Alimentos funcionais Flashcards
Perguntas para prova
O que são alimentos funcionais?
Alimentos benéficos para uma ou mais funções-alvo no organismo, além de seus efeitos nutricionais adequados, de modo a ter relevância na melhora do estado de saúde e bem estar e/ou diminuição do risco de doença.
Podem ser utilizados como suplementos?
Devem permanecer como alimentos e seus efeitos devem ser demonstrados em quantidade que possam ser normalmente ingeridos em uma dieta; não são pílulas ou cápsulas, mas componentes normais de um padrão alimentar.
O que os alimentos funcionais contém?
Nutrientes e um ou mais compostos que exercem atividade metabólica ou fisiológica benéfica não nutricional.
Qual é a diferença entre alimento funcional e nutracêutico?
Funcional: In natura ou processado.
Nutracêuticos: Composto bioativo do alimento pode ser isolado ou purificado, e comercializado na forma de medicamento ou suplemento.
Ambos possuem ação benéfica comprovada além do efeito nutricional.
Como ocorre a avaliação da funcionalidade dos alimentos?
A alegação de propriedade funcional deve ser cientificamente fundamentada no conhecimento acumulado a respeito da composição e estabilidade do CBA e de seu efeito no organismo humano.
Orientação detalhada sobre a comprovação científica das alegações de propriedades funcionais dos alimentos: “Processo para avaliação da Base Científica para Alegações Relacionadas a Alimentos” (PASSCLAIM - Process for the Assessment pf Scientific Support for Claims on Foods”)
O que é a rotulagem nutricional?
Estratégia de marketing + Educação Nutricional. Informações precisas, padronizada, compreensíveis e confiáveis. Escolhas alimentares mais saudáveis, promoção de saúde e menor risco de doenças relacionadas á alimentação e nutrição.
Explique sobre a legislação brasileira para esses alimentos:
Evidências científicas -> Regulamentação.
“Não se pode apresentar no rótulo atributos de efeito ou propriedades que não possam ser demonstrados”.
“É proibida a indicação de que o alimento possui propriedades medicinais ou terapêuticas”.
O alimento deve ser seguro para a saúde e pode ser consumido sem supervisão médica.
Alegação de propriedade funcional “É aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano”.
Não pode: Alegações de saúde que façam referência á cura ou prevenção de doenças.
Ressaltando que estes alimentos devem ser considerados parte de uma alimentação equilibrada e não isolada.
Fale sobre a lista de alegações de propriedades funcional:
O uso das alegações na rotulagem de qualquer alimentos só será permitido após aprovação da ANVISA.
As mensagens das alegações foram padronizadas, condicionando o benefício alegado pelo consumo do alimento à adoção de uma dieta equilibrada de hábitos de vida saudáveis.
Para que o consumidor compreenda que a alimentação como media de promoção da saúde não pode ser dissociada da adoção de hábito de vida saudáveis.
“As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
“As fibras alimentares auxiliam no funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
-Fibras alimentares, dextrina resistente, goma guar parcialmente hidrolisada, lactulose e polidextrose.
>2,5g fibra por porção do alimento
*3g se for a lactulose.
“Os frutoologossacarídeos - FOS (prebiótico contribuem para o equilíbrio da flora intestinal./ A inulina (prebiótico) contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
> Fibras alimentares (prebióticos) frutooligosacarídeos
inulina
Probióticos possibilidade
2,5g fibra por porção de alimento
Recomendação de consumo diário - 5g
“Este alimento contém beta glucana (fibra alimentar) que pode auxiliar na redução do colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
> Esta alegação pode ser aprovada para aveia em flocos, farelo e farinha de aveia.
A utilização da alegação em outros produtos/alimentos está condicionada à comprovação científica da eficácia.
Na tabela de informação nutricional deve ser declarada a quantidade de beta glucana abaixo de fibras alimentares.
Deve constar a seguinte frase de advertência em destaque e negrito nos rótulos dos produtos: “Pessoal com nível elevado de colesterol devem procurar orientação médica”.
“A quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
> 3g de quitosana por porção
Na tabela de informação nutricional: Declarada a quantidade da fibra específica (g), abaixo de fibras alimentares.
No rótulo deve constar a frase de advertência em destaque e negrito: “Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto”.
“O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
A alegação padronizada está autorizada para uso em suplementos contendo óleos de peixes, óleo de krill ou óleo da microalga schizochhytriumsp. Fontes de EPA e DHA já aprovados pela ANVISA quanto à segurança de uso e eficácia dos efeitos.
A tabela de informação nutricional: gorduras totais, saturadas, trans, monoinsaturadas - o conteúdo de EPA, DHA e colesterol.
“Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
> 0,8g de fitoesteróis livres por porção.
Recomendações de 1 a 3 porçoes/dia: 1 a 3g de fitoesteróis por dia.
Os fitoesteróis referem-se tanto aos esteróis e estanóis livres quanto aos esterificados.
No rótulo deve constar as seguintes frases de advertência em destaque e em negrito: “Pessoas com níveis elevados de colesterol devem procurar orientação médica”. “Os fitoesteróis não fornecem benefícios adicionais quando consumidos acima de 4g/dia”. “O produto não é adequado para crianças abaixo de cinco anos, gestantes e lactentes”.
“O consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
Para uso dessa alegação o produto deve atender, no mínimo, aos requisitos estabelecidos para o atributo “fonte” definidos na Resolução Sobre Informação Nutricional Complementar (INC)
O psillium/psiyllium (fibra alimentar) auxilia na redução da absorção de gordura. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”
> 3g de psillium por porção.
“Manitol / Xilitol / Sorbitol não produz ácidos que danificam os dentes. O consumo do produto não substitui hábitos adequados d higiene bucal e de alimentação”
Alegação aprovada somente para gomas de mascar sem açúcar.
Quem tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres?
Os carotenóides
-Licopeno, lutepina e zeaxantina.