Aleitamento materno Flashcards
ANATOMOFISIOLOGIA DO SEIO (localização, tecido, constituição, onde desembocam os ductos lactíferos, quantidade de lobos e glândulas mamárias, local de lactogênese)
Anterior à musculatura peitoral, no tecido subcutâneo; Constituído por tecido glandular, fibro-adiposo, vasos, nervos e pele; Os ductos lactíferos desembocam na aréola, que serve de base para o mamilo; A parte interna da mama é dividida em 15 lobos por tecido fibroso e cada um tem uma glândula mamária (secretora/excretora); A lactogênese ocorre nos alvéolos mamários.
No (a) _ estão os tubérculos de Montgomery, que secretam _. Os ductos lactíferos são envolvidos em _ que ao se contrair promovem a _. Próximo ao mamilo cada ducto tem uma pequena dilatação, o _.
Aréola, substância oleosa e com característica antisséptica, células mioepiteliais, descida do leite, seio lactífero.
Os alvéolos mamários são compostos por 2 tipos de células. Quais? Funções?
Células secretórias (onde ocorre a lactogênese) e mioepiteliais (que promovem a expulsão do leite).
Quais são as diferenças entre as alterações que acontecem nas mamas durante a puberdade e durante a gestação?
Puberdade: mais tecido adiposo e ductos lactíferos. Gestação: ação hormonal, proliferação dos elementos secretores.
Quais hormônios estão envolvidos na amamentação e como eles agem?
1) Estrogênio (proliferação de ductos lactíferos, hiperplasia da mama e produção de prolactina); 2) Progesterona (hiperplasia da mama e aumento dos alvéolos); 3) Prolactina (lactogênese, hipertrofia da mama); 4) Ocitocina (contração das células mioepiteliais dos alvéolos e ductos, contração uterina).
O pico da prolactina se dá no _ trimestre e no início do _. Durante a gestação, a prolactina é inibida pela _. Esse inibição cessa com a _, porém, caso não houver sucção, há queda dos seus níveis. Além da prolactina, a _ também é liberada na amamentação.
3º, puerpério, progesterona, saída da placenta no parto, ocitocina.
Caracterize a prega correta.
Barriga e tronco do bebê junto com barriga da mãe, boca aberta “boquinha de peixe”, lábios virados para fora, pegando também a aréola, o nariz não encosta no seio (bebê respira livremente), o queixo encontra na mamam bochecha enche quando suga o leite.
Constatou-se aumento da prevalência de AME em menores de 4 meses no conjunto das capitais brasileiras e DF, de 35,5%, em 1999, para 51,2%, em 2008. A comparação entre as regiões apontou aumentos mais expressivos nas regiões _.
Sudeste, Norte e Centro-Oeste.
V ou F - Amamentação combate IRAS e diarreias.
V.
Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, como chás, infusões e sucos de frutas, estamos diante de um aleitamento materno:
Predominante.
Quando a criança recebe, além de leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido, com objetivo de complementá-lo e não substituí-lo, estamos diante de um aleitamento materno:
Complementado.
Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite, estamos diante de um aleitamento materno:
Misto ou Parcial.
Quais as necessidades diárias de água e comida para o bebê?
100 a 120 kcal/kg/dia e mL/kg/dia.
V ou F - o leite materno tem maior quantidade de proteína que o leite de vaca (incluindo a caseína), porém, a quantidade de proteína no soro é superior no leite de vaca.
Falso. O leite materno tem 1,5% de proteína, enquanto o leite de vaca tem em excesso. Esse possui 40% de caseína e 60% de proteínas no soro, enquanto aquele possui 82% de caseína e 18% de proteínas no soro.
Quais nutrientes são insuficientes ou ausentes no leite de vaca ou fórmulas, mas suficientes no leite materno?
Ácido graxo insaturado e linoleico, carboidrato, colesterol, vitaminas A e E, lipase (AUSENTE), fatores de crescimento (AUSENTE), fatores de proteção (INATIVOS).