilidade com a ideia de direitos humanos
-Progresso moral
Explica a primeira objeção ao relativismo (incompatibilidade com a ideia de direitos humanos)
É incompatível com os direitos humanos. A declaração universal dos direitos humanos estabelece um conjunto de direitos que as pessoas possuem pelo simples facto de serem pessoas. Segundo esta declaração, existem direitos que ultrapassam os limites de cada sociedade. Se aceitarmos o relativismo temos de também aceitar a inexistência de direitos humanos.
Explica a segunda objeção ao relativismo (progresso moral)
Se os juízos morais fossem todos impulsionados pela educação, o progresso cultural impulsionado pela racionalidade seria impossível. No entanto não é isso que verificamos numa sociedade: o progresso cultural existe - o que nos conduz ao objetivismo: descobrimos melhores juízos de valor e melhores juízos de facto.
Quais são os argumentos a favor do objetivismo?
Consequências, acordo, imparcialidade e tolerância
Explica o argumento das consequências
Nem todos os juízos morais são subjetivos ou relativos porque nem todos devem ser aceites. ex: matar alguém
Explica o argumento do acordo
Como existe bastante acordo sobre alguns juízos morais, estes são objetivos
Explica o argumento da imparcialidade
Se não existissem juízos morais objetivos, a imparcialidade seria impossível. Mas a imparcialidade é possível, então existem juízos morais objetivos
Explica o argumento da tolerância - objetivismo
Se o juízo moral ‘‘devemos ser tolerantes’’ for subjetivo ou relativo, outros indivíduos de outras sociedades podem não ser tolerantes. devemos ser tolerantesPortanto, o juízo moral é objetivo
Qual é a objeção ao objetivismo?
Todos os argumentos a favor do relativismo ou subjetivismo
O que são critérios transubjetivos?
Objetivista pensa que podemos encontrar critérios transubjetivos de valoração.
Critérios transubjetivos: Critérios para fazer juízos de valor que ultrapassam o ponto de vista de cada sujeito. ex: humanidade, questões ambientais…