Área III - Magnetismo (completar) Flashcards
Qual dos polos de um imã atrai um objeto não imantado que contenha ferro?
Ambos! O objeto se reage de acordo com o campo que se aproxima dele, agindo “mais ou menos” como uma indução.
O que acontecem com os polos magnéticos de um imã quando o quebramos no meio?
Os polos se distribuem entre as duas partes, ou seja, teremos 2 polos para o norte e 2 polos para o sul. Consequentemente, não é possível isolar um polo magnético.
O polo “NORTE” da haste de uma bússola aponta para qual polo magnético?
SUL, isso acontece porque os polos geográfico e magnético tem sentidos invertidos e o polo norte geográfico (utilizado pela bússola) aponta para o polo sul magnético.
O que é declinação magnética?
O ângulo entre o polo geográfico e magnético (inclusive, está variando com o tempo).
O que é anomalia do atlântico sul?
Uma região onde o campo magnético terrestre é bem menos intenso, sendo uma espécie de “depressão” no campo da terra. A proteção nessa área é menor e abrange o sul do Brasil (aqui k).
As linhas de campo magnético entram e saem de quais polos?
Saem no polo norte e entram no polo sul.
As linhas de um campo magnético (do mesmo objeto) podem se cruzar? Elas passam por dentro do objeto?
As linhas de campo de um mesmo objeto nunca se cruzam e também passam por dentro do objeto, além disso, quanto mais linhas, mais intenso é o campo.
O cálculo do fluxo magnético ΦB é análogo do fluxo elétrico ΦE e tem relação com o número de linhas de campo que atravessam dada superfície. Sabendo disso, o campo elétrico depende de quais variáveis?
Do vetor campo magnético B> e do vetor elemento de área dA> (sempre perpendicular à superfície naquele ponto) e do ângulo θ (menor ângulo entre os 2 vetores). Sendo então dΦB = B.dA.cosθ e o fluxo total sendo a integral de B>.dA>.
Qual é a unidade de fluxo magnético ΦB?
T.m^2, sendo mais utilizado como Wb.
Qual a carga magnética dentro de uma superfície fechada?
Zero.
Como na Lei de Gauss, que nos afirma que o fluxo elétrico através de uma superfície fechada deve ser proporcional à carga elétrica no interior da superfície, podemos aplicar o mesmo princípio e ao contrário das cargas elétricas, que podem ser isoladas, não temos monopolos magnéticos. Portanto, a “carga” magnética dentro de qualquer superfície fechada é zero.
Quais são as DUAS fontes de campos magnéticos?
Campos magnéticos são gerados por ímãs permanentes e por cargas elétricas em movimento. Inclusive, cargas que se movem no interior de um átomo reagem a campos magnéticos e também podem agir como fontes de campo magnético.
Como funciona a regra da mão direita para campo magnético?
Depende, em uma carga em movimento dedão aponta para a velocidade e os outros dedos giram em torno do polegar no mesmo sentido que o campo. Para cargas negativas, o campo gira no sentido contrário. Já para uma espira ou bobina é o contrário.
Qual a fórmula que descreve a lei de Biot-Savart?
dB> = (μ0/4π).(I.dl>.r>/r^2), onde μ0 é a permeabilidade magnética do vácuo, I é o valor da corrente, dl> é o vetor de comprimento do elemento (aponta sempre na direção da corrente), r é a distância entre o elemento de corrente e o campo medido e r> o vetor unitário na direção de r.
Como é feito o cálculo de um campo gerado por um fio de formato qualquer ou circuito fechado??
É necessário integrar sobre todos os dls que compõe o fio ou circuito, ou seja, B> = integral da lei de Biot-Savart.
Uma partícula carregada sempre sofre ação de um campo magnético?
Não, ela somente sofrerá se estiver em movimento.