Anatomia Flashcards
Diferencie Epimísio, perimísio e endomísio.
Fibra muscular (célula): é involta por um tecido fibroso, estabilizando-a/contendo-a, esse tecido se chama ENDOMÍSIO. Feixes de fibra muscular vao ser envolvidos por um outro tecido fibroso. Feixe de fibras/ células musculares: é amarrado pelo PERIMÍSIO. Amarrando todo esses feixes de fibras muscula-res, temos o EPIMÍSIO (ou facea muscular pro-funda).
O que é o tendão?
Tendão: é um tecido fibroso, prolongamento que vem desde a parte mais interna confluindo em direção ao tendão. Quando faz uma força muscu-lar essa força é convergente para um único ponto, que é o tendão. Todos os envoltórios fibrosos vão formar o tendão, que é um tecido branco e brilhan-te.
Qual a importância da fáscia muscular profunda?
Serve para fazer isolamento elétrico. Quando tem um impulso, o que evita que o impulso não atinja regiões diversas, se espalhando? Justamente esse isolamento elétrico promovido por esse teci-do fibroso epimísio.
Serve para proteção contra o atrito mecânico, que ocorreria e geraria desgaste ao longo da vida, o que causaria dificuldade para deslizar um com o outro. Produz uma lubrificação que permite o des-lizamento.
Quando o indivíduo é muito sedentário, ta enve-lhecendo, não produz o liquido que envolve essas fásceas, o que causa limitação do movimento, pois ocorre maior atrito e desgaste.
Por que tem uma fascia superficial entre dois tecidos adiposos?
Todos os termorreceptores, baroceptores, recepto-res de dor. Isolamento elétrico.
Quais são as funções do tendão?
Funções do Tendão:
• Conectar o osso ao músculo.
• Manter o equilibrio estatico e dinamicco do corpo, através da transmissao da atividade muscular aos ossos e articulações.
• Estimular a formação e manutenção da massa óssea.
O que é trofismo muscular e do que ele depende?
O conceito de trofismo é usado com frequência no âmbito da medicina em referência àquelas fun-ções do organismo que estão vinculadas à nutri-ção, ao desenvolvimento e à conservação de um tecido.
Depende do movimento corporeo, da inervação muscular e da irrigação sanguínea.
Cite e explique os tipos de contração muscular.
Isotonica, isométrica e isocinética.
Isotônica: gera força + movimento.
• Concêntrica: m. encurta (acelera) (biceps quando puxa).
• Excêntrica: m. alonga/ lesões (desacele-ra). (biceps quando ta “soltando”).
Isométrica: gera força sem movimento.
Isocinética: a tensão desenvolvida pelo músculo ao encurtar-se com velocidade (cinética) constan-te (isso) é máxima em todos os ângulos articula-res durante toda a amplitude de movimento.
Cite e explique os tipos de sistemas de alavanca.
Qual a relação do trofismo muscular com a qualidade de vida?
Por que ter um musculo saudavel/ativo aumenta a qualidade de vida? Resposta: dependencia das suas atividades de vida diarias (AVDs). Saúde das articulações