Aleitamento materno Flashcards
ANATOMOFISIOLOGIA DO SEIO (localização, tecido, constituição, onde desembocam os ductos lactíferos, quantidade de lobos e glândulas mamárias, local de lactogênese)
Anterior à musculatura peitoral, no tecido subcutâneo; Constituído por tecido glandular, fibro-adiposo, vasos, nervos e pele; Os ductos lactíferos desembocam na aréola, que serve de base para o mamilo; A parte interna da mama é dividida em 15 lobos por tecido fibroso e cada um tem uma glândula mamária (secretora/excretora); A lactogênese ocorre nos alvéolos mamários.
No (a) _ estão os tubérculos de Montgomery, que secretam _. Os ductos lactíferos são envolvidos em _ que ao se contrair promovem a _. Próximo ao mamilo cada ducto tem uma pequena dilatação, o _.
Aréola, substância oleosa e com característica antisséptica, células mioepiteliais, descida do leite, seio lactífero.
Os alvéolos mamários são compostos por 2 tipos de células. Quais? Funções?
Células secretórias (onde ocorre a lactogênese) e mioepiteliais (que promovem a expulsão do leite).
Quais são as diferenças entre as alterações que acontecem nas mamas durante a puberdade e durante a gestação?
Puberdade: mais tecido adiposo e ductos lactíferos. Gestação: ação hormonal, proliferação dos elementos secretores.
Quais hormônios estão envolvidos na amamentação e como eles agem?
1) Estrogênio (proliferação de ductos lactíferos, hiperplasia da mama e produção de prolactina); 2) Progesterona (hiperplasia da mama e aumento dos alvéolos); 3) Prolactina (lactogênese, hipertrofia da mama); 4) Ocitocina (contração das células mioepiteliais dos alvéolos e ductos, contração uterina).
O pico da prolactina se dá no _ trimestre e no início do _. Durante a gestação, a prolactina é inibida pela _. Esse inibição cessa com a _, porém, caso não houver sucção, há queda dos seus níveis. Além da prolactina, a _ também é liberada na amamentação.
3º, puerpério, progesterona, saída da placenta no parto, ocitocina.
Caracterize a prega correta.
Barriga e tronco do bebê junto com barriga da mãe, boca aberta “boquinha de peixe”, lábios virados para fora, pegando também a aréola, o nariz não encosta no seio (bebê respira livremente), o queixo encontra na mamam bochecha enche quando suga o leite.
Constatou-se aumento da prevalência de AME em menores de 4 meses no conjunto das capitais brasileiras e DF, de 35,5%, em 1999, para 51,2%, em 2008. A comparação entre as regiões apontou aumentos mais expressivos nas regiões _.
Sudeste, Norte e Centro-Oeste.
V ou F - Amamentação combate IRAS e diarreias.
V.
Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como chás, infusões e sucos de frutas, estamos diante de um aleitamento materno:
Predominante.
Quando a criança recebe, além de leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido, com objetivo de complementá-lo e não substituí-lo, estamos diante de um aleitamento materno:
Complementado.
Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite, estamos diante de um aleitamento materno:
Misto ou Parcial.
Quais as necessidades diárias de água e comida para o bebê?
100 a 120 kcal/kg/dia e mL/kg/dia.
V ou F - o leite materno tem maior quantidade de proteína que o leite de vaca (incluindo a caseína), porém, a quantidade de proteína no soro é superior no leite de vaca.
Falso. O leite materno tem 1,5% de proteína, enquanto o leite de vaca tem em excesso. Esse possui 40% de caseína e 60% de proteínas no soro, enquanto aquele possui 82% de caseína e 18% de proteínas no soro.
Quais nutrientes são insuficientes ou ausentes no leite de vaca ou fórmulas, mas suficientes no leite materno?
Ácido graxo insaturado e linoleico, carboidrato, colesterol, vitaminas A e E, lipase (AUSENTE), fatores de crescimento (AUSENTE), fatores de proteção (INATIVOS).
V ou F - O leite materno e o leite de vaca possuem baixas quantidades de ferro (_), porém, a biodisponibilidade do primeiros é maior, fazendo com que o ferro seja melhor absorvido.
V. 0,5.
Quais são os fatores de proteção presentes no leite materno? O que fazem?
IgA, IgG, leucócitos, lactoferrina (quela o Fe), lisozima (lisa a parede celular dos Gram+ e –) e fator bífido (fator de crescimento dos lactobacilos).
V ou F - A qualidade e quantidade do Leite Materno não varia com alimentação materna.
F. Mães com desnutrição grave podem ter a produção de leite reduzida; o consumo de vitaminas lipossolúveis alteram o leite materno.
De acordo com o tempo após o parto, o leite
materno tem sua composição alterada. Cite as fases do leite na 1ª, 2ª e 3ª semana de gestação.
1ª: colostro, 2ª: fase de transição, 3ª em diante: leite maduro (3 fases): leite anterior (solução), aguado, rico em proteínas do soro (lactoalbuminas) e lactose; leite do meio (suspensão) rico em caseína; leite posterior (emulsão) rico em gorduras.
Quais são as características do colostro (0-7 dias)? (cor, textura, quantidade, rico em, importante pois).
Amarelado, grosso, pouco, VIPE (vit. lipossolúveis, imunoglobulinas, proteínas, eletrólitos), protege contra infecções precoces, auxilia na maturação intestinal e na eliminação do mecônio.
Como é o leite da mãe do RNPT no 1º mês pós-parto? Quais nutrientes são insuficientes nesse leite que são essenciais para para o crescimento acelerado dos RN de baixo peso?
Proteína, Gordura (ácidos graxos essenciais e colesterol), Taurina e Cisteína (AA essenciais para o RNPT), Vitamina A e E. Pobre em vitamina C, lactose, cálcio e fósforo. Os 2 últimos são essenciais para o crescimento no RN de baixo peso :(
Quantas vezes o bebê deve ser amamentado em 1 dia?
De 8 a 12 vezes com intervalo de 2 a 4h.
Quais são os benefícios da amamentação para a mãe?
Diminui sangramento puerperal, diminui peso, aumenta tempo de amenorreia (ação anovulatória da prolactina), diminui risco de CA mama/ovário, de DM 2 e de osteoporose na menopausa.
Quais as causas e soluções para mamilos: 1) sensíveis/irritados; 2) fissuras/bolhas; 3) ingurgitados; 4) ductos obstruídos; 5) mastite/abcesso?
1) 1ª mamadas, hormônios. Linolina purificada ou leite sobre o mamilo; 2) Defeito técnico ou infecção mamilar. Corrigir problema, suspender temporariamente a sucção (se gave), manter ordenha; 3) 3º/5º dia, pouco estímulo. > estímulo, compressa quente/fria, analgésico, AINE. 4) Roupa apertada, atrasou amamentação. Ordenhar, calor úmido e massagem mamária, bebê na mamada com o queixo em direção à área afetada; 5) Sinais sistêmicos. Repouso, mas continuar amamentando, ATB 10-14 dias, analgésico, cirurgia se abcesso.
Quais são as contraindicações maternas ao aleitamento materno?
Infecções - HIV, Herpes ativa na mama, HTLV1 e 2 e Varicela 5 dias antes ou 2 dias depois do parto.
Medicamentos - antineoplásicos, imunossupressores, substâncias radioativas, anticoncepcionais, derivados da ergotamina, amiodarona, fenindiona, sais de ouro e hormônios androgênicos.
Situações mais graves - psicose grave, ICC grave, endocardite e eclâmpsia.
Quais são as contraindicações fetais ao aleitamento materno?
Galactosemia do RN;
Atresia de esôfago;
Fenilcetonúria se fenilalanina > 17 mg/dL (suspender por 5 dias).
Em momentos de interrupção temporária da amamentação, o que fazer para evitar excesso de leite nas mamas?
Comprimir as mamas com faixas e aplicar compressas de gelo.
Defina Galactosemia e Fenilcetonúria.
Galactosemia - o bebê recebe a lactose do leite, que é hidrolisada em galactose, porém, esta não é metabolizada em glicose.
Fenilcetonúria - defeito na enzima Fenilalaninahidroxilase, levando ao acúmulo do AA Fenilalanina, que pode lesar o SNC e causar retardo mental progressivo.
Mãe infectada com TB ou HAN pode amamentar?
TB - se bacilífera sem tto, amamentar de máscara nas primeiras 3 semanas de tratamento. Mesmo assim, a criança recebe isoniazida e, após 3 meses, faz o PPD. Se -, BCG, Se +, tto.
HAN - Pode amamentar se mais de 3 meses de tto e não Virchowiana.
V ou F - Acerca da contaminação por hepatites, o maior risco é durante o parto, logo, o RN deve ser vacinado e receber a imunoglobulina. VHC - mãe decide se vacinar ou não.
V
V ou F - O risco de contaminação pelo CMV é mais alto em prematuros (<34s). Esses devem consumir LM pasteurizado.
F. 32s.
Usuárias de drogas podem amamentar?
Cada tipo requer suspensão por um período de tempo, que varia de 1 a 2 dias até 1 a 2 semanas no caso de fenciclidina.
COMO IDENTIFICAR SUCESSO DO AME?
Parou de perder peso. Perdeu < 8/10% do peso ao nascer Retornou ao peso ao nascer (12/14º dia) 15g/dia no 1º mês. Fezes amarelas e liquidas (3x/dia) Pelo menos 6 fraldas molhadas / dia.