Algoritmos e Programação Flashcards
O que são algoritmos?
Algoritmo é uma sequência finita de passos que podem levar à criação e execução de determinada tarefa com a intenção de resolver um problema.
Etapas do algoritmo:
ENTRADA: dados de entrada do algoritmo. No caso do algoritmo para cozimento do arroz, seriam os insumos (ingredientes) necessários para o preparo do arroz.
PROCESSAMENTO: são os procedimentos necessários para chegar ao resultado final (o cozimento do arroz).
SAÍDA: resultado ao qual o algoritmo quer chegar após o processamento dos dados de entrada (arroz pronto para ser servido).
Variáveis:
Asvariáveis, como o próprio nome sugere, consistem em algo que pode sofrer variações. Elas estão relacionadas à identificação de uma informação, por exemplo, o nome de um aluno, suas notas bimestrais, entre outras.
“Uma variável é uma posição na memória onde um valor pode ser armazenado para ser utilizado por um programa”.
Atribuição
Aatribuição, representada em pseudocódigo por meio do símbolo←, tem a função de indicar valores para as variáveis, ou seja, atribuir informação para variável.
O que é linguagem de programação?
Linguagem de programação é a comunicação de ideias entre o computador e as pessoas.
4 paradigmas da programação:
Programação imperativa, programação orientada a objeto, programação funcional, programação lógica.
Programação Orientada a Objeto:
Programação orientada a objeto: também conhecida na computação como POO, como o próprio nome sugere, é considerada uma coleção de objetos que se inter-relacionam. São exemplos de LP relacionados à POO: Smalltalk, C++, Java e C#.
Programação Imperativa:
Programação imperativa: considerado o paradigma mais antigo, pode armazenar o programa e suas variáveis juntamente, assim como a abstração procedural, as atribuições, as sequências, os laços, os comandos condicionais. Exemplo de linguagens de programação (LP) que utilizam programação imperativa: COBOL, Fortran, C, Ada e Perl.
Programação Funcional:
Programação funcional: caracterizada por apresentar atuação matemática, cada uma com um espaço de entrada (domínio) e resultado (faixa). Exemplos de LP desse paradigma: Lisp, Scheme e Haskell.
Programação Lógica
Programação lógica: considerada uma programação declarativa, na qual um programa pode modelar uma situação-problema declarando qual resultado o programa deve obter em vez de como ele deve ser obtido. Podemos citar como exemplo de LP lógica o Prolog.
Tipos primitivos:
Numérico inteiro, numérico de ponto flutuante, caractere e booleano.
Numérico inteiro:
Numérico inteiro: são valores inteiros que podem ser positivos, negativos ou zero. Alguns exemplos são as variáveis que armazenam idade, quantidade de produtos e [código de identificação].
Numérico de ponto flutuante:
Numérico de ponto flutuante: esse tipo armazena valores pertencentes ao conjunto dos números reais, ou seja, valores com casas decimais. Como exemplo, temos as variáveis que armazenam peso, altura e dinheiro, entre outras.
Caractere (tipo primitivo):
Caractere: é o tipo usado para armazenar um caractere alfanumérico (letra, número, símbolo especial e outros). Como exemplo de uso, podemos citar o armazenamento do gênero de uma pessoa; caso seja feminino, armazena F, caso masculino, armazena M.
Booleano
Booleano: variáveis desse tipo só podem armazenar um dos dois valores: verdadeiro ou falso. Geralmente são usados para validações, por exemplo, para verificar se o usuário digitou um certo valor ou se ele selecionou uma determinada opção em uma lista, entre outros.