AP1 Flashcards
Quais os fatores que possuem influência sobre a qualidade da água? Faça um paralelo/discussão com a situação de Manaus. (max.6 linhas)
Cor, pH, turbidez, cloro residual
Coliformes totais, coliformes fecais, bactérias heterotróficas
Diariamente
Atualmente existem 4 estações de tratamento de água que abastecem a cidade de Manaus. O Rio Negro é que fornece água para essas estações, aquelas casas em que as estações não abastecem, geralmente há o consumo de água de poço.
De uma forma geral, qual a distribuição da água no planeta Terra?
97% água salgada
2% geleiras
1% água doce
Apresente um esquema do ciclo hidrológico.
O ciclo se inicia a partir da radiação solar somado com o processo que ocorre no metabolismo dos seres vivos (evapotranspiração), os quais fornecem energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação). Agregado a este processo, à força da gravidade, a água condensada nas nuvens se precipita (precipitação). Uma vez na superfície terrestre a água perpassa ou não pela vegetação (interceptação) e o solo e circula através de linhas de água que se reúnem em córregos e rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltra no solo (infiltração) e nas rochas entre os poros, através dos seus poros, fissuras e fraturas (escoamento subterrâneo).
Em um laboratório, como caracterizar os sólidos quanto ao tamanho e quanto as características químicas?
Todos os componentes dissolvidos contribuem para a fração de sólidos da água.
Os sólidos podem ser caracterizados quanto as suas características físicas (tamanho), através da análise granulométrica, análise de sólidos totais, sólidos dissolvido e em suspensão e químicas (orgânico e inorgânico)
Qual a diferença de um sistema separador e um sistema combinado?
No Brasil adota-se predominantemente o sistema separador de esgotamento
sanitário, o qual separa as águas pluviais em linhas de drenagem independentes e que
não contribuem à ETE. Em outros países, no entanto, adota-se o sistema combinado,
no qual os esgotos e as aguas pluviais são veiculadas conjuntamente pelo mesmo
sistema.
Quais são as principais características da água residual?
As características das águas residuárias podem ser relativas a:
Características físicas: COR, SABOR, TEMPERATURA E ODOR, TURBIDEZ
temperatura (influência na atividade microbiana), cor (cinza ou cinza escuro), turbidez (causada por uma grande variedade de sólido em suspensão) e odor;
Características físico químicas: DBO, pH, alcalinidade, dureza, nitrogênio total, fósforo, óleos e graxas, COT (carbono orgânico total), sólidos totais.
Sólidos totais (em suspensão, dissolvidos, sedimentáveis), DBO alta,
Características biológicas: presença de matéria orgânica, presença de microrganismos vivos ou mortos.
Quais os tipos de impurezas encontradas na água?
As impurezas podem ser classificadas em termos das —Características físicos: sólidos coloidais, em suspensão ou dissolvidos;
- Características químicas: matéria orgânica e inorgânica;
- Características biológicas: seres vivos presentes na água.
Explique o processo de autodepuração
O fenômeno da autodepuração está vinculado ao
restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, por mecanismos essencialmente naturais, após as alterações induzidas pelos despejos afluentes. Dentro de uma visão mais específica, tem-se que, como parte integrante do fenômeno de autodepuração,
os compostos orgânicos são convertidos e compostos inertes e não prejudiciais do ponto de vista ecológico.
Explique o processo de autodepuração
O fenômeno da autodepuração está vinculado ao
restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, por mecanismos essencialmente naturais, após as alterações induzidas pelos despejos afluentes. Dentro de uma visão mais específica, tem-se que, como parte integrante do fenômeno de autodepuração, os compostos orgânicos são convertidos e compostos inertes e não prejudiciais do ponto de vista ecológico.
Explique a relação entre a poluição e o oxigênio dissolvido presente na água.
A poluição apresenta uma grande quantidade de matéria orgânica. As bactérias presentes utilizam oxigênio para a decomposição da matéria orgânica, ou seja, aumentam a DBO e diminuem o OD no meio provocando um desequilíbrio no corpo de água.
Existem várias formas de controlar a poluição causada por carga orgânica, entre elas existe o tratamento de efluentes (o mais recomendado). Porém, uma cidade resolveu optar pela construção de uma barragem, desviando assim toda a vazão de seu esgoto a um local específico. Comente quais as consequências de utilizar esse método.
A construção da barragem apenas desvia o fluxo da água residual, mas não fornece tratamento necessário para a limpeza e possível reuso da água. Além disso, a estocagem de esgoto não é uma opção muito viável já que com o tempo o local de esgoto atinge sua capacidade máxima criando outro problema.
Quais são os tipos de tratamento de resíduos existentes e quais são seus objetivos?
Tratamento preliminar: remoção da areia e sólidos grosseiros.
Tratamento primário: remoção dos sólidos em suspensão.
Tratamento secundário: tem como objetivo principal a retirada de sólidos em suspensão e matéria orgânica residual do tratamento primário. Ex.: lagoas facultativas, lagoas aerada facultativa.
Tratamento terciário: utilizado apenas para a retirada de compostos específicos (metais, compostos tóxicos ou biodegradáveis). Ex.: desinfecção com cloro, CO2, ozônio, permanganato de potássio, entre outros.
Quais são os tipos de tratamento de resíduos existentes e quais são seus objetivos?
Tratamento preliminar: remoção da areia e sólidos grosseiros. Ex.: gradeamento e caixa de areia.
Tratamento primário: remoção dos sólidos em suspensão e parte da matéria orgânica. Ex.: decantadores primário e fossas sépticas.
Tratamento secundário: tem como objetivo a remoção de matéria orgânica residual do tratamento primário e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo). Ex.: lagoas facultativas, lagoas aerada facultativa.
Tratamento terciário: utilizado apenas para a retirada de compostos específicos (metais, compostos tóxicos ou biodegradáveis). Ex.: desinfecção com cloro, CO2, ozônio, permanganato de potássio, entre outros.
Discorra sobre as variantes a serem observadas para o dimensionamento de um gradeamento e de um decantador primário.
Para o dimensionamento das grades é necessário avaliar o espaçamento entre as grades de forma a garantir a retenção das partículas; a velocidade e vazões máximas de escoamento; o ângulo de inclinação das grades; além da perda de carga que pode haver no processo.