Analise Obra De Arte Flashcards
Critérios comuns a se ter presentes ao analisar uma obra de arte
Época, técnica, tema e recursos utilizados pelo artista.
Sempre que necessário recorrendo à pesquisa, antes de iniciar a leitura da obra propriamente dita, devemos:
1) Obter dados sobre o autor (como data de nascimento e morte, origem social, formação, outras obras);
2) Reconhecer o assunto (cena religiosa, histórica, mitológica, alegórica, retrato, paisagem,..; se se encontra exposta, e qual foi a sua primeira aparição pública, etc.);
3) Analisar o assunto (ou seja: uma descrição do que se encontra representado, lugares, enquadramentos, personagens, acções, etc.).
Se for o caso, também podemos acrescentar dados relativos ao local onde se encontra, criando uma legenda breve: autor, título, data de execução, suporte, dimensões, lugar de conservação/exposição.
Definir retórica visual
O como ou porquê da comunicação de significados através das representações visuais. Ultrapassa os conceitos de design e estética para entrar no campo de como a cultura e o significado são reflectidos, comunicados ou alterados pelas imagens que o artista escolheu utilizar.
Figuras da retórica visual
- Substituição
- Supressão
- Comparação
- Acessório
Substituição
- Mudança de um elemento por outro similar em algum aspecto
- Metáfora
- Alegoría
- Metonímia
- Trocadilho (calembur)
- Personifícação
Supressão
Supressão
o Anulação d< de consegi o EUpse
dar maior ênfase
Comparação
- Comparar um termo real com outro imaginário que se assemelhe de algum modo
- Oposição
- Paralelismo
- Graduação
Acessório
- Soma ou junção de um elemento
- Repetição
- Préstamo
- Hipérbole
literacia visual.
A definição mais simples que podemos dar é a capacidade de entender uma imagem. Mas a literacia visual não envolve apenas o processo de apreensão e compreensão da mensagem contida na obra. A literacia visual é todo o processo de pensamento que possa estar envolvido na construção e/ou manipulação de uma imagem. Portanto, ela tem a ver igualmente com o «falar sobre a obra», ou seja a produção de um discurso sobre as representações.
A verbalização de uma imagem implica a transformação de algo visual em palavras que sejam entendidas por outros e, assim, a criação de um discurso coerente usando da articulação de saberes estabelecidos (relacionados com a obra, o seu processo de criação, a nossa leitura da expressividade, contexto histórico-cultural, a iconografia,…).
Como analizar uma obra de arte?
A análise pode ser:
- objectiva (ou visual), em que se descreve os elementos como são vistos
- subjectiva (ou simbólica), que descreve os nossos sentimentos quando da visualização da obra.
- formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.
Pasos de análise formal de uma Pintura
Os passos de análise são:
- Identificação;
Nome do artista, se conhecido; ou ‘Anónimo;
Tema ou título da obra (sempre que conhecido);
Local de produção;
Data de produção;
Localização actual (pode incluir cidade, museu, colecção, local público, etc.);
Localização anterior (quando conhecida).
- Dados técnicos;
Dimensões da obra (altura x comprimento);
Materiais (suporte e matéria usada para pintar/desenhar);
Condição geral da peça (relativo ao estado de conservação; por exemplo, se estamos perante um fragmento, se a pintura apresenta abrasões, etc.).
- Temática;
O que é mostrado?
A representação é pictórica ou abstracta?
Perante uma representação pictórica: o que é reconhecível? Conseguimos identificar locais, pessoas, objectos? A descrição deve ser começar do geral para o particular;
Quando a representação é abstracta: que formas são identificáveis? É relevante apontá-las?
Qual a natureza da temática: mitológica, religiosa, campestre, natureza- morta, retrato, etc.? (quando identificamos mais do que um tema, é preciso procurar determinar um tema central ou dominante);
Pinturas de carácter religioso podem ser identificados com um sistema de crenças ou a uma cultura específica (cultos, mitos, tribos, clãs, etc.); outras pinturas são relativas a temas da literatura clássica ou da História (local ou geral);
Representações humanas devem estar identificadas e caracterizadas tanto quanto possível: quem são? Atletas, homens de estado, divindades, guerreiros, poetas, filósofos,…? Sabemos o nome? Há mais do que uma figura?
Na caracterização das figuras devemos considerar: idade, postura, movimento, estatura, expressão física e facial,…? Existe enfâse sobre algum pormenor anatómico ou de outra natureza? Como é a roupagem (se existente) e como está posicionada?
Quando considerando um grupo de figuras, considerar: relações físicas e psicológicas entre personagens; movimentos e posturas (ritmo, padrões, desconfortos, etc.).
- Função
Deve revelar para que foi concebida: se é
uma peça de natureza religiosa ou devocional, se um mural público, ou algo produzido para o proveito de um indivíduo em particular (como o caso de alguns retratos, por exemplo)
- Estrutura(considerações básicas e essenciais);
Moldura e zona pictórica: ou seja, a relação entre os limites do suporte e a própria pintura ou desenho – quais as proporções de altura e comprimento? Qual é a relação entre as formas dominantes da zona pictórica e a moldura? As formas da pintura são de alguma maneira ocultadas ou mesmo «cortadas» pela moldura?
Técnica: directamente relacionada com os materiais, procura explicitar como estes são usados (pinceladas secas ou camadas espatuladas; que instrumento usou o artista?: pincel fino ou largo, crayons, carvão, etc.; o material foi aplicado de modo mais cuidadoso ou grosseiro? as cores mostram transparência ou opacidade?)
- Composição.
A composição refere-se à organização das partes que compõem o todo, ou seja a estrutura pictórica em si. Diz respeito à análise das cores, linhas,
volumes, luz, etc.
Quais são as diferentes tipologias da pintura figurativa?
- Retrato;
- Cenafigurativa–quepodeser:
a. Mitológica;
b. Histórica;
c. Religiosa;
d. Alegórica;
e. de Género (cenas da vida quotidiana e dos costumes populares);
f. Literária; - Paisagem.
Análise dos conteúdos: iconografia e simbolismo
Conteúdos: iconografia e simbolismo