Arboviroses Flashcards
Qual a arbovirose que mais acomete humanos?
Dengue
Qual o período de incubação e de viremia da dengue?
Incubação: varia de 3 a 15 dias (geralmente 4 a 6)
Viremia: 1 dia antes da febre -> 6º dia
Quais as formas de transmissão da dengue, sem ser pelo mosquito?
Gestantes transmitindo para os fetos
Se um indivíduo doar sangue na fase de viremia.
Qual o quadro clínico da dengue?
Febre alta, dor muscular e articular, cefaleia com dor retro-orbital, mal-estar, fadiga, exantema (petéquias) (que pode ou não ser pruriginosa) em face tronco e extremidades, sintomas gastrointestinais (náusea, anorexia, vômitos, diarreias) e prova do laço positiva.
O que é a prova do laço?
Exame rápido que identifica fragilidade dos vasos sanguíneos e tendência ao sangramento (comum em dengue, escarlatina ou trombocitopenia)
Através de um esfignomanômetro, obtem-se o ponto médio entre a PAmáxima e mínima, mantendo essa pressão por 5 minutos. Se surgirem mais de 20 pontinhos vermelhos no quadrado demarcado, exame positivo.
Quais as alterações laboratoriais importantes para dengue?
Leucopenia, granulocitopenia e, na fase hemorrágica, trombocitopenia
Cite as 3 fases da dengue
Fase febril, fase crítica e recuperação
Explique a fase febril da dengue
Febre como principal sintomas, geralmente alta e de início abrupto que dura de 2 a 7 dias. Pode acompanhar mialgia, astenia, adinamia, cefaleia, dor retro orbital, exanetema e, raramente, náuseas, vômitos, anorexia e diarreia
Explique a fase crítica da dengue
Se inicia na desfervescência, e acompanha sinais de alarme. Pode desenvolver complicações: choque, disfunção de órgãos e sangramentos graves. Grandes chances de extravasamento de plasma para espaço intersticial pelo aumento da permeabilidade. Por isso, pode desenvolver choque de curta duração, mas se for longa pode levar a disfunção de órgãos. Pode causar também sangramentos graves, pela reatividade cruzada com proteínas (gera plaquetopenia) e coagulação intravascular disseminada que consome fatores coagulantes exarcebadamente.
Qual das 3 fases da dengue é mais provável de acontecer em reinfecção, e por que?
A fase crítica, pois quando há uma 2ª infecção, os anticorpos do sorotipo antigo facilitam a entrada do vírus nos macrófagos, que ficam “infectados”, exacerbando a inflamação e resposta imune -> mais substâncias vasoativas que levam a extravasamento vascular. (TEORIA DE HALSTED)
Quais são os principais sinais de alarme que precedem a fase crítica da dengue?
Dor abdominal contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosa, hipotensão postural/lipotimia, hepatomegalia, desconforto respiratório, aumento do hematócrito, hipotermia, acúmulo de líquidos e irrabilidade ou letargia
Explique a fase de recuperação da dengue
Os pacientes passam por melhora clínica, recuperam o líquido que perderam, melhoram estado hemodinamico, diurese, apetite…
Por quais células o vírus da dengue possuem tropismo, e onde se replicam (inicialmente e no sangue)?
E como funciona/é ativada a resposta imune?
O vírus da dengue tem tropismo por macrófagos e células musculoesqueléticas, se replicando inicialmente nas células mononucleares de linfonodos ou nas células musculoesqueléticas. Ao entrar no sangue, se replicam nos monócitos, e depois se espalham pelo organismo (ou livres ou nos monócitos). A resposta celular e humoral é induzida. Resposta imune estimulada pela liberação de citocinas inflamatórias liberadas por macrófagos e linfócitos T
Descreva o combate imunológico à dengue
Participam do combate a imunidade humoral e a celular. Os linfócitos T citotóxicos são capazes de destruir as células infectadas com o vírus. Anticorpos também podem combater.
Descreva a classificação em grupos dos pacientes com dengue
A - sem sinais de alarme
B - sem sinais de alarme, porém com alto risco: lactentes, gestantes, idosos, comorbidades (doença cardiovascular, HAS, DM, doenças renais crônicas, hepatopatias)
C - presença de sinais de alarme
D - presença de complicações como hemorragia, choque ou disfunção orgânica.