Agricultura Flashcards
Violência no campo tem aumentado no Brasil nos últimos anos (2015-2017). Isso ocorre pelo fato da luta dos grileiros x posseiros no norte.
A disputa pela terra envolvendo grileiros contra posseiros em áreas de expansão de monocultivos e de projetos de exploração mineral e madeireira tem gerado violência; região Norte
Verdadeiro.
Nos últimos anos, observa-se um crescimento dos assassinatos de posseiros, indígenas, ambientalistas e integrantes de movimentos sociais por reforma agrária como o MST a mando de latifundiários e grileiros. A concentração de conflitos ocorre na região Norte e estados limítrofes integrantes da Amazônia Legal, principalmente na faixa do Arco de Desflorestamento, área com expansão da fronteira da agropecuária (soja e pecuária bovina de corte), exploração de madeira e mineração. Entre as regiões mais violentas destacam-se o Bico do Papagaio (sul do Pará, norte de Tocantins e oeste do Maranhão), a Terra do Meio (porção central do Pará), norte de Mato Grosso e Rondônia.
A maior parte dos latifúndios está situada em áreas de expansão das fronteiras agrícolas, pecuárias e de
exploração mineral.
Verdadeiro.
Rotação de culturas, técnica que alterna as culturas a cada novo plantio evitando a exaustão do solo.
Demais técnicas.
O afolhamento intercala períodos de cultivo com repouso do solo;
Permacultura é uma visão holística que associa ambientes sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis integrando plantas, animais, construções e pessoas em um ambiente produtivo;
Plantio direto é uma técnica onde o cultivo é feito sobre a palha e demais restos da cultura anterior; Terraceamento é a formação de terraços em áreas íngremes reduzindo a erosão hídrica.
A Lei de Terras, aprovada no Brasil em 1850, determinava que as terras que não pudessem ser legalizadas mediante compra e registro deveriam ser devolvidas ao Estado brasileiro. Como a legalização era um processo caro, a referida Lei contribuiu para aumentar a concentração de terras nas mãos da elite brasileira.
Verdadeiro.
A Lei de Terras surgiu como uma forma de impedir o acesso dos escravos libertos e dos imigrantes à terra, concentrado a propriedade nas mãos da elite e garantindo a mão de obra do imigrante para as fazendas de café.
No Brasil, predominam minifúndios quanto ao número de estabelecimentos. Os latifúndios predominam em área ocupada.
Verdadeiro.
A concentração de assentamentos no Nordeste associa-se às políticas de fixação de população ribeirinha tradicional.
Verdadeiro.
Inclusive, a concessão de direitos às Comunidades Quilombolas, prevista na Constituição de 1988, contribuiu para o incremento de assetamento rurais no Brasil.