América Portuguesa - início Flashcards
Por quê os portugueses não exploraram o Brasil imediatamente?
Pois a sua atenção ainda estava voltada para o Oriente: especiarias - era lucrativa. Por isso, também, a tardia colonização, já que, ao explorarem o litoral brasileiro, por meio de expedições financiadas, não encontraram metais preciosos e especiarias. Então, o desinteresse lusitano tomou conta.
Como se deu a exploração pré-colonial?
Pela atividade extrativista do pau-Brasil para a produção de um pigmento avermelhado para tecidos. Esse recurso não era diretamente para PT, já que não eram da área têxtil, vendiam para outros lugares como a região de Flandres.
Ao extraírem, para onde os indígenas levavam o pau-brasil?
Para as feitorias, localizadas na região litorânea. Serve para armazenar produtos da região nativa, que, após guardados no local, esperam os navios portugueses para o transporte do pau-brasil. É, então, um entreposto comercial.
Como era a relação dos indígenas e a sua mão de obra no período pré-colonial?
Para os colonizadores conseguirem informações de onde havia pau-brasil, o primeiro contato deles com os indígenas foi pacífico e não houve a utilização da mão de obra escrava. Era por meio do escambo - trocas (efeito colateral ao nativo: aculturação).
O que é o estanco?
É uma prática exercida pela metrópole, sendo caracterizada como um monopólio régio, que consistia no Rei permitir a alguém (arrendatário) para explorar comercialmente a madeira. O arrendatário arcou com os riscos e pagou os meios de exploração e a Coroa ainda ganhava parte dos lucros obtidos.
Por quê Portugal decidiu iniciar a colonizar, de fato, o Brasil?
Pela crise do comércio das especiarias - estavam desvalorizando-se pela alta concorrência - e a presença estrangeira no litoral - tentativas de invasões vindas da França e Inglaterra - advindas de vários motivos, como a partilha injusta do Tratado de Tordesilhas.
Quem foi mandado para explorar a colônia por uma expedição e fundou São Vicente?
Martim
Quais as duas capitanias que prosperaram?
Pernambuco e São Vicente.
O que eram as capitanias-hereditárias?
Eram faixas de terras que um capitão donatário iria administrar. Portugal optou por esse modelo de colonização, por que era o que conhecia - praticava em ilhas africanas, como a de Madeira - e evitava investir dinheiro público na colonização, pois era particular. - isso garantiria a economia e asseguração da coloniz. do Br. Aqui, tinham 14 capitanias.
O que é a Carta Foral (forais)?
É um documento emitido pela Coroa Portuguesa que assegurava os direitos (explorar e doar sesmarias) e deveres (proteção militar e desenvolvimento da região por sua conta) do donatário, em relação a terra.
O que é a Carta de Doação?
É um documento emitido, o qual afirmava que a terra não era do donatário, mas do Rei de Portugal. Entretanto, o donatário poderia fixar-se e administrar do modo como gostaria. Além disso, era hereditário, ou seja, mesmo o terreno não sendo uma propriedade do donatário, passava de pai para filho.
Por que o modelo de capitanias foi um fracasso?
-Falta de recursos econômicos (do capitão donatário, que geralmente era da pequena nobreza de Portugal, era alto o investimento)
-Abandono dos donatários
-Extensão das capitanias hereditárias
-Ataques indígenas (contra às suas terras) e estrangeiros.
O que é uma sesmaria?
Uma distribuição de terras para quem desejava se instalar na América Portuguesa pelo capitão donatário para atrair pessoas, sendo uma de suas atribuições da Carta Foral.
O que é o Governo-Geral e porquê foi instalado?
É um novo modo de colonização, com o cunho de centralizar politicamente para administrar a colônia melhor (mais lucrativa). Veio decorrente do fracasso das capitanias hereditárias. Caracterizado pela subordinação do capitão donatário ao governador mor.
Como era a estrutura burocrática?
-1 governador-mor: poderes sobre o Brasil
-capitão-mor: defesa geral do território (contra invasões e ataques)
-ouvidor mor: juíz e aplicações da lei port. na colônia
-provedor-mor: arrecada impostos e controle do orçamento da colônia/inspeções
->capitão donatário perdeu autonomia, perdeu poder, porque antes era ele que exercia todos esses papéis.
As câmaras municipais, os cabildos, eram preenchidos por quem?
Predominante pela elite colonial (local) - conhecidos como “homens bons” - alusão aos criollos na América Espanhola. Eles eram ricos comerciantes e latifundiários. Além disso, os seus interesses que eram atendidos, os quais nem sempre convergiam com os metropolitanos.
Eles eram vereadores - oligarquia -> engajamento nas lutas políticas.