Alusões Literárias Flashcards
1984
George Orwell
O livro conta a história de um mundo dominado por ditadores.
Você pode usá-lo em qualquer tema que envolva os direitos à liberdade de expressão e privacidade e no combate à censura.
Laranja Mecânica
Anthony Burgess
Pode ser usado em diferentes contextos. Apesar do ar futurístico empregado na obra, a violência exacerbada presente no livro pode ser comparada diretamente à violência urbana que vemos diariamente nos jornais dos dias de hoje (infelizmente, sem muitas diferenças).
Você também pode usar em temas que envolvam controle mental e supressão de direitos básicos, como a liberdade de expressão.
Homem Invisível
Ralph Ellison
Um clássico da literatura norte-americana. O homem invisível é a história de um jovem negro que sai do sul racista dos Estados Unidos e vai para o Harlem, em Nova York, nos primeiros anos do século XX.
Pode ser usado em qualquer tema que envolva racismo e diferentes formas de preconceito.
Lolita
Vladimir Nabokov
O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.
Pode ser usado em qualquer tema que envolva pedofilia e aliciamento de menores de idade.
A Cor Púrpura
Alice Walker
Neste livro conhecemos a história de uma garota chamada Celie, de 14 anos, que é abusada sexualmente pelo próprio pai e tem dois filhos com ele.
Pode ser usado em temas que envolvam racismo e machismo.
Extraordinário
R. J. Palacio
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora.
Pode ser usado em temas que envolvam o combate ao preconceito e aceitação do diferente.
Americanah
Chimamanda Ngozi Adichie
Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra.
Em temas que envolvam imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.
Eu sou Malala
Malala Yousafzai
Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz.
Temas que envolvem a luta pelo direito à educação e o combate à desigualdade de gênero.
A Peste
Albert Camus
Embora seja claramente uma metáfora da Segunda Guerra Mundial, se interpretado no sentido literal você poderá citar este livro em temas que envolvam saúde pública, a importância do saneamento básico nos meios urbanos e o acesso da população à informação como medidas profiláticas essenciais na prevenção e combate às epidemias.
Quarto de Despejo
Carolina Maria de Jesus
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
Temas que envolvam a pobreza, a fome, a desigualdade social e o racismo.
Vidas Secas
Graciliano Ramos
Vidas Secas, romance publicado em 1938, conta a história do vaqueiro Fabiano que, juntamente com sua mulher, Sinha Vitória, seus dois filhos e, é claro, a cadela Baleia, enfrentam uma vida miserável em meio à seca nordestina, sendo obrigados a se deslocar de tempos em tempos como retirantes para áreas menos castigadas e com maiores possibilidades de sobrevivência.
Qualquer tema que envolva a desigualdade social, a fome e a pobreza, e a importância do acesso aos direitos básicos.
A Morte de Ivan Ilitch
Liev Tolstói
Esta obra mostra a história de um burocrata medíocre, Ivan Ilitch, um juiz respeitado que depois de conseguir uma oferta para ser juiz em uma outra cidade, compra um apartamento lá, para ele, sua mulher, sua filha e seu filho morarem. Ao ir para o apartamento, antes de todos, para decorá-lo, ele cai e se machuca na região do rim, dando início à uma doença, que por fim o levará à morte.
Apesar de toda a subjetividade do livro, pode ser usada como gancho para uma crítica ao individualismo e falta de senso de coletividade.
Fahrenheit 451
Ray Bradbury
Escrito após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1953, ‘Fahrenheit 451’, de Ray Bradubury é um texto que condena não só a opressão anti-intelectual nazista, mas principalmente o cenário dos anos 1950, revelando sua apreensão numa sociedade opressiva e comandada pelo autoritarismo do mundo pós-guerra.
Temas que envolvam a opressão, a censura e o cerceamento da liberdade de expressão. Também pode ser usado como gancho para tratar sobre a importância da leitura e do acesso à cultura e educação.