Anti-hipertensivos Flashcards
Qual o principal efeito colateral dos IECA ? Qual a razão deste efeito colateral ?
Tosse seca - ocorrida pelo aumento de bradicinina no parênquima pulmonar;
Qual a contra-indicação absoluta do uso de IECA ?
Gestação (teratogênico)
Num paciente com nefropatia em fase avançada e exames laboratoriais demonstrando: creatinina elevada (5,3 mg/dL), hipercalemia (5,8 mEq/L), ácido úrico pouco elevado (8,7 mg/dL) e proteinúria nefrótica (8,3 g/24 horas), além de uma hemoglobina glicada de 11,2%. Dentre os agentes anti-hipertensivos abaixo relacionados, qual seria adequado para o caso?
Diltiazem - Os antagonistas de canal de cálcio não diidropiridínicos, como o diltiazem, são considerados, por muitos autores, como drogas de segunda escolha para pacientes com nefropatia e proteinúria associada, por proporcionarem redução na taxa de proteinúria.
Dentre os BRA, qual o fármaco que exerce efeito URICOSÚRICO ?
Losartana
Paciente, 48 anos, vem à UBS preocupado com PA elevada identificada durante uma crise de gota que o levou à UPA no dia anterior. Já com HAS confirmada por MRPA e necessitando de tto. Qual o fármaco que entra como primeira linha nesse caso?
Losartana - pelo efeito uricosúrico;
Paciente, 48 anos, vem à UBS preocupado com PA elevada identificada durante uma crise de gota que o levou à UPA no dia anterior. Já com HAS confirmada por MRPA e necessitando de tto. Qual o fármaco que entra como primeira linha nesse caso?
Losartana - pelo efeito uricosúrico;
Paciente, 50 anos, em uso de Valsartana em dose máxima, traz 2 queixas: tremor essencial e HAS sem controle. Qual o fármaco de escolha para associação ?
Propanolol - mais liposolúvel
Paciente, Maria Luiza, 38 anos, IMC de 34, traz 2 queixas: enxaqueca persistente e HAS sem controle apesar de uso de Losartana 2x/dia. Qual o fármaco de escolha para associação?
Propanolol - mais liposolúvel
Qual o Beta-bloqueador mais liposolúvel?
Propanolol.
Um fármaco anti-hipertensivo absolutamente contraindicado em pacientes em uso de cocaína ?
Beta-bloqueadores, especialmetne não seletivos.
Qual droga anti-hieprtensiva contraindicada em situações de Angina de Prizmetal ?
Beta-bloqueadores, especialmetne não seletivos.
Qual o 2° efeito colateral mais comum associado ao uso de IECA ?
Angioedema
Quais os efeitos colaterais dos diuréticos tiazídicos ?
4 HIPO - Hipovolemia, Hiponatremia, Hipocalemia, Hipomagnesemia
3 HIPER - Hiperglicemia, hiperlipidemia, hiperuricemia
VERDADEIRO OU FALSO ?
I-Diuréticos tiazídicos podem apresentar hiperuricemia, aumento de crises de gota e hipocalemia.
II-Bloqueadores centrais podem cursar com sedação, boca seca e rebote na retirada.
Ill-Diuréticos poupadores de potássio não cursam com hiperpotassemia.
IV-Bloqueadores do canal de cálcio como o Diltiazem podem apresentar como efeito adverso: constipação, rubor facial e diminuição da contratilidade miocárdica.
I - V
II - V
III - F
IV - V
Paciente, 25 anos, sem comorbidades, HAS estágio II, iniciou tratamento com Enalapril para controle pressórico e retornou com exames mostrando CR: 2,8 e UR: 78. O que pode ter ocorrido ?
Diagnóstico provável de ESTENOSE DE ARTÉRIAS RENAIS, e nesses casos pode acontecer um aumento agudo da creatinina (>50%) ao uso de inibidores da enzima conversora da angiotensina (lECA) ou bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA). Exatamente o que aconteceu no nosso caso clínico!
O que temos hoje como meta pressórica é:
- Pacientes de baixo risco cardiovascular PA < 140/90 mmHg.
- Pacientes com alto risco cardiovascular PA < 130/80 mmHg.
“Alfabloqueadores: os medicamentos dessa classe agem como ____________, causando_________________.
“Alfabloqueadores: os medicamentos dessa classe agem como antagonistas competitivos dos receptores alfa-1 pós-sinápticos, reduzindo a RVP sem mudanças no débito cardíaco.”
Os alfa-bloqueadores promovem maior redução pressórica quando na posição ortostática e na taquicardia reflexa. Por isso, é comum a hipotensão postural, comumente após impregnação em 48-72h.”
Verdadeiro OU Falso ?
FALSO
Promovem maior redução pressórica quando na posição ortostática e na taquicardia reflexa. Por isso, é comum a hipotensão postural, comumente descrita na primeira dose.”
Qual das complicações hematológicas abaixo pode ser encontrada na emergência hipertensiva?
Purpura trombocitopênica.
Leucemia com neutropenia.
Anemia hemolítica microangropatica.
Trombocitose.
Encefalopatia hipertensiva pode ser uma das formas de manifestação da EH. Laboratorialmente, podem-se encontrar trombocitopenia, anemia hemolítica microangiopática, proteinúria, aumento dos valores da creatinina plasmática e das enzimas hepáticas.
A anemia microangiopática é uma hemólise intravascular causada por cisalhamento ou turbulência excessivo na circulação. No caso da emergência hipertensiva, o aumento da PA pode levar a um cisalhamento e turbilhonamento do sangue, provocando hemólise.
Esse quadro pode estar associado a lesão cerebral, caracterizada pela encefalopatia hipertensiva.
Pacientes hipertensos, DM e com albuminúria tem benefício com uso de anti-hipertensivo da classe ________.
IECA - Medicações IECA inibem a enzima conversora de angiotensinogênio I em angiotensinogênio Il, interrompendo a cascata renina angiotensina, ou seja, diminuindo o efeito da aldosterona (reabsorção de água e Na excreção de K pelos rins) e diminuindo a vasoconstrição. Redução da vasoconstrição ocorre principalmente na arteríola aferente do glomérulo, diminuindo a pressão de filtração, e a passagem de proteínas. Sendo assim, muito indicado em paciente com proteinúria, inclusive os DM.
O aumento da diurese no paciente hipertenso com insuficiência cardíaca ao receber inibidor de enzir
conversora de angiotensina ocorre por:
Melhora do débito cardíaco e inibição da secreção não osmótica do hormônio antidiurético.
Paciente de 47 anos vem para consulta de rotina. Assintomático. PA 146×90 mmHg. Traz medidas feitas em consultas na UBS com níveis similares.
LDL 167 mg/dL.
Escore de risco global = 12%
Feita prescrição abaixo.
1. Sinvastatina 40mg 02cp noite
2. Anlodipino 10mg 01 cp manhã
Concorda com ela?
1- a dose máxima de sinvastatina é de 40 mg/dia. Em 2011 o FDA recomendou evitar-se a dose de 80 mg/dia devido ao risco aumentado de miopatia.
2- há interação medicamentosa entre sinva e antidoping. O anti-hipertensivo aumenta os níveis séricos da estatina, aumentando assim o risco de toxicidade. A dose máxima de sinva nestes casos deve ser de 20 mg/dia
3 - como o paciente é hipertenso grau 1 e possui risco cardiovascular intermediário, a diretriz da SBC recomenda a introdução duoterapia, ou seja, 2 anti-hipertensivos de uma só vez.